Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

Previna-se contra o Coronavírus

Previna-se contra o Coronavírus
Fique em casa e saia apenas em casos de extrema necessidade, usando a máscara

quinta-feira, 23 de abril de 2020

TURISMO NO PAMPA: Resumo da Roda de Chimarrão Virtual da Associação Pampa Gaúcho



O grande desafio ao turismo no Pampa Gaúcho é promover a atuação e implantação de alternativas para melhoria do turismo na região, pelas escalas governamentais, além de articulações por entidades (Corede Campanha, Conselhos Municipais de Turismo entidades de pesquisa, escolas, universidades, instituições privadas, entre outros).

A inovação e o empreendedorismo  são necessários para este momento delicado no Brasil e no mundo, que é o da pandemia do Covid-19 (Coronavírus).

Há uma expectativa para uma tendência a um aumento do turismo interno (dentro do Rio Grande do Sul e do Brasil), após a quarentena. Muitas empresas e prestadores de serviços estão se adaptando. Assim que se retornar a normalidade, muitos parâmetros serão adaptados à situação.

Leandro Karnal, em entrevista à CNN Brasil, há dias atrás, disse que o mundo terá, após a Pandemia, haverá um período de grande alegria e felicidade das pessoas. E é através desta premissa que a mobilização de entidades de promoção turística (como a Apatur) que novas alternativas para o incremento turístico e a recuperação gradual da atividade poderão acontecer.

O pensamento de inovação para o turismo da Região da Campanha é uma desafio. A empresa Rotas da Terra foi inaugurada neste ano e já passa por um momento diferenciado. O turismo doméstico é uma grande oportunidade, em relação à alta do dólar, gerando divisas para as atividades locais.

A união e colaboração dos integrantes turísticos e entidades pode vencer as dificuldades e planejar estratégias. A inovação neste momento é a salvação das empresas, agrega valores e gera sucesso, a partir da renovação. As empresas precisam se desenvolver. Uma equipe pode se reunir para o desenvolvimento, através de pesquisas, leituras e lives na Internet, que podem ser importantes para conhecer este cenário inédito.

Na Zona Sul de Porto Alegre, por exemplo, as fazendas se adaptam e levam o café até o cliente. Hotéis, em várias regiões, fazem antecipação de diárias, oferecendo tele-entrega de café de manhã. O Sebrae também inovou, com rodadas virtuais de negócios. E o Restaurante Fasano, de São Paulo, passou a realizar serviço em delivery.

Segundo Flavia Gross, a inovação e resiliência estão do DNA do empreendedor. Relata ainda que no Brasil existem 16 milhões de pequenas empresas, que correspondem a 55% do total de empregos formais do país. As empresas, no geral, estão com problemas por conta da Pandemia.

Há grandes transformações neste período. Governanças regionais se articulam para estratégias de turismo. O Governo Federal, especialmente o Ministério de Turismo, através de campanhas publicitárias e medidas provisórias adequadas ao turismo, além da política de remarcação de viagens (em prazo de 12 meses). Ocorre ainda o apoio financeiro a pequenas empresas, com saúde financeira "grave". E o Banco Central também anuncia linhas de crédito para empresas com dificuldades financeiras. O aplicativo IFood doou 50 milhões de reais a um fundo de assistência a restaurantes locais, além de incentivo a motoboys.

Na Região da Campanha, a Urcamp é uma instituição de ensino comunitária; é desenvolvido o projeto SouI, onde o estudante deixa de ser o sujeito e passa a ser o protagonista do ensino (não é mais o professor, há uma inversão dos papeis, em forma inovadora). O endereço do projeto, aberto a quem quiser participar, é http://soui.urcamp.edu.br , para cadastro de demandas e mentores.

Leandro Pires, da Urcamp, leu uma publicação da ONU, onde diz que 30% do turismo vai ter retrocesso no turismo internacional, abrindo oportunidades para o turismo interno e no interior.

Com relação ao Turismo Rural, Aline Moraes da Cunha diz que o momento é de construção. Há uma tendência do gosto de uma vida natural do campo, ecoturismo e de aventura, sobretudo nas últimas duas décadas. A câmara temática de turismo rural do Governo do Estado está desativada, promovendo algumas dificuldades de expansão da atividade.

A Emater lançou material sobre turismo rural para depois da Pandemia, com o objetivo de melhorias do setor. Ana Lucia Raposo de Moura, do Senac, de Bagé, destacou que o estado gaúcho apresenta uma grande diversidade turística.  Desenvolve-se um forte trabalho nas regiões turísticas gaúchas e, claro, no Pampa Gaúcho.

Solicita-se aos gestores o trabalho em conjunto. “Os empreendedores do turismo da região devem dar-se as mãos”, segundo Clori Peluzzo, presidente da Apatur. 

Quanto mais informações melhor. Canais competentes, não só blogs e sites, mas também outras estratégias de marketing, que devem ter o cuidado de ser de caráter promocional, com cuidados para que não vá ao lado de oportunismo, priorizando os cuidados para uma divulgação sempre atual, qualificada e de valorização dos potenciais turísticos locais.

As lives são momentos de grande aprendizagem. Exemplos de uma região podem servir de exemplo e ser adaptados em outras regiões do Brasil.

AddToAny