Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

quarta-feira, 25 de junho de 2014

RURAL: Programação do VI Seminário O Pampa e o Gado

O Parque de Exposições do Sindicato Rural de Lavras do Sul recebe nos dias 10 e 11 de julho, a sexta edição do Seminário "O Pampa e O Gado". O evento por tem objetivo difundir a pecuária sustentável, conservacionista do Bioma Pampa. Maiores informações pelos telefones (55) 3282-1020 ou (55) 3282- 1256.

Programação do 6º Seminário O Pampa e O Gado

Dia 10/07 (quinta-feira)
MANHÃ
8h  - Inscrições
8h45min – Abertura – engenheiro agrônomo – Jorge Afonso Fabrício de Souza (Sindicato Rural de Lavras do Sul)
9h – Painel Cadastro Ambiental Rural
9h – Índice de Conservação dos Campos Nativos – engenheiro agrônomo – Marcelo Fett Pinto (Alianza Del Pastizal)
9h 30min – Cadastro Ambiental Rural – biólogo Leonardo Urruth (SEMA/Defap)
10h – Intervalo para café
10h15min – O setor produtivo e o CAR – zootecnista Eduardo Condorelli (Senar-RS)
10h45min – Encaminhamentos para plenária – moderador – Luís Fernando Perello (secretário adjunto da SEMA)

TARDE
14h – Painel a Soja no Pampa: invasora ou aliada – apresentação pelo zootecnista Davi Teixeira (SAI)
15h – Encaminhamentos para a plenária – moderador – engenheiro agrônomo Carlos Nabinger (Ufrgs)

Depoimentos de produtores rurais
Yara Bento Pereira Suñe (engenheira agrônoma)
Diogo Ferreira de Sousa (médico veterinário)
Leonardo Ardenguy (engenheiro agrônomo)
Murilo Gonçalves (médico veterinário)

Dia 11/07 (Sexta-feira)
MANHÃ
9h - Painel Oportunidades e Ameaças do Pampa
9h30min – Energia eólica – prefeito Alfredo Borges (Lavras do Sul)
10h – Intervalo para café
10h15min – A realidade da invasão biológica do javali e métodos de controle – engenheiro agrônomo Raul Cândido Paixão Coelho (ICMBio)
10h45min – O ‘annoni’ nos caminhos do vento – médico veterinário Bernardo Pötter (Agropecuária Caty)
11h15min – Encaminhamentos para a plenária – moderador médico veterinário Roberto Grecellé (Sebrae-RS)

TARDE
13h30min – Homenagem do Sindicato Rural a personalidade destaque do Pampa gaúcho
13h45min – Painel Experiências bem sucedidas
Controle do capim-annoni no campo nativo – médica veterinária Corália Medeiros (Fepagro) e engenheira agrônoma Zélia Castilhos (produtora rural de Rio Pardo)
14h25min – Guatambu: estância do vinho – médico veterinário Valter José Pötter (estância Guatambu, Dom Pedrito)
14h55min – Ovinofest: gastronomia em carne de cordeiro – produtor rural Dilermando Barros (Núcleo de Criadores de Ovinos de Lavras do Sul)
15h15min – Remate Alianza Del Pastizal – engenheiro agrônomo Fernando Adauto (Sindicato Rural de Lavras do Sul)
15h35min – Encaminhamentos para plenária – moderadora engenheira agrônoma Estefania Damboriarena
16h35min – Encerramento do VI Seminário O Pampa e O Gado.

FONTE: Sindicato Rural de Lavras do Sul / via Farrapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas