Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

Previna-se contra o Coronavírus

Previna-se contra o Coronavírus
Fique em casa e saia apenas em casos de extrema necessidade, usando a máscara

sábado, 18 de abril de 2020

LUGARES DE LAVRAS: Conheça os bairros da Zona Urbana de Lavras do Sul



Vamos a seguir conhecer algumas características dos bairros da zona urbana lavrenses.

Samuel Souza

Bairro fundado após os anos 1980, localizado entre o Centro e a Promorar. Através da Avenida Cel. Galvão, liga o centro à saída da cidade pelo Cemitério Municipal. Possui uma grande concentração de residências.

Promorar

Bairro fundado após os anos 1980, engloba a Escola Estadual José Bernardo de Medeiros e liga, através do final da Cel. Galvão, o centro da cidade com o Bairro Cerrito. Possui diversas casas populares. Localiza-se junto a encostas de cerros.

Poty Medeiros

O Bairro (também denominado Vila) Poty Medeiros surgiu em 1968. Possui uma avenida principal e diversas casas, e localiza-se entra a Avenida Nove de Maio e os altos do Bairro Madezati. Nele, localizam-se duas praças, revitalizadas entre 2009 e 2011. através de projeto do arquiteto Ronaldo Bayard, e a Escola Municipal Maria Joaquina de Menezes.

Madezati

(também conhecido e denominado como Paredão, Bairro do Hospital, Renascença ou Militar)

Surgido nos anos 1970/80, após o surgimento da Praia do Paredão, reuniu uma vasta expansão urbana. Apresenta a Praça Dona Hermínia (onde está erguido o Monumento a Santo Antônio, pardroeiro do Município). Possui duas largas ruas, uma que dá acesso à Praia do Paredão (Avenida Glênio Peres) e outra que liga o Centro até a região da ABAMF Cabos e Soldados (Av. Ten. Cel. Edison Goggia), além da rua Hipolito de Souza, de duas pistas (que sofre uma interrupção em seu trajeto através da Praça Dona Hermínia). O Balneário do Paredão, principal área verde e de lazer do Município, localiza-se neste bairro. O Hospital localiza-se em um dos extremos do bairro.

Dr. Bulcão

Engloba um quartel da Brigada Militar, o Estádio Municipal e dezenas de casas populares. Seu acesso é feito a partir da rua João Moreira. Há um atalho de pedestres para o bairro via Praia do Paredão, bastando cruzar a represa do Paredão (não sendo recomendado passar pelo local em dias de cheias e grandes volumes de águas).

Olaria

Bairro popular, que engloba diversas casas. Consolidado após os anos 1990, apresenta torres de TV e rádio em seus altos, a Escola Municipal Dr. Crispim, lombas íngremes e ruas de terra e calçadas por paralelepípedos. Localiza-se no caminho para a saída à São Gabriel e o Sindicato Rural, entre os bairros Centro e Cohab.

Cohab

Localiza-se entre os Bairros Samuel Souza, Centro (rua Marechal Floriano) e o início da Avenida José Cacildo Delabary. A numeração do bairro é por ordem de casa localizada, ao invés da tradicional localização por metros. Possui algumas ruas de pequenos porte e várias casas populares.

Cerrito

Caracterizado por uma rua de terra de cerca de dois quilômetros, apresenta casas isoladas e liga o centro, passando pelo Bairro Promorar, até a saída para o Sindicato Rural e para a ERS-357.

Centro

Concentra a maior movimentação de pessoas da cidade, bem como as principais ruas (exemplos: Dr. Pires Porto, Dr. João Bulcão, Cel. Meza, Adão Teixeira da Silveira, Borges de Medeiros, Santo Antônio, Julio de Castilhos, Marechal Floriano e Av. Cel. Galvão), duas praças (Praça Licínio Cardoso e Praça das Bandeiras), os órgãos da administração pública e as principais casas comerciais do Município.

AddToAny