Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

A imagem do dia (15/07/19)

A imagem do dia (15/07/19)
Serra do Ibaré (2008) - CRÉDITO: Murilo de Carvalho Góes

EDUCAÇÃO

Educação

Lavras do Sul possui 11 escolas de Ensino Fundamental, 6 Pré-Escolas e uma de Ensino Médio, segundo dados do Censo Educacional de 2012. Com relação ao número de professores, são 18 nas pré-escolas, 87 no Ensino Fundamental e 12 no Ensino Médio. E com relação às matrículas, são 1.148 no Ensino Fundamental, 132 na Pré-Escola e 280 no Ensino Médio. Várias escolas trabalham com mais de um nível de Ensino

Além do ensino tradicional, há em Lavras do Sul as modalidades de EJA (Escola Licínio Cardoso), Curso Normal, de Magistério e de Contabilidade (I.E.E. Dr. Bulcão), Educação Especial (através da APAE Lavras do Sul) e Apoio a menores carentes, através do CRAS Casa Esperança e do CBEM (Centro de Bem Estar do Menor).

Segundo informações de professores do Município, o trabalho de alfabetização com uma Primeira Série do Ensino Fundamental dividida em dois anos e está em atividade desde 1984. Cerca de 89% da população lavrense é alfabetizada, sendo mais de 6 000 alfabetizados acima de 10 anos de idade.

Centro de Alfabetização Professora Helena Ferreira

Inaugurada em 9 de maio de 2000, a Escola Professora Helena iniciou com a finalidade de concentrar todas as turmas de “Bienal” em um mesmo lugar. O Projeto Bienal, idealizado pela Professora Helena Ferreira em 1983, consiste em uma 1ª série em dois anos, o que, em 2006 foi implantado pelo Governo Federal algo muito parecido, que foi o Ensino de 9 anos. A Rede Municipal, a partir daí, apenas adaptou a sua nomenclatura e passou a oferecer em todas as Escolas Municipais o Ensino de 9 Anos. Este trabalho é tão significativo que em 2008, alunos e professores do Curso de Pedagogia da UFSM vieram a Lavras do Sul conhecer melhor o Projeto.

A Escola Professora Helena atende, atualmente, turmas de Pré I, Pré II, 1º Ano (Bienal A) e 2º Ano (Bienal B), somando, em 2009, um total de 125 alunos.

Costuma trabalhar durante todo o ano letivo com Projetos Interdisciplinares. Destacou-se no ano de 2008 com a participação no Projeto ANVISA, o qual foi coordenado pela SMEC, e alertava para o uso indevido de medicamentos. Desenvolve sempre o Projeto Lanche Legal, estimulando sua clientela a ter uma alimentação saudável, livre de alimentos industrializados.

Creche Municipal Professora Noêmia

Localizada no Bairro Olaria, a Creche Municipal atende crianças oriundas de todas as localidades da cidade, com idades entre 0 e 3 anos em turno integral. Funciona de fevereiro a dezembro e, apesar de sua clientela ser de idade tão pequena, participam de todas as atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, destacando-se sempre.

A Creche Municipal possui um limite de vagas, para um melhor funcionamento e um melhor atendimento à sua clientela, possuindo assim, uma lista de espera, a qual é obedecida sempre na oferta de matrículas.

Escola Municipal Dr. Crispim

A Escola Municipal Dr. Crispim Souza, após o aumento de seu espaço físico no ano de 2008, quando foram construídas novas salas de aula e novos banheiros, passou a atender um maior número de alunos, tendo, em 2009, uma clientela de 249 alunos de Pré I à 8ª série.

Escola Estadual Licínio Cardoso

Com mais de 60 anos de existência, realiza atividades diversas, e conta atualmente com cerca de 300 alunos. À noite, realiza aulas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Localiza-se na Rua Dr. Pires Porto esquina Barão do Rio Branco e dispõe de Ginásio.

Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão (Ensino Fundamental e Médio)

Única escola de Ensino Médio lavrense, proporciona diversas atividades, projetos e ensino a partir do 6º ano do Fundamental. Realiza gincanas e diversos eventos, além de dispor de auditório, ginásio, quadra de basquete entre outros recursos. Recebeu revitalização de sua pintura em 2017. Atualmente tem cerca de 400 alunos. Localiza-se na Rua Barão do Rio Branco. Apresenta ainda cursos de técnico em contabilidade e noturno.

Escola Estadual Desembargador José Bernardo de Medeiros

Disponibiliza Ensino Fundamental até o nono ano e promove o projeto Escola Aberta, além de gincanas e atividades diversas. Localiza-se na entrada para o Cerrito, próxima a uma das entradas da cidade, passando o monumento do "L".

FONTES: Site oficial da Prefeitura de Lavras do Sul e direções das escolas.

Assistência Social

Em Lavras do Sul, as principais instituições que realizam trabalhos sociais às comunidades carentes, menores e portadores de necessidades especiais são o Centro de Atendimento ao Bem Estar do Menor (CBEM) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Há também ações mensais do Executivo Municipal para atendimento às comunidades, levando acesso aos serviços essenciais da Prefeitura à população.

Além das citadas, há o Rotary Club de Lavras do Sul também realiza ações beneficentes ao longo do ano, como brechós e eventos de Natal, e o Cantinho da Ong, coordenada por Alexandra Munhós e localizada no Bairro Olaria, que realiza diversos eventos locais ao longo do ano.

O CBEM atende cerca de 80 crianças de escolas estaduais e municipais a partir dos seis anos de idade, em turno oposto ao do horário regular de aula. Nele, são desenvolvidas as atividades de cultivo de hortaliças, educação física e reforço escolar, além de servir as principais refeições.

Presidida por Helen Franco, a APAE Lavras do Sul realiza amplo trabalho de apoio às pessoas portadoras de necessidade especial. Possui um brechó e sua sede, na Rua Dr. João Bulcão, recebeu (com inauguração em dezembro de 2018) uma ampliação para melhor atendimento.

O Município ainda dispõe do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social (crascasaesperanca@gmail.com - (55) 9 9634-4303), com horários de atendimento entre 8h às 16h (administrativo) – e a partir das 14h (cursos), na Travessa 2, Bairro Promorar. A diretora, em novembro de 2008, é Thais Lopes de Souza.

Desde 2017, são realizados cursos de artesanatos gratuito nos salões comunitários da Poty, Olaria e São José, para integração e valorização dos(as) participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas