CONHEÇA NOSSAS POTENCIALIDADES E CULTURA. Lavras do Sul foi emancipada de Caçapava do Sul em 9 de maio de 1882. O atual território do município surgiu pela formação das Missões Jesuíticas, com a presença dos índios Guenoas, e também pela mineração do ouro. O núcleo populacional surgiu em 1825, mas antes desta data, já havia a circulação de europeus e bandeirantes, atrás de notícias da existência do ouro na região. A cidade surgiu a partir de um núcleo populacional centralizado na Igreja Matriz de Santo Antônio. No auge da mineração e do funcionamento de uma unidade da Brigada Militar. Lavras do Sul chegou, entre 1930 e 1960, mais de 13 mil habitantes. Atualmente, segundo o Censo Demográfico 2022 do IBGE, são 7.157 habitantes. Povos das mais diversas etnias compõem a população lavrense. O Município de Lavras do Sul se divide em dois distritos: Sede e Ibaré. Localizada no Sudoeste do Rio Grande do Sul, entre Bagé e Caçapava do Sul, Lavras do Sul tem 2.600 km² de área, altitude média de 300 m e tem um vasto complexo de campos nativos, ambiente com diversas e belas paisagens. A Sede é banhada pelo Arroio Camaquã das Lavras. O clima é frio e úmido de maio a setembro. Lavras do Sul está distante de Porto Alegre a 320 km. A ERS-357 é a principal ligação rodoviária de Lavras do Sul com o RS. A ligação com Bagé merece atenção, pois ainda não foi asfaltada. Nos últimos anos, as novas tecnologias são instaladas no município. A base da economia lavrense é o Agronegócio, mas o comércio, serviços e turismo crescem cada vez mais. Há a possibilidade de instalação novos empreendimentos, relacionados à mineração e à energia eólica, podendo gerar divisas a Lavras do Sul. A Praia do Paredão, a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Turismo na Zona Rural e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes são algumas das mais importantes atrações turísticas da cidade. O Carnaval, as Semanas Farroupilhas de Lavras do Sul e Ibaré, a ExpoLavras, o OuroDança, a FELAIC e o Torneio Interblocos são os principais eventos realizados ao longo do ano. Pode-se dizer que Lavras do Sul é uma "grande família", com uma cultura peculiar e povo pacífico, que acolhe seus visitantes. Há uma forte cultura tradicionalista e carnavalesca em Lavras do Sul. O Carnaval Lavrense é considerado o melhor da região.


Vista parcial de Lavras do Sul - 2018
LAVRAS DO SUL NO MUNDO


Um dos grandes expoentes do município, Paulo José Gomez de Souza (20/03/1937 – 11/08/2021) foium consagrado ator, diretor e cineasta, nascido em Lavras do Sul. Com passagens por Bagé e Porto Alegre, foi para o Rio de Janeiro, onde passou grande parte de sua vida artística. Com presença em mais de 80 trabalhos (entre novelas e filmes), fez diversos papeis memoráveis, como no seriado Shazam e Sherife, nos anos 1970, e na novela Por Amor, interpretando Orestes, em 1997/1998. Um de suas últimas participações foi no filme “O Palhaço”, de 2011, onde inclusive o ator citou o nome sua terra natal em uma cena.

O canal por assinatura GNT gravou, no início dos anos 2000, uma matéria sobre a carne de ovelha, típica da culinária lavrense, em uma fazendo do interior do município. O programa foi comandado pelo chef francês, naturalizado brasileiro, Olivier Anquier, e apresentou uma entrevista coma sra. Mariluce Chagas,que explicou alguns detalhes sobre os costumes do município e o preparo da carne de ovelha. Também sobre a temática da carne de ovelha, a Band RS gravou, dentro da primeira edição da Ovinofest, em 2013, o programa “Um Gordo na Cozinha”, apresentado pelo Chef José Luiz, que mostrou imagens da cidade e de atividades do evento.

O Jornal do Almoço de 20 de setembro de 2006 foi apresentado da Praia do Paredão, por Tulio Milman e Cristina Vieira, e transmitido para todo o Rio Grande do Sul pela RBS TV, dentro das comemorações do 20 de setembro.

Também a RBS TV produziu um especial da série Histórias Extraordinárias, no ano de 2008, O Holandês Misterioso, que contava a saga de Mr. Bosch, professor holandês que esteve em Lavras do Sul nos anos 1950, cuja sua história é cercada de mistérios. Hugo Chiappetta (Mr. Bosch) e Manuela Costa Teixeira (aluna de inglês do Mr. Bosch) foram os protagonistas do especial.

Jornais de grande circulação estadual, como Correio do Povo, Zero Hora, Diário de Santa Maria e Jornal do Comércio frequentemente divulgam notícias relativas a Lavras do Sul. Além dos periódicos diários, podemos encontrar informações sobre o Município em vários blogs e sites da região e nas mais diversas fontes informativas e de pesquisa, como livros didáticos, anuários estatísticos, sites estatísticos e governamentais, enciclopédias, dicionários, atlas, revistas científicas, atlas multimídia, softwares de imagens de satélite e de informações geográficas, blogs, fotologs, sites de vídeos (Youtube), etc.

Várias cidades brasileiras tem uma rua em homenagem a Lavras do Sul (como São Paulo, Canoas, Fortaleza/CE, Pelotas, Rio Grande, Novo Hamburgo, Gramado, Recife/PE, Santa Maria e Porto Alegre).