Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

terça-feira, 27 de maio de 2014

PAMPA GAÚCHO: Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul, em Bagé

Fonte: Vaviane Zanella / Embrapa

Apresentar temas para o desenvolvimento tecnológico e setorial da vitivinicultura na Campanha Gaúcha será o foco do IX Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS. O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de junho, no Clube Comercial, em Bagé (RS).

O seminário visa contribuir para a competitividade do setor, trazendo renomados palestrantes que irão abordar temas como incertezas climáticas, gastronomia, enoturismo, suco de uva orgânico e ações para o desenvolvimento da vitivinicultura, no dia 5 de junho (veja programa completo abaixo). Já na sexta-feira, dia 6, os participantes realizarão uma visita orientada à Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito (RS).

Um dos destaques da programação será o painel relacionado ao Projeto Desenvolvimento da Indicação de Procedência Campanha para vinhos finos e espumantes, que tem como principal objetivo criar as bases para o desenvolvimento ordenado da produção vitivinícola na região da Campanha, a partir de uma série de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Entre os assuntos que serão apresentados por pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, instituição que lidera o projeto, estão as estratégias para avaliação dos vinhos, manejo da planta e indicação geográfica.

O IX Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS é uma promoção de Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Emater-RS/Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha. O público-alvo do evento são empresários, vitivinicultores, técnicos, estudantes e lideranças setoriais e políticas.

O valor da inscrição para o Seminário é de R$ 25,00. Mais informações sobre o evento com o Comitê de Fruticultura da Metade Sul - e-mail: comitefrut@gmail.com  ou  telefones: (53)8437-4809 ou (53)8411-3071.


Dia 5

9h - Abertura

9h45 - Palestra de abertura: "A vitivinicultura frente às incertezas climáticas presentes e futuras".

Palestrante: Evaristo Eduardo de Miranda (Embrapa Monitoramento por Satélite)

11h  Painel: Gastronomia e enoturismo.

Moderador: Jorge Luiz Hoffmann (Câmara Setorial da

Vitivinicultura do RS)

11h  Palestra 1: Gastronomia. Painelista: Jussara Dutra (Palácio Piratini)

11h25  Palestra 2: Enoturismo. Painelista: Ivane Fávero (Secretaria de Turismo de Garibaldi)

11h50  Discussão

12h Abertura da Mostra de Vinhos da Campanha Gaúcha

12h10 - Almoço

14h - Painel: O Projeto Sibratec/Recivitis "Vinhos da Campanha" e a abordagem

tecnológica para vitivinicultura regional.

Moderador: José Fernando da Silva Protas (Embrapa

Uva e Vinho)

14h -Palestra 1 - Indicação Geográfica Vinhos da Campanha - Painelista: Jorge Tonietto (Embrapa

Uva e Vinho)

14h30 -Palestra 2 - Estratégias do Projeto para manejo da planta - Painelista: Henrique Pessoa

dos Santos (Embrapa Uva e Vinho)

15h -Palestra 3 - Estratégias do Projeto para avaliação da qualidade dos vinhos da Campanha-

Painelista: Celito Crivellaro Guerra (Embrapa Uva e Vinho)

15h45 -Intervalo

16h  Ações do Ibravin para desenvolvimento da vitivinicultura- Palestrante: Carlos R. Paviani

(Ibravin)

16h45 - Palestra: Produção de suco de uva orgânico: experiências da Serra Gaúcha e potencial

para a metade Sul do RS

17h45 - Coquetel e degustação de vinhos da metade sul do RS

Dia 6

9h às 13h  Visita orientada à Guatambu Estância do Vinho (Dom Pedrito- RS)

Serviço:
O que: IX Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS
Quando: 5 e 6 de junho
Local: Clube Comercial, em Bagé (RS).

Informações e inscrições:  Comitê de Fruticultura da Metade Sul  e-mail: comitefrut@gmail.com  ou telefones: (53)8437-4809 ou (53)8411-3071.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas

Contagens Regressivas