Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

A imagem do dia (15/07/19)

A imagem do dia (15/07/19)
Serra do Ibaré (2008) - CRÉDITO: Murilo de Carvalho Góes

sexta-feira, 18 de março de 2016

PAMPA GAÚCHO: Inaugurada a primeira etapa da UTE Pampa Sul em Candiota

A região da campanha foi contemplada, nesta sexta-feira, com a inauguração do término da etapa das fundações da caldeira da Usina Termelétrica das fundações da caldeira da Usina Termelétrica (UTE) Pampa Sul, da Tractebel Energia. O deputado federal Afonso Hamm, que é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral, participou do evento.


A UTE Pampa Sul, que está sendo construída em Seival, no município de Candiota, terá um investimento de R$ 1,8 milhão e com capacidade de geração de energia de 340 megawatts. As obras alcançam novo marco, com término das fundações, que é o equipamento mais importante e complexo da usina. Atualmente, mais de mil pessoas estão trabalhando na usina, sendo 80% de mão-de-obra no Rio Grande do Sul.

Na oportunidade, Hamm salientou que esta é uma obra estratégica para o desenvolvimento, gerando empregos e renda para todo Estado e energia firme para todo Brasil. O parlamentar ressaltou sobre o trabalho da Frente Parlamentar no sentido de incluir o carvão mineral no leilão de energia A-5, ocorrido em 2014, e que teve a UTE Pampa Sul como vencedora e para efetivação de preços competitivos.  Ainda relatou sobre a importância do carvão mineral no ponto de vista estratégico e de desenvolvimento, gerando energia firme e segurança energética, com a participação da CGTEE, Copelmi e CRM. Ainda ressaltou sobre a decisão da Tractebel Energia em investir na região, com tecnologia inovadora e de baixo impacto ambiental e conclamou para que a previsão da etapa de mais 340 MW também seja implantada em Candiota.

Desenvolvimento

O evento contou com a presença do governador do RS, José Ivo Sartori, que relatou sobre o lançamento do primeiro Plano Energético do RS, que planeja o setor para a próxima década. "É um passo sem volta para o caminho da produção de energia através do carvão mineral", enfatizou o governador ao detalhar sobre a importância desse empreendimento na geração de empregos e renda.

Na oportunidade, o diretor-presidente da Engie Tractebel Energia, Manoel Zaroni Torres, comentou que esse momento marca a transição da obra, que passa das obras civis para etapa de montagem eletromecânica, com a utilização das primeiras estruturas vindas da China para Candiota. Ainda assinalou que a empresa espera cumprir o cronograma estabelecido, com a conclusão da obra e que em janeiro de 2019, passe a produzir energia para o Brasil. O diretor-presidente da UTE Pampa Sul, José Laydner, relatou outras etapas das obras, a escavação e o concreto de regularização de fundo da torre de resfriamento. Ao lado da torre, a área destinada para a estação de bombeamento de água está sendo preparada com a escavação do terreno. A obra da fundação da chaminé também está em andamento, com a primeira concretagem da estrutura da base.

Após os pronunciamentos, houve o descerramento da placa alusiva a primeira etapa da obra.

Também estavam presentes no evento, o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, secretário de agricultura do RS, Ernani Polo; secretário adjunto de Minas e Energia, Artur Lemos; prefeito de Candiota, Luís Carlos Folador; prefeito de Hulha Negra, Erone Londero; vereadores da região e representantes de entidades ligadas ao setor de energia.


FONTE DAS INFORMAÇÕES E DA IMAGEM: Deputado Federal Afonso Ham / Assessoria de Imprensa


IMG-20160318-WA0017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas