SAÚDE: Farmacêutica introduz projeto de tratamento humanizado na Farmácia Municipal de Lavras do Sul

SAÚDE: Farmacêutica introduz projeto de tratamento humanizado na Farmácia Municipal de Lavras do Sul
FOTO: Divulgação / Expresso Pampa

Matéria produzida pelo site Expresso Pampa, com adaptações.

A Farmácia Básica Municipal de Lavras do Sul passa a contar com caixas personalizadas para medicamentos. Através da farmacêutica responsável, Renata Cardoso, há uma assistência farmacêutica aos pacientes, além da organização da medicação prescrita pelo médico. Renata fez, após assumir o cargo na Farmácia Básica Municipal, análises e conversas com pacientes, sobre dificuldades na organização dos seus medicamentos, principalmente pacientes idosos.

A humanização do tratamento com o paciente, de forma individual e entendimento do tratamento são os objetivos do trabalho desenvolvido por Renata.

O funcionamento funcionará da seguinte forma: agendamento com a farmacêutica; depois, o paciente leva a receita prescrita pelo médico baseada nos com seus medicamentos de uso continuo; na sequência, a farmacêutica organiza a medicação do paciente dele com o melhor horário de uso, explicando as finalidades do mesmo, e sua importância para a manutenção do tratamento. 

Chegando a esta etapa, vai ser disponibilizado uma caixa de organização desses medicamentos, produzia pela farmacêutica, uma ficha onde vai conter todos os medicamentos a serem utilizados e seus respectivos horários de utilização, podendo levar para o médico em uma próxima consulta. Em cada uma das caixas de medicamentos, serão colocados adesivos identificando o horário, sobretudo para as pessoas que tem dificuldades de leitura (exemplo, adesivo com uma imagem de sol, para uso pelo período da manhã), todos personalizados para identificar e facilitar um tratamento eficaz para o paciente. No atendimento seguinte, a farmacêutica e o paciente farão uma análise para saber dúvidas, mudanças de adesivo, instabilidades de bem estar e outras informações, com a intenção de motivá-lo a interromper o tratamento e orientação para uma alimentação saudável.

A Farmácia Básica Municipal se situa na esquina das ruas Dr. Pires Porto e Av. Cel. Galvão (ao lado da Rodoviária) e funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 14h.

FOTO: Divulgação / Expresso Pampa