Links informativos

Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

SAÚDE

Saúde

A cidade dispõe de um hospital (Fundação Hospitalar Dr. Honor Teixeira da Costa) e alguns postos de saúde (um central na Rua Dr. Pires Porto, um na Vila da Olaria e um no Ibaré). O hospital tem uma estrutura básica para atendimento, mas recebeu melhorias nos últimos anos, como pintura, reformas e aquisição de equipamentos. Há o trabalho comunitário por parte de agentes de saúde, que realizam assistência a gestantes, vacinação, nutrição das crianças e saúde preventiva. Desde 2011, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atua na cidade.

Apesar das limitações do sistema de saúde, o fato da cidade ser tranquila, a população alimentar-se bem e não sofrer problemas de estresse faz do lavrense um indivíduo saudável. Lavras é uma cidade onde há uma grande quantidade de idosos: muitos chegam facilmente aos 75 anos de idade.

Em 2016, a Prefeitura de Lavras do Sul adquiriu uma UTI Móvel, apresentada no dia 23 de setembro.

Mortalidade infantil no final do século XX (por mil nascidos vivos):

  • 1989: 26,94

  • 1990: 26,08

  • 1994: 23,64

  • 1998: 22,32


Em 2007, o coeficiente de Mortalidade Infantil era de 10,31 por mil nascidos vivos.

Acidentes com animais peçonhentos.

Por ser um município com muita vegetação e grande distribuição de mato ao longo de seu território, inclusive na zona urbana, é necessário um cuidado redobrado com animais peçonhentos, como os ofídios (cobras). Segundo a monografia de especialização de Míriam Gomes Lopes, elaborada para a pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2013 (confira aqui), foram registrados no município 130 acidentes envolvendo animais ofídios entre 2000 e 2012, uma média de 8 a 10 acidentes anualmente. Para tratar, nestes casos, manter a calma e o corpo imobilizado, aplicar ataduras no local afetado e procurar ajuda médica rapidamente.

Combate contra a dengue

Embora o Município não tenha casos oficiais da doença, é sempre bom prevenir, evitando o acúmulo de água parada, colocando terra nos vasos, mantendo limpas piscinas e tampadas as caixas d'agua, mantendo o ambiente limpo, com pneus descartados e garrafas com tampa para baixo, entre outras medidas. Em 2017, houve a ocorrência de uma suspeita do mosquito na zona do Posto Cantarelli, centro da cidade, porém o foco não representava perigo pois não tinha a larva do mosquito. Segundo Elbio Freitas, fiscal da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada uma varredura nas casas vizinhas e em outros pontos da cidade, e felizmente não houve indícios do mosquito aedes aegypti. Ainda assim, a fiscalização segue forte no município e toda a comunidade deve fazer a sua parte para evitar a dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

No Facebook

Postagens mais visitadas