Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

quarta-feira, 7 de maio de 2014

PAMPA GAÚCHO: Possibilidade de produção de carvão sustentável em Candiota

Um estudo para a exploração de carvão de forma sustentável deve ocorrer nos próximos 12 meses e garantir a instalação de uma usina de gaseificação do mineral em Candiota, na região da Campanha, até o início de 2017. A empresa norte-americana Synthesis Energy Systems (SES) e a representante no Brasil Vamtec S/A assinaram nesta quarta-feira, no Palácio Piratini, um memorando de entendimento para pesquisa de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

O investimento nesta primeira fase de avaliação deverá ser de 4 milhões de dólares, mas pode chegar a 450 milhões de dólares, quando for confirmada a planta. O presidente executivo da Vantec S/A, José Roberto Varella, explicou que ainda não está definido o modelo, mas ele acredita no tipo misto para suprir as demandas sazonais do país. Caso se opte pela geração de energia elétrica, os valores da implantação ficam entre 180 e 200 milhões de dólares. Já o tipo carboquímico chega a 450 milhões de dólares.

A produção anual prevista de metanol é de 300 mil toneladas. “Hoje são importadas 750 mil toneladas. Então, temos um mercado muito grande”, definiu Varella. “A ideia é aproveitar a infraestrutura existe da fase A e B de Candiota. Essas plantas já estão interligadas com o sistema elétrico”, informou.

O governador Tarso Genro espera que a empresa assine, ao final dos 12 meses previstos de estudo, o protocolo de instalação. “O Rio Grande do Sul está passando por um ciclo muito importante nesse processo de desenvolvimento e sustentabilidade”, ressaltou. A diretora global da Synthesis Energy Systems, Alma Rodarte, também participou do ato de assinatura.

O contato com a empresa começou em uma missão do governo à China em 2013, país que produz energia a partir de um carvão muito semelhante ao existente no Estado, segundo o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, que coordena o Grupo de Trabalho da Carboquímica, criado em março. “Temos essa riqueza fabulosa que, por motivos ambientais, ainda não era explorada”, observou. “É um passo enorme na área do desenvolvimento”, destacou, lembrando da importância para a economia gaúcha, principalmente na região de Candiota.

O setor produtivo industrial comemorou a perspectiva de exploração do mineral. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor José Müller, disse que com as novas tecnologias o Estado poderá gerar gás e energia, cuja boa parte é comprada de fora. “Isso é um risco muito grande não só para a sociedade, mas também para as nossas indústrias. Indústrias sem energia elétrica não funcionam”, declarou. “Nós finalmente vamos recuperar o adormecido carvão mineral que temos em torno de 30 bilhões de toneladas enterradas”, disse.

Fonte: Karina Reif / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas