Links informativos

Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

domingo, 25 de junho de 2017

LAVRAS DO SUL NO BRASIL E NO MUNDO

FOTO: Reprodução / RBS TV
Antes de mais nada, vale destacar a figura de Paulo José (nascido em 20/03/1937), consagrado ator, diretor e cineasta, nascido na Lavrinha. Com presença em mais de 80 trabalhos (entre novelas e filmes), o representante de Lavras do Sul na Rede Globo é considerado um dos grandes nomes do meio artístico brasileiro.

Ainda falando sobre as Organizações Globo, o canal pago GNT gravou, no início dos anos 2000, uma matéria sobre a carne de ovelha, típica da culinária lavrense. O programa foi comandado pelo chef francês, naturalizado brasileiro, Olivier Anquier, e apresentou uma entrevista com Mariluce Chagas, que explicou alguns detalhes sobre os costumes do município e o preparo da carne de ovelha.

O Jornal do Almoço de 20 de setembro de 2006 foi apresentado da Praia do Paredão, por Tulio Milman e Cristina Vieira, e transmitido para todo o Rio Grande do Sul pela RBS TV.

Também a RBS TV produziu um especial da série Histórias Extraordinárias, no ano de 2008, O Holandês Misterioso, que contava a saga de Mr. Bosch, professor holandês que esteve em Lavras do Sul nos anos 1950, cuja sua história é cercada de mistérios. Hugo Chiappetta (Mr. Bosch) e Manuela Teixeira (aluna de inglês do Mr. Bosch) foram os protagonistas do especial (foto acima).

Jornais de grande circulação estadual, como Correio do Povo, Zero Hora, Diário de Santa Maria e Jornal de Comércio frequentemente divulgam notícias relativas a Lavras do Sul. Além dos periódicos diários, podemos encontrar informações sobre o Município nas mais diversas fontes informativas e de pesquisa, como livros didáticos, anuários estatísticos, sites estatísticos e governamentais, enciclopédias, dicionários, atlas, revistas científicas, atlas multimídia, softwares de imagens de satélite e de informações geográficas, blogs, fotologs, sites de vídeos (Youtube), etc.

Várias cidades brasileiras tem uma rua em homenagem a Lavras do Sul (como Gramado, São Paulo, Fortaleza-CE, Pelotas, Rio Grande, Novo Hamburgo, Recife/PE, Santa Maria e Porto Alegre). No Rio de Janeiro, há a a Praça Lavras do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Mapa (Google Maps)

FONTE: Google Maps.

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas