Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

Previna-se contra o Coronavírus

Previna-se contra o Coronavírus
Fique em casa e saia apenas em casos de extrema necessidade, usando a máscara

Atrações

Visite nosso Município!

Informações turísticas e reservas de cabanas no Camping Municipal: (55) 3282 1239, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Cultura e Esporte (SECTICCE). De segunda a sexta, das 8h às 14h, na Rua Dr. Pires Porto, 365, centro.

Lavras do Sul apresenta um grande potencial turístico.

Principais atrações turísticas de Lavras do Sul

Igreja Matriz de Santo Antônio: o principal templo religioso da cidade é a igreja Matriz de Santo Antônio, que foi erguida em um importante ponto antigo de mineração do ouro. Foi construída em estilo gótico no final do século XVIII e passou por sua última reforma em 2012. Atualmente, apresenta tons em azul e amarelo. Localiza-se junto à praça Licínio Cardoso, na esquina das ruas Santo Antônio e Pires Porto. 

Gruta Nossa Senhora de Lourdes:: Procurada por religiosos, proporciona uma bela vista panorâmica, por estar situada num dos pontos mais altos da cidade

Casa de Cultura José Néri da Silveira:: A Casa de Cultura José Néri da Silveira teve sua inauguração em 14/09/1991. Localiza-se na Adão Teixeira da Silveira, 400, Centro, e sua construção é de 1910. Já foi sede da Prefeitura Municipal entre os anos 1960 e 1980 e abriga a Biblioteca Municipal Professora Anita Medeiros. Um grande acervo histórico do Município, com objetos e fotografias, é encontrado no local. 

Praça Dona Hermínia ("Santo Antônio"): O padroeiro de Lavras do Sul, Santo Antônio, é homenageado nesta praça com um monumento, Localiza-se a duas quadras da entrada do Camping Municipal e apresenta uma escadaria, revitalizada em 2013. É o ponto de chegada da Procissão anual do dia 13 de Junho. 

Praça Licínio Cardoso:: Ponto de encontro do povo lavrense, sobretudo nas noites de verão, finais de semana e feriados, onde pessoas de todas as idades se reúnem; Abriga, em seu entorno, o Clube Comercial, o Telúrica Bar e a Igreja Matriz de Santo Antônio, além de um relógio digital do Sicredi, junto à mesma, instalado em 2013. 

Praça das Bandeiras (“Praça de Baixo”): Apresenta um chafariz e um espaço (Rui Elem Teixeira), voltado para eventos e com quadra de futebol e playground. 

Clube Comercial:: Inaugurado em março de 1910, é o mais tradicional clube da cidade. Foi restaurado e voltou a funcionar em 2016.

Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo: Batizado em homenagem a um dos primeiros presidentes do Sindicato Rural de Lavras do Sul, é um grande complexo, composto por Pista de Remates, pista de rodeios, restaurante, pavilhões e outras estruturas. Sua Pista de Remates é considerada uma das melhores do Estado para a realização de remates e leilões e possui ambiente climatizado.

Praia do Paredão: As águas dividem, por cerca de 100 metros, a faixa de areia de um cerro de média elevação, que forma uma espécie de parede, daí o nome do balneário. Símbolo natural da cidade, atrai muitos turistas de diversas regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil, especialmente nos meses de verão. Possui muito verde, areia grossa e fofa, uma ilha de areia e um camping municipal com infraestrutura para o lazer. 

Vila do Ibaré: Localizada a 47 km de distância do centro de Lavras do Sul, através de estrada municipal de chão, o Segundo Distrito - ou Vila do Ibaré - é uma simpática localidade do interior lavrense. Na região, há a concentração de diversas fazendas, grande quantidade de gado bovino ovino e cavalos, diversos açudes e capões de mato e o relevo característico da região, com diversas rochas, morros arredondados, tabuleiros e planaltos um pouco elevados, mas com uma bela vista panorâmica. Um trecho de ferrovia corta a localidade, que dispõe de locais como uma indústria de minerais, escola e centro comunitário. 

Arquitetura: Com estilo português e barroco, os prédios de Lavras do Sul nos fazem ter um belo passeio histórico. 

Principais eventos ao longo do ano: Carnaval, Torneio InterBlocos, ExpoLavras, Semana Farroupilha, Desfile Cívico de 7 de Setembro, Ovinofest, OuroDança.





AddToAny