Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

segunda-feira, 16 de junho de 2014

RURAL: Égua de Lavras do Sul garante credenciamento no Freio de Ouro 2014

Em clima de Copa do Mundo no Brasil, a classificatória do Freio de Ouro ocorrida neste final de semana em Esteio (RS) revelou mais oito classificados para a grande final que será realizada no primeiro final de semana da Expointer, em agosto. Os ginetes vestiram o colete amarelo em homenagem à Seleção Brasileira e entraram em pista para garantir o lugar na disputa.

Depois de dois dias de muita chuva, o que exigiu dos conjuntos maior atenção e força. Mesmo com o domingo ensolarado, a pista embarrada trouxe dificuldades para os competidores. Entre as fêmeas a vencedora foi Divisa De Los Campos, da Estância Vendramin, de Palmeira (PR). Já entre os machos o primeiro lugar desta etapa do ciclo ficou com Farandola da Mangueira Velha, da Cabanha Cinco Estrelas, de Braço do Norte (SC).

De acordo com um dos jurados, Carlos Loureiro de Souza - que dividiu a responsabilidade do julgamento com Frederico Sastre e Sandro do Amaral – o nível de exigência acabou sendo maior por causa das adversidades climáticas, ainda assim, a pista contribuiu. “Ela colaborou, pois se manteve firme”, destaca. 

Com relação aos vencedores, Souza avalia que tanto o macho quanto a fêmea foram muito bem conduzidos, além da performance de destaque em ambos os casos, assim como os demais competidores que também se apresentaram bem na seletiva.

Confira aqui os resultados (ainda não homologados pela ABCCC):


Fêmeas
1º lugar
Divisa de Los Campos, filha de Mackena Guindo e AS Malke Mimosa; criador e expositor Aldo Vendramin; Estância Vendramin, Palmeira-PR
Ginete: Fábio Teixeira da Silveira
Média: 20,056

2º lugar
La Rienda do Angoera, filha de Ultimato da Reconquista e Favorita da Angoera; criador e expositor Gaspar Estevão Volkweis, Cabanha Angoera, Triunfo/RS
Ginete: Filipe Braga Silveira de Ávila
Média: 19,494

3º lugar
PO Bajo El Alma, filha de Lutador do Purunã e La Tribuna Campera; criador e expositor Gonçalo Porto Silva; Estância Don Marcelino, Lavras do Sul/RS
Ginete: Raul Lima
Média: 19,490

4º lugar
Guerreira Charrua, filha de Entrevero Charrua e Jornada do Rincão; criador e expositor João Rouget Pérez Wrege; Cabanha Os charruas, Jaguarão/RS
Ginete: Ricardo Gigena Wrege
Média: 19,257

Machos
1º lugar
Farandola da Mangueira Velha; filho de Estimado da Terra Nativa e JA Umbanda; criador Leandro Luís Vieira, expositor Bertilo Schlickmann; Cabanha Cinco Estrelas, Braço do Norte/SC
Ginete: Fagner Crescencio
Média: 20,493

2º lugar
Piraí 1630 do Senhor, filho de Senhor de Santa Thereza e Firmeza 1232 do Honero; criador Paulo Tavares Móglia,
expositor Péricles Druck, Paulo Souto e Matheus Santos
Parceria a Lo Largo e CT Flores, Rio Pardo e Palmeres do Sul/RS
Ginete : Deivi Flores
Média: 19,771

3º lugar
BT Trevo, filho de BT Jade e AS Malke Honesta; criador Flávio Bastos Tellechea, expositor Elemar Martins e Vania de Almeida; Cabanha Elemar e Almeida Martins, Eldorado do sul/RS
Ginete: Antonieto Rosa
Média: 19,314

4º Lugar
Vivaracho da Rio Bonito, filho de Mapaxe da Rio Bonito e Baiuca da Rio Bonito; criador e expositor Agropecuária Rio Bonito Ltda; Cabanha Rio Bonito, Ponta Grossa/PR
Ginete: Daniel Teixeira
Média: 18,631

FONTE: Nestor Tipa Júnior - ABCCC / via Farrapo

PO Bajo el Alma, de Lavras do Sul (Foto: Fagner Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas