Links informativos

Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

domingo, 17 de abril de 2016

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO: Material sobre a questão do impeachment

[caption id="attachment_9254" align="alignnone" width="277"]Protestos pelo impeachment do Ex-Presidente Fernando Collor, em 1992 - FONTE: alfablog.com.br Protestos pelo impeachment do Ex-Presidente Fernando Collor, em 1992 - FONTE: alfablog.com.br[/caption]

Esta expressão, de origem inglesa, que signifca "impedimento" ou "impugnação", está presente a todo momento no cotidiano dos brasileiros, sejam eles apoiadores ou contrários ao Governo Federal. Mas será que sabemos realmente o significado desta palavra?




O Impeachment é um processo onde um titular de cargo do executivo (Presidente, Governador ou Prefeito) pode ser destituído (retirado) do cargo. É feito pelo Legislativo (Congresso Nacional, Câmara de Deputados Estaduais ou Câmara de Vereadores).


O processo ocorre da seguinte forma: uma comissão organizada por certo período (geralmente 90 dias ou menos) a coleta de informações, depoimentos e a defesa da parte envolvida, até que se marque a votação pela Câmara dos Deputados. Se caso aprovado por dois terços dos deputados, o processo de impeachment de um Presidente vai para o Senado. Assim que o Senado considerar oficialmente, há o afastamento de quem coordena o Executivo Federal por 180 dias, até que haja a votação. Caso seja aprovado, o processo termina com a destituição do titular da Presidência da República e a cassação de seus direitos políticos por oito anos. Este processo é padrão em vários países, sobretudo nos regimes republicanos.


Não é a primeira vez que ocorre este processo no Brasil. Em 29 de dezembro de 1992, o então Presidente Fernando Collor de Mello, acusado de ter se envolvido em esquemas ilícitos, sofreu derrota de 441 votos a favor de sua saída e 33 contra. O processo foi para o Senado, mas em 29 de dezembro de 1992, Collor renunciou ao cargo antes da votação.


No caso de 2016, apoiadores e contrários ao Governo da Presidente Dilma Rousseff divergem com relação à condução do processo de Impeachment. Quem está a favor do Governo considera haver uma tentativa de golpe neste processo e sustenta que Dilma não cometeu nenhuma irregularidade. Já quem está contra o Governo considera que a Presidente se envolveu em fatos ilícitos que poderiam dar origem aos fatores da atual crise econômica nacional.


Os apoiadores do Governo Federal consideram que uma suposta saída de Dilma representaria um retrocesso na democracia; os opositores, por sua vez, pedem mudanças em diversos setores da política nacional.


A votação que decidirá o encaminhamento do processo de impeachment ou o encerramento do mesmo se inicia às 14h deste domingo, 17/04. Todos os principais canais de TV aberta (com exceção do SBT) e alguns de TV paga, como a GloboNews, farão a transmissão ao vivo, do início ao fim, direto da Câmara dos Deputados. Ao todo são 513 deputados. Para que o impeachment siga adiante, são necessários 342 votos a favor (dois terços dos deputados). Para que o processo seja encerrado, são necessários 171 votos contra, ou então que não se alcance os dois terços de votos.


OBSERVAÇÃO: Podemos estar sujeitos a informações incorretas; caso isto aconteça ou você julgue que é necessário realizar reparos em nosso texto, comunique-nos nos comentários abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

No Facebook

Postagens mais visitadas