Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

domingo, 17 de agosto de 2014

EDUCAÇÃO: Formatura dos cursos do Pronatec em Lavras do Sul (16/08)











FOTOS: Nina Boeira

No último sábado, dia 16 de agosto ocorreu, a Formatura dos alunos do PRONATEC cursos 2014 de Amostrador de Minérios e Auxiliar de Cozinha.

O evento aconteceu no auditório do Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão e contou com um grande público que lotou o local

Vale destacar que este foi o primeiro curso profissionalizante de Amostrador de Minério realizado pelo PRONATEC no estado do Rio Grande do Sul.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. 

Alguns de seus objetivos são expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

A Prefeitura Municipal de Lavras do Sul aderiu ao programa no final do ano passado, sendo que a primeira parceria foi estabelecida com a Ifsul- Instituto Federal Sul-rio-grandense- Campus Bagé, do qual recebeu total apoio do diagnóstico, planejamento ao desenvolvimento dos cursos. 

A mesa foi composta pelas seguintes autoridades

Vice-Prefeita Fatima Moreira; 
Secretária Municipal de Assistência Social Mariluce Chagas de Souza;
Diretor do FGTAS Rodrigo Ribas, representando o Governador do Estado; 
Representante da Coordenação Geral do PRONATEC-IFSUL, Marilice Chapper; 
Representante da Direção Geral do Campus Bagé do IFSul, Chefe de Ensino do Campus Bagé professora Giulia Vieira; 
Coordenador Adjunto do PRONATEC Professor Max Lindoberto Castro Gonçalves; 
Supervisora do Curso de Amostrador de Minério: Geóloga Camila Esmeris e a 
Supervisora do Curso de Auxiliar de Cozinha: Veterinária Wanda Berenice Martins.

Ao todo, 39 alunos receberam o tão esperado certificado, para mostrar a qualificação obtida ao longo dos últimos meses.

No curso de Qualificação Profissional de Amostrador de Minério
os alunos que receberam o diploma foram:
Ana Celia Dutra da Conceição
Ana Izabel Teixeira da Silva
Anselmo Batista Teixeira
Carina Vieira Trindade
Dalva Girlei Munhos de Oliveira
Fernanda Ribeiro Leivas
Jeanete Araujo Alcântara
Larissa Soares Moraes
Lisiane Oliveira Machado
Lucierie Munhoz Delgado
Luiza Carla Lopes Barcelos
Maria Alice de Souza Munhos
Maria Luiza de Carvalho Dutra Soares
Michele Teixeira de Freitas
Paulo Edgar Farias Soares
Ricardo Oliveira Machado
Sulema Silveira da Conceição
Zelia Regina Figueiredo de Figueiredo

No curso de Auxiliar de cozinha os alunos que receberam o certificado foram:

Ana Cristina Figueiredo Campão
Ana Cristina Leivas Soares
Beatriz Pereira Baloqui
Cintia de Castro Fernandes
Daiane Saraiva de Saraiva
Debora Soares Moreira
Dielem da Silva Britto
Fabiane da Silva Suanes
Jane Ester Vidal Munhos
Larede Lopes Saraiva
Lucia Elena Silva de Oliveira
Luciane Soares Alves
Maria Angelica Ferraz Suanez
Maria de Fatima Trindade Munhos
Maria de Lourdes Saraiva Pinto
Maria Gislaine Rocha Alves
Marisia Teresinha Saraiva de Saraiva
Nilciane Teixeira da Rosa

Os juramentistas foram
No curso Amostrador de Minério- Carina Trindade
No curso Auxiliar de Cozinha- Beatriz Pereira Baloqui

Orador do curso Amostrador de Minério- Dalva Girlei Munhos de Oliveira
Orador do curso Auxiliar de Cozinha- Daiane Saraiva de Saraiva

Paraninfa do curso Amostrador de Minério- Professora Camila Esmeris
Paraninfa do curso Auxiliar de Cozinha- Professora Wanda Martins.

O evento durou aproximadamente duas horas e meia e ao final os formandos receberam cumprimentos de familiares e amigos.

Foi feito um agradecimento especial às equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da IFSUL, sem o qual não teria sido possível a realização do evento.

Foi feito ainda agradecimento à direção das Escolas Licínio Cardoso, Dr. Claudio Bulcão; à Câmara de Vereadores e Secretaria de Turismo nas pessoas de Paulo Sérgio e Rosa Helena, responsáveis pela decoração do local e à fotógrafa Nina Chiappetta Boeira pela cobertura fotográfica do evento.

Por último foi feito um agradecimeto à Professora Elisa, diretora do Instituto Dr. Bulcão e sua equipe, que nos cederam este espaço para realização da formatura.

FONTE: Assessoria de Imprensa de Lavras do Sul (Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas