Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

Previna-se contra o Coronavírus

Previna-se contra o Coronavírus
Fique em casa e saia apenas em casos de extrema necessidade, usando a máscara

sexta-feira, 17 de abril de 2020

SOCIEDADE: Assistência Social em Lavras do Sul

[caption id="attachment_72" align="alignnone" width="960"] Evento da APAE Lavras do Sul[/caption]

Em Lavras do Sul, as principais instituições que realizam trabalhos sociais às comunidades carentes, menores e portadores de necessidades especiais são o Centro de Atendimento ao Bem Estar do Menor (CBEM) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Há também ações mensais do Executivo Municipal para atendimento às comunidades, levando acesso aos serviços essenciais da Prefeitura à população.

Além das citadas, há o Rotary Club de Lavras do Sul também realiza ações beneficentes ao longo do ano, como brechós e eventos de Natal, e o Cantinho da Ong, coordenada por Alexandra Munhós e localizada no Bairro Olaria, que realiza diversos eventos locais ao longo do ano.

O CBEM atende cerca de 80 crianças de escolas estaduais e municipais a partir dos seis anos de idade, em turno oposto ao do horário regular de aula. Nele, são desenvolvidas as atividades de cultivo de hortaliças, educação física e reforço escolar, além de servir as principais refeições.

Presidida por Helen Franco, a APAE Lavras do Sul realiza amplo trabalho de apoio às pessoas portadoras de necessidade especial. Possui um brechó e sua sede, na Rua Dr. João Bulcão, recebeu (com inauguração em dezembro de 2018) uma ampliação para melhor atendimento.

O Município ainda dispõe do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social (crascasaesperanca@gmail.com - (55) 9 9634-4303), com horários de atendimento entre 8h às 16h (administrativo) – e a partir das 14h (cursos), na Travessa 2, Bairro Promorar.

Desde 2017, são realizados cursos de artesanatos gratuito nos salões comunitários da Poty, Olaria e São José, para integração e valorização dos(as) participantes.

AddToAny