Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

Previna-se contra o Coronavírus

Previna-se contra o Coronavírus
Fique em casa e saia apenas em casos de extrema necessidade, usando a máscara

sábado, 18 de abril de 2020

ECONOMIA: Comércio e Serviços em Lavras do Sul

Lavras do Sul, segundo o Cadastro Central de Empresas do IBGE (dados de 2016), tem 192 unidades locais e 953 pessoas ocupadas.

Há, desde estabelecimentos entre 30 e 50 anos de atuação, como a Padaria São José, Rui Elem Teixeira Materiais de Construção, a Padaria Três Estrelas, a Loja Agop, o Stúdio e Bazar Palima, o Telúrica Bar, o Hotel Central e a Churrascaria Freitas, até empresas de funcionamento mais recente, como a Rodogrill, a Linguiça & Cia, o Mercado Nova Era e a Loja Sol. As lojas Soprovet, Comeve Sapathus Supermercado, MD, Becker, Obino, Alphorria, Mania de Vestir, Fetish, In Cena, Empório Econômico, Ana Bijoux, entre outras, proporcionam para a população e os visitantes acesso a bens de consumos que suprem suas necessidades básicas.

No entanto, por ser um município de pequeno porte, muitas vezes os lavrenses precisam utilizar serviços de outras cidades, sobretudo na busca de produtos ou atividades ainda não existentes em Lavras do Sul. Ainda assim, basicamente, as necessidades são preenchidas pela população (como alimentação, roupas e produtos de limpeza).

Na década de 2010, Lavras do Sul era ligada ao CDL de Caçapava do Sul. Em 2018 foi criada a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Lavras do Sul, como mecanismo para o desenvolvimento da economia e da atividade comercial do município.

OBSERVAÇÃO: Nomes de empresas citadas sem objetivo de fazer propaganda, apenas com fins demonstrativos.

AddToAny