Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

Previna-se contra o Coronavírus

Previna-se contra o Coronavírus
Fique em casa e saia apenas em casos de extrema necessidade, usando a máscara

quinta-feira, 16 de abril de 2020

CLIMATOLOGIA: Características do clima de Lavras do Sul

Generalidades

O clima é subtropical úmido, com as quatro estações do ano bem definidas, verões e invernos bem rigorosos (no verão, as temperaturas podem chegar próximas dos 40ºC, e no inverno, as médias são de 6ºC a 12ºC, podendo chegar facilmente a 0ºC, com grande ocorrência de geadas).

No Município existe uma pluviosidade significativa ao longo do ano. Mesmo o mês mais seco ainda assim tem muita pluviosidade. 18.0 °C é a temperatura média. Pluviosidade média anual de 1408 mm. Dezembro é o mês mais seco com 96 mm. Em Setembro cai a maioria da precipitação, com uma média de 135 mm. Janeiro é o mês mais quente do ano com uma temperatura média de 23.7 °C. Ao longo do ano Junho tem uma temperatura média de 13.3 °C. É a temperatura média mais baixa do ano. 39 mm é a diferença de precipitação entre o mês mais seco e o mês mais chuvoso. 10.4 °C é a variação das temperaturas médias durante o ano.(13) Não há estações meteorológicas oficiais no Município, mas o engenheiro agrônomo Luiz Fernando Saraiva de Souza (Nanana) mantém, na propriedade da Chácara do Laranjal, próxima à Sede Municipal, um espaço para a medição da pluviosidade (volume de chuvas), cujos resultados são bastante divulgados pelos órgãos locais de mídia.

A Rádio Pepita FM também contribui com o fornecimento de informações meteorológicas, transmitindo de hora em hora dados sobre a temperatura. Além da rádio, outro fornecedor de informações sobre a temperatura na cidade é o relógio do Banco Sicredi, instalado em 2013 na Praça Licínio Cardoso, junto à Igreja Matriz.

Segundo o Atlas Eólico do Rio Grande do Sul, de 2002, a precipitação média do município de Lavras do Sul está em 1.500 e 1.600 mm anuais. Em alguns pontos isolados do território lavrense, a temperatura média anual pode chegar a apenas 14°C. Entretanto, a temperatura média geral anual fica entre 16°C e 18°C.

[caption id="attachment_10" align="alignnone" width="575"] Climograma de Lavras do Sul - FONTE: http://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/rio-grande-do-sul/lavras-do-sul-313441/[/caption]

Raridade

Há um século, podemos definir que o clima de Lavras do Sul era mais ameno. Resultados de análises, obtidos através da raríssima obra Dados Meteorologicos de 1912-1913, produzido pelo Instituto Astronômico e Meteorológico da Escola de Engenharia de Porto Alegre e publicado no ano de 1914, são o fato de o ano de 1912 ter sido mais quente que o de 1913 em Lavras do Sul, apresentando médias maiores de temperatura. O ano de 1913 foi mais úmido, chuvoso e frio, além de apresentar mais meses com grande concentração de chuvas.

Medição das temperaturas e previsão do tempo

Nas rádios locais do Município, a temperatura é divulgada constantemente, através de medições com aparelhos e termômetros próprios. O sistema de medição de chuvas da Chácara do Laranjal, de propriedade do Sr. Luiz Fernando Souza (“Nanana”) é responsável por divulgar índices médios de chuvas em Lavras do Sul, divulgando-os periodicamente em diversos meios de comunicação de Lavras do Sul.

Na Internet, alguns sites informam a previsão do tempo, a temperatura, as condições meteorológicas, a precipitação, os índices de radiação ultravioleta e os prognósticos para até dez dias, entre outros dados. Abaixo, a lista dos principais:

INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Tempo Agora
Jornal do Tempo
Climatempo
Weather Channel

 

AddToAny