Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

Previna-se contra o Coronavírus

Previna-se contra o Coronavírus
Fique em casa e saia apenas em casos de extrema necessidade, usando a máscara

Apresentação


Situado no Sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul, o Município de Lavras do Sul se localiza a 320 quilômetros da Capital, Porto Alegre. A superfície total é de 2.680 km² (ou 268.000 hectares), fazendo divisas com sete municípios (Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, São Gabriel, Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e São Sepé. É um dos 25 maiores municípios gaúchos em extensão territorial e o mais extenso entre os de pequeno porte (até 10 mil habitantes).

De acordo com estimativas para 2019, publicadas em julho de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Lavras do Sul é de 7.480 habitantes.

Localiza-se em uma região de forte desenvolvimento da pecuária. O comércio e o turismo também se destacam cada vez mais nas últimas décadas.

A cultura tradicionalista e carnavalesca são fortes no município, mobilizando toda a comunidade. Sua emancipação, separando-se de Caçapava do Sul, ocorreu em 9 de maio de 1882. Tem como Padroeiro Municipal, Santo Antônio.

Com uma área equivalente a quase cinco vezes o tamanho de Porto Alegre (que tem 496 km²), o território lavrense apresenta diferentes ambientes, como pequenas serras e planaltos, formações rochosas, campos e capões e de planícies (estas localizadas na porção oeste, junto aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel.

Há extensas fazendas ao longo de seu território. Os campos dos Pampa Gaúcho são, em sua maior parte, de pasto nativo, favorecendo a pecuária.

Lavras do Sul tem um extenso perímetro. Algumas regiões (como as margens do Rio Santa Maria), ficam distantes da Sede Municipal a cerca de 100 quilômetros.

Suas Coordenadas Geográficas aproximadas são:

* Sede Municipal: 30°48'46?S, 53°53'42?W
* Ibaré: 30°47'20"S, 54°15'41"W


AddToAny