Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

terça-feira, 3 de junho de 2014

PAMPA GAÚCHO: Aceguá promove atividades sobre o Meio Ambiente

Na próxima quinta-feira (05), comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o objetivo de incentivar os escolares na conservação e preservação do meio ambiente, o município de Aceguá desenvolverá atividades nos próximos dias 05 e 06 de junho. A programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente é uma organização da Prefeitura de Aceguá, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Emater.

As atividades são voltadas às escolas municipais e estaduais de Aceguá. A abertura está prevista às 9h30 de quinta-feira (05/06), no Ginásio Municipal da Escola Nossa Senhora das Graças, com o concurso “Minha escola cuida do meio ambiente”. 

Para participar do concurso, cada escola deverá apresentar ações que já desenvolve em relação ao ambiente e um projeto que deverá desenvolver. A avaliação será realizada por uma comissão, composta por três jurados, que definirá o projeto vencedor. A partir disso, haverá uma nova avaliação que julgará se o projeto será custeado em parte ou no todo. Entre os critérios a serem observados estão o envolvimento dos alunos e da escola, o aproveitamento dos resíduos orgânicos e do lixo, assim como a criatividade.

Haverá ainda visita à cascalheira e divulgação da escola vencedora com entrega de certificado. No concurso realizado em 2013 o projeto vencedor foi da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pioneira, que construiu uma casa de garrafas pets e como prêmio ganhou o telhado da casa. À tarde, a atividade acontece na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, onde ocorrerá a entrega da composteira e de mudas. Haverá também sorteio de uma bicicleta. Às 15h, será montada uma tenda no canteiro central, com distribuição de folders, sacolas ecológicas e mudas.

Na manhã de sexta-feira (06/06), é a vez da Escola Estadual Conquista do Jaguarão e E.M.E.F. Pioneira receberem a atividade. À tarde, as ações serão desenvolvidas nas Escolas Francisco de Paula Pereira e Barão de Aceguá. Em todas haverá entrega de composteira, distribuição de mudas e sorteio de bicicleta.

A “Gincana de recolhimento de lixo eletrônico” também integra a programação da Semana do Meio Ambiente de Aceguá. As escolas terão até dia 05 de junho para recolher o lixo eletrônico proveniente dos alunos, professores e comunidade escolar. O lixo eletrônico é composto por materiais, como telefones celulares, baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros. No dia 06 de junho, o caminhão de recolhimento passará nas escolas para coletar o lixo eletrônico, que será pesado e a escola que arrecadar mais será a campeã da Gincana. A premiação será um kit esportivo contendo 12 coletes, duas bolas de futebol, duas bolas de vôlei e duas bolas de handebol.

Conforme a extensionista social da Emater Luana Alves, as entidades organizadoras da Semana do Meio Ambiente decidiram trabalhar, neste ano, com os alunos, pois acreditam que “as crianças são os principais agentes de mudança da sociedade. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, mais chances de despertar a consciência pela preservação”, afirma.

FONTE: Franceli Couto / Imprensa Emater/Bagé - Via Farrapo

(Foto: Emater-Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas