Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

Previna-se contra o Coronavírus

Previna-se contra o Coronavírus
Fique em casa e saia apenas em casos de extrema necessidade, usando a máscara

sexta-feira, 17 de abril de 2020

COMUNICAÇÃO: Aspectos da mídia em Lavras do Sul

[caption id="attachment_54" align="aligncenter" width="259"] Jornais de Lavras do Sul expostos na ExpoLavras 2013, pela Secretaria Municipal de Turismo[/caption]

A televisão, juntamente com o rádio e, mais recentemente, a internet, são os meios de comunicação mais utilizados pelos lavrenses nos dias de hoje

.Jornais

Ao longo do século XX, Lavras já teve diversos jornais em circulação, como O Garimpeiro, O Batovi, a Thesoura, O Lavrense, O Colibri, Quero-Quero, Tribuna do Povo, City Bar, Diário de Lavras e Ronda Lavrense. Por motivos de mudança de residência do autor, Rene Figueiredo, o City Bar deixou de ser produzido em 2015. A jornalista Maria Julia Medeiros manteve o jornal Ronda Lavrense entre os anos de 2009 e 2010. O Diário de Lavras, de João Valério Lucas, foi o único jornal a ser produzido e impresso todos os dias na cidade, tendo quase 1.000 edições ininterruptas entre 2005 e 2008.

Em fevereiro de 2017, o jornalismo impresso foi retomado com a primeira edição do Folha Lavrense, de Maurício Luongo, jornal que conta com notícias atualizadas do município e está disponível para assinaturas, para a distribuição gratuita ou pode ser visualizado todos os meses em sua Fan Page na Internet.

Rádios

Em 2020, a cidade possui cinco rádios FM. A de maior audiência é a Pepita FM (89.7 MHz), que desde o dia 12 de junho de 2012 transmite ao vivo pela Internet. Fundada em 29 de agosto de 1987, é considerado o principal meio de comunicação genuinamente lavrense, transmitindo música e informação para a comunidade. A Pepita FM lançou seu site em 12 de junho de 2012 e, atualmente conta com ouvintes em vários lugares do Brasil e do Mundo. Desde 2017, a Pepita FM transmite 24 horas por dia.

Outras rádios também foram implantadas na cidade, como por exemplo: a Lavras FM (97.5 MHz), especializada em músicas dos anos 80 e 90 e pop/rock; a Local FM (101,7 MHz), que também se especializou em música popular e lançou um site de transmissão ao vivo, em 2017. ; a Conquista FM (104,1 MHz), de música popular e que foi a segunda rádio a ser fundada no Município, no final dos anos 1990; e a Rádio Sintonia Gospel (98,3 MHz), que entrou no ar em setembro de 2015 e é especializada em músicas religiosas e gospel.

Além destas rádios, estiveram em atividade, entre 2012 e 2013, duas rádios online voltadas para o público jovem: a Rádio Web Kriptonita e a Rádio Web O Fluxo.

Em alguns momentos do dia, principalmente à noite, é possível sintonizar rádios uruguaias em AM, bem como rádios de outros Municípios, como São Gabriel, Pelotas, Dom Pedrito e até mesmo Porto Alegre, dependendo do aparelho e da posição da antena do rádio.

Os serviços de autofalantes foram as primeiras manifestações de rádio no Município, entre as décadas de 1940 e 1970. Radioamadores, sobretudo nas comunidades do interior do Município, eram bastante utilizados, servindo da canais de comunicação entre as fazendas e os diferentes pontos do Município.Em 2012, as rádios lavrenses começaram a participar de páginas na Internet. A Rádio Cidade FM foi a primeira rádio a lançar um site com programação via Internet, no início de 2012, porém o mesmo site encontra-se desativado.

Desde os anos 2000, os lavrenses com internet passaram também a ouvir sites de rádios porto-alegrenses como a Rádio Gaúcha, a Rede Atlântida, Rádio Bandeirantes e Rádio Guaíba.

Televisão

As emissoras aberta sintonizadas em Lavras são: RBS TV Santa Maria (canal 8) e o SBT RS (canal 13, com sinal de Porto Alegre, desde maio de 2017); a TV por assinatura também se faz presente, através da SKY, Claro TV e Oi TV. Lavras passou a contar com sinais de televisão em meados dos anos 1970.

Telefonia fixa

A empresa que provém, com exclusividade, serviços de telefonia fixa em Lavras do Sul é a Brasil Telecom. O código de área de Lavras é 55; A telefonia fixa existe na cidade desde os anos 1970. Com o grande avanço das telecomunicações ocorrido nas últimas décadas e a expansão do setor, hoje é possível fazer uma ligação telefônica de Lavras para qualquer lugar do mundo.

Telefonia celular

O telefone celular é outro elemento muito popular e fundamental na cidade: até mesmo pessoas de baixa renda possuem pelo menos um celular habilitado, ainda que seja pré-pago. As operadoras de telefonia móvel em atividade no Município são a Vivo e a Claro

Internet

A internet, em Lavras, pode ser acessada através de linha discada e banda larga, pelo provedor Farrapo e Netmax, de Caçapava do Sul, ou pela Oi. No Ibaré, a Internet é provida pela New Life, de São Gabriel. Desde 2012, o 3G da Vivo é outra alternativa de acesso à rede. Um dos maiores fenômenos da comunicação lavrense nos últimos anos, sem dúvida, foi a popularização da internet.

Correio

Há uma agência dos Correios na rua Dr. João Bulcão, fazendo com que a cidade conte com serviço postal interligado com o Brasil e o Mundo. O distrito do Ibaré também conta com uma agência.Os Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) do Município são: Lavras do Sul (sede municipal): 97.390-000; e Ibaré: 97.395-970.

Revistas

Em 2020, praticamente não há venda de revistas de circulação nacional em Lavras do Sul. Entretanto, a agência de publicidade Futura.rs, em parceria com o Sindicato Rural de Lavras do Sul, produz a Revista Lavras Rural, de periodicidade anual, com suas edições lançadas dentro da ExpoLavras, entre o final de outubro e início de novembro. Gratuita, a publicação mostra notícias relacionadas ao agronegócio lavrense e também diversas potencialidades.

AddToAny