Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA DE 2019

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA DE 2019
Clica na imagem e confere!

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

SAÚDE: Especialista em Gestão de Saúde Pública destaca trabalho na área em Lavras do Sul

O Secretário Municipal de Saúde Cacildo Goulart Delabary coloca o Município de Lavras do Sul em destaque por um modelo de gestão de Saúde Pública séria e realizadora, com foco na qualidade de atendimento a Saúde dos cidadãos.

Conheça algumas das principais iniciativas e realizações da gestão Municipal de Saúde de Lavras do Sul
  • Reavaliação nos contratos com Laboratórios de exames, onde foram realizadas a redução de exames que eram pouco utilizados e ampliado a quantidade de exames de maior rotatividade e que apresentavam demanda reprimida, fazendo com que todas as demandas fossem atendidas, bem como a redução das filas de espera, com essa ação o município obteve uma redução com o contrato inicial em mais de 160.000,00 (cento e sessenta mil reais) ano, sem deixar de atender a toda a demanda.
  • O Secretário Municipal de Saúde também firmou um convênio com o Hospital Universitário de Bagé, para contratualização de Ecografias, Tomografias, Ressonância Magnética, Endoscopia, Colonoscopia, Ecodopler, Ecocardio e Consultas Especializadas, reduzindo o custo destes exames e consultas especializadas, em R$ 11.271,25 / Mês e ao Ano a redução será de R$ 135.255,00.
  • Outra iniciativa foi as atividades específicas do Projeto “Mais Saúde”, que visa à reintegração do Idoso, com atividades multidisciplinares, coordenado pela Psicóloga e pela Fisioterapeuta do Município, com participação de Enfermeiras e Técnicas em Enfermagem, para medição de pressão e glicemia, quando solicitado pelas coordenadoras
  • Foram criados dois novos projetos, sendo o MEU BAIRRO MAIS SAÚDE, que visa abrir um espaço com intuito de aproximar os diferentes programas e serviços aos cidadãos, conscientizando-os da importância da prevenção, assim como proporcionar o conhecimento das linhas de cuidado na promoção e proteção da saúde que são propiciadas pelas diferentes Unidades básicas de saúde do nosso município, e também o Projeto ENCONTRO MUNICIPAL PARA FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA, que tem como objetivo a Educação Permanente em saúde é a construção de uma proposta de educação continuada, onde os profissionais compartilham o saber através do conhecimento adquirido em sua prática, assim como em cursos de capacitação cujo propósito é o reconhecimento da importância da qualificação dos profissionais e o fortalecimento da assistência aos usuários e equipe.
  • Mas as ações não param por ai, também o serviço de transporte de pacientes que necessitam atendimento de hemodiálise, oncologia e outros exames e consultas especializadas, denominado TFD (tratamento fora do domicílio), receberam uma atenção especial pelo investimento na renovação de 100% da frota onde foram adquiridos 2 veículos novos, marca Voyage, adquiridos com recursos de emenda parlamentar, e já a disposição deste transporte, bem como a aquisição de 1 ambulância nova para o SAMU/SALVAR, recebida do Ministério da Saúde, bem como a aquisição de 1 Van, 16 lugares, com acessibilidade para cadeirante, 1 Mini van, Tipo SPIN, com capacidade para 7 passageiros, 1 veículo Tipo Sandero, com capacidade para 5 passageiros e 1 ambulância Tipo A, também com recursos de emenda parlamentar (sendo que a Van, a Mini Van, o Sandero e a Ambulância Tipo A) e 2 Sanderos Novos, adquiridos com Recursos Próprios do Município, trazendo um grande benefício no transporte eletivo de pacientes.
  • Foram investidos também recursos na informatização de toda a Rede de Saúde do Município trazendo mais agilidade e segurança nas informações dos pacientes.
  • Já está em Andamento a revitalização de todas as Unidades Básicas de Saúde, sendo que até o final do mês de setembro estarão todas prontas.

Gestão preocupada com a qualidade de Saúde Pública com visão inovadora e ações responsáveis na aplicação dos recurso. o Secretário Cacildo Goulart Delabary coloca Lavras do Sul em destaque na Saúde Municipal e é um exemplo de gestão a ser seguido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas