UNIVERSO PECUÁRIA: Cotrisul é correalizadora do evento

Cooperativa tem matriz em Caçapava do Sul e unidades em Cachoeira do Sul, Santana da Boa Vista, Lavras do Sul e Piratini

UNIVERSO PECUÁRIA: Cotrisul é correalizadora do evento
Imagem de Internet

A Cooperativa Tritícola Caçapavana Ltda (Cotrisul) foi fundada em 1960, em Caçapava do Sul, (RS) com o objetivo de promover a união dos produtores em torno de uma entidade que os representasse à altura, defendendo seus interesses e, ao mesmo tempo, fazendo a comercialização do trigo. Por medida governamental da época, o cereal somente poderia ser adquirido por meio do governo, de associados organizados em cooperativas.

A Cotrisul, que tem sua matriz, supermercado e fábrica de ração para bovinos de corte em Caçapava do Sul, possui outras unidades nos municípios de Cachoeira do Sul, Santana da Boa Vista, Lavras do Sul e Piratini. A cooperativa tem entre suas atividades o recebimento e a comercialização de grãos – soja, arroz, trigo e principalmente milho –, além da assistência técnica agrícola aos cerca de 1,7 mil associados. “A cooperativa conta com uma equipe de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas que está em constante aperfeiçoamento e atualização para oferecer aos associados o melhor atendimento, diretamente nas propriedades rurais de 13 municípios”, destaca o presidente da Cotrisul, Gilberto Dickel da Fontoura.

A cooperativa também faz a venda de insumos, o beneficiamento de sementes e de arroz, sendo que tem capacidade de produzir 100 mil fardos por mês, primando pela qualidade do produto final. Em 2021, que teve uma safra considerada normal, a Cotrisul movimentou aproximadamente 600 mil toneladas de grãos e o faturamento foi de R$ 1,3 bilhão”, aponta Fontoura.

Junto com o Sebrae-RS, a Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural de Lavras do Sul, Senar-RS e Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), a Cotrisul é uma das correalizadora do Universo Pecuária– Futuro, Negócio e Sustentabilidade. O evento, que ocorrerá de 1° a 6 de novembro, no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, do Sindicato Rural de Lavras do Sul, será uma feira de negócios e eventos tecnológicos, econômicos, ambientais e culturais. “Estamos muito otimistas por sermos parceiros do Sebrae-RS, da prefeitura e do Sindicato Rural de Lavras do Sul. E também porque o Universo Pecuária abordará, sob a ótica da sustentabilidade, uma das principais atividades de Lavras do Sul e da região, que são a pecuária e agric ultura”, completa o dirigente.

TEXTO: Gustavo Paes.