Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

EQUIPAMENTOS DE LAZER

Equipamentos de lazer

Descrição dos equipamentos de lazer e cultura de Lavras do Sul

  • Igreja Matriz de Santo Antônio.



  • Gruta Nossa Senhora de Lourdes (procurada por religiosos, proporciona uma bela vista panorâmica, por estar num dos pontos mais altos da cidade).

  • Casa de Cultura José Néri da Silveira (que abriga um museu e uma biblioteca contando a história de Lavras do Sul).

  • Praça Licínio Cardoso: ponto de encontro do povo lavrense, sobretudo nas noites de verão, finais de semana e feriados, onde pessoas de todas as idades se reúnem; localizam-se nela o Telúrica Bar e o tradicional Clube Comercial (que está defronte a praça). No local, são realizadas diversas festas, shows e eventos o ano todo, além, é claro, do Carnaval.

  • Hotéis-fazenda: localizados no interior do município, são ideais para os amantes do ecoturismo e do turismo rural.

  • Monumento a Santo Antônio: estrutura com uma imagem de Santo Antônio, padroeiro da cidade. À sua volta, há uma praça redonda com uma escadaria. Foi inaugurado em 1992 e fica próximo ao Balneário do Paredão.

  • Balneário da Praia do Paredão: inaugurado na década de 1980, conta com uma estrutura básica para camping, cabanas, dois bares, canchas de areia para esportes e playground. As águas dividem, por cerca de 100 metros, a faixa de areia de um cerro de média elevação, que forma uma espécie de parede, daí o nome do balneário. Apresenta, ainda, um banco de areia, que pode ser considerado como ilha. Recebe grande movimento de pessoas, sobretudo no verão e no Carnaval.

  • Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo - Sindicato Rural (onde ocorre a Expolavras).

  • Módulo Esportivo Dr. Saraiva (com pista de atletismo de chão batido, onde pessoas fazem caminhadas aos finais de tarde).

  • Ginásio Municipal de Esportes Fernando Pellizzer Teixeira (onde ocorrem diversos eventos, além de algumas aulas de Educação Física de algumas escolas.

  • Ginásio da Escola Licínio Cardoso.

  • Ginásio Poliesportivo da Olaria.

  • Centro Comunitário do Ibaré.

  • Salões Comunitários dos Bairros Cohab (Zeferino Teixeira) e Poty Medeiros.

  • Capelas São Francisco, São José e Salão Paroquial.

  • Praça das Bandeiras (onde ocorre a Semana Farroupilha, denominada também de "Praça de Baixo").

  • Estádio Municipal Adão Teixeira da Silveira.

  • Estádio de Futebol Sete Ten. João João Francisco da Cunha Franco.

  • Parque para rodeios - Associação Tradicionalista José Benito Chiappetta (na saída para Bagé).

  • Casas noturnas e bares (principais: Telúrica Bar, Casa de Shows Bateia, TC Imperial, ABAMF Cabos e Soldados).

  • Clube Comercial.

  • Hípica Municipal (na entrada da cidade).

  • Associações e locais para festas (entre elas a ABAMF Cabos e Soldados, Clube dos Subtenentes, Associação dos Servidores Municipais, Dona Santa, Dona Morena Eventos, Café Preto Eventos).

  • Praça das Bandeiras

  • Pracinhas nos bairros Poty Medeiros e Promorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas