Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

Previna-se contra o Coronavírus

Previna-se contra o Coronavírus
Fique em casa e saia apenas em casos de extrema necessidade, usando a máscara

quarta-feira, 10 de junho de 2020

PAMPA GAÚCHO: Os 30 anos da primeira Escalada da Pedra do Segredo, em Caçapava do Sul



Reportagem do Jornal do Pampa sobre os 30 anos da escalada da Pedra do Segredo 
(FOTO: Reprodução)

O alpinista João Giacchin, natural de Canoas, é um pioneiro das escaladas no Rio Grande do Sul. Ele foi a primeira pessoa a escalar a Pedra do Segredo, localizada em Caçapava do Sul, no ano de 1990. Atualmente, aos 53 anos (e 28 anos morando em Londres), João também é cinegrafista e, em breve, lançará um documentário sobre escaladas em rochas no Rio Grande do Sul.

Compartilhando seu material sobre o assunto para diversos meios de comunicação do Pampa, inclusive para o Panorama Lavrense, João foi o responsável por estimular uma geração de montanhistas, incentivando a desbravar as rochas de formação diferenciada em todo o Brasil. Ele se sente honrado por fazer a história do montanhismo gaúcho e brasileiro.

O Panorama Lavrense parabeniza João por este marco nos esportes radicais.

AddToAny