Links informativos

Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

terça-feira, 29 de julho de 2014

PAMPA GAÚCHO: As delegações estrangeiras estão chegando a Caçapava do Sul para a Festa Mundial do Folclore

Na manhã desta terça-feira, dia 29, os grupos que integram a 10º Festa Mundial do Folclore, Brasil, Argentina, Uruguai, Hungria, França e Africa do Sul, foram recebidos no Gabinete do Prefeito Otomar Vivian, para simbolizar o início oficial da maior festa cultural da região.

Na oportunidade, o Prefeito entregou para cada delegação, o decreto de Hospedes Oficiais do Município aos integrantes e os diretores de cada grupo, além de uma lembrança que foi entregue pela Secretária de Cultura e Turismo, Maria Alice dos Santos. Na oportunidade as delegações presentearam o Prefeito com uma lembrança de seus países.

A cerimônia teve a tradução, que foi comandada pelo professor Irajá Lemos e por uma integrante da delegação da Hungria.

O Diretor do Grupo de Arte Nativa Os Chimangos, Luiz Delfino Albarnaz, fez o uso da palavra para agradecer a todas as delegações que vieram a Caçapava do Sul para esta festa, que há mais de um ano está sendo planejada e agradeceu a Prefeitura pelo apoio ao evento, sendo um trabalho de parceria.

O Prefeito parabenizou todos os grupos pela organização, principalmente Os Chimangos e disse que cada integrante dos Países que visitam Caçapava para esta integração cultural serão muito bem recebidos pela comunidade, declarando todos os bailarinos e diretores dos grupos como hospedes oficiais do município de Caçapava do Sul.

Participaram ainda da cerimônia, a Primeira Dama, Rosa Vivian, todos os Secretários Municipais, o Presidente da Câmara, Peter Linhares e a imprensa local.

O desfile das delegações na rua 15 de novembro será na sexta-feira, dia 1º, as 14h, e as apresentações no “ Melão” serão nos dias 1º e 2º de agosto.

Confira abaixo os grupos que irão participar da Festa Mundial do Folclore

Grupos Participantes
África do Sul
Grupo Dikwena Tse Botse Tsa Ga-Matsepe
Cidade de Ga-Matsepe - Tafelkop - Boleu
Diretor: Mr. M. W. Mohlala

Argentina
Conjunto de Arte Folklorica Del Plata
Cidade de Buenos Aires
Diretoras: Irma Nieva e Maria Eva Nieva

França
Grupo Les Mainatges de Montreal
Cidade de Montreal
Diretora: Alaux Roselyne

Hungria
Grupo Szatmárcseke Folklór Csoport 
Cidade de Szatmárcseke
Diretor: Sarkady Pál

Uruguai
Grupo Los Horneros
Cidade de Rio Branco
Diretores: Jerry Medina e Lilian Sanchez

Brasil
Grupo de Arte Nativa “Os Chimangos”
Cidade: Caçapava do Sul

FONTE: Lorenzo Stefani / Via Farrapo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

No Facebook

Postagens mais visitadas