Links informativos

Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

MEMÓRIA: Jornalismo em Lavras do Sul


Segundo Toti Teixeira, no livro "Das Lavras e Nós", o primeiro jornal de Lavras do Sul (O Lavrense) foi criado em 1909.


Edição dos anos 1960 do jornal O Batovi.
 Foto de Álvaro Renato Oliveira Rodrigues (Facebook)


Ao longo do século XX, Lavras já teve diversos jornais em circulação, como O Garimpeiro, O Batovi, a Thesoura, O Colibri, Quero-Quero, Tribuna do Povo, City Bar, Diário de Lavras e Ronda Lavrense. 

Por motivos de mudança de residência do autor, Rene Figueiredo, o City Bar deixou de ser produzido em 2015. 

A jornalista Maria Julia Medeiros manteve o jornal Ronda Lavrense entre os anos de 2009 e 2010.

O Diário de Lavras, de João Valério Lucas, foi o único jornal a ser produzido e impresso todos os dias na cidade, tendo quase 1.000 edições ininterruptas entre 2005 e 2008.

O Tribuna do Povo, que esteve em circulação entre 2005 e 2007, foi o primeiro jornal com capa a cores em Lavras do Sul.

Em fevereiro de 2017, o jornalismo impresso foi retomado com a primeira edição do semanário Folha Lavrense, de Maurício Luongo, jornal que conta com notícias atualizadas do município e está disponível para assinaturas, para a distribuição gratuita ou pode ser visualizado em sua Fan Page na Internet.


Jornais de Lavras do Sul - Secretaria de Turismo, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

No Facebook

Postagens mais visitadas