Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

terça-feira, 29 de abril de 2014

TURISMO: Prestação de serviços para os visitantes de Lavras do Sul


Lavras do Sul apresenta um grande potencial turístico. Além dos turistas que possuem familiares na cidade, há uma grande movimentação de pessoas de cidades vizinhas e também de outros locais do Estado e do País, sobretudo nos mesmes de verão, com o objetivo de acampar no Balneário do Paredão ou de passar o Carnaval e as férias de verão na cidade.

Já se registraram turistas de diversos países na cidade, como Portugal, Uruguai e República Tcheca, que já conheceram as belezas do território lavrense. A Secretária Municipal de Turismo é Daniele Moreira, nomeada em agosto de 2013.

Durante os últimos anos, atuou à frente da SECTUR a turismóloga Fernanda Ricalde Teixeira Carvalho.

Principais atrações turísticas de Lavras do Sul


A seguir, uma relação das principais atrações turísticas lavrenses, bem como símbolos e costumes locais do Município.




* Igreja Matriz de Santo Antônio: o principal templo religioso da cidade é a igreja Matriz de Santo Antônio, que foi erguida em um importante ponto antigo de mineração do ouro. Foi construída em estilo gótico no final do século XVIII e passou por sua última reforma em 2012. Atualmente, apresenta tons em azul e amarelo. Localiza-se junto à praça Licínio Cardoso, na esquina das ruas Santo Antônio e Pires Porto.

* Gruta Nossa Senhora de Lourdes: procurada por religiosos, proporciona uma bela vista panorâmica, por estar situada num dos pontos mais altos da cidade;

* Prédios Históricos: Dentre os principais prédios que compõe o patrimônio arquitetônico de Lavras do Sul, está o prédio do Centro de Alfabetização Professora Helena Ferreira, construído em 1913 e considerado um dos mais ricos e preservados do Município, sendo localizado na Rua Dr. Pires Porto.

* Ruínas do Engenho Belga: Localizadas nas terras particulares do Condomínio Chiappetta, a cerca de dez minutos do centro da cidade, as ruínas mostram antigos locais de mineração do ouro, que funcionavam há cerca de 100 anos. O local pode ser visitado mediante agendamento de visita com os proprietários.

* Casa de de Cultura José Néri da Silveira: A Casa de Cultura José Néri da Silveira teve sua inauguração em 14/09/1992. Localiza-se na Adão Teixeira da Silveira, 400, Centro, e sua construção é de 1910. Já foi sede da Prefeitura Municipal entre os anos 1960 e 1980 e abriga a Biblioteca Municipal Professora Anita Medeiros. Um grande acervo histórico do Município, com objetos e fotografias, é encontrado no local. Visite também o blog da Casa de Cultura, com mais de mil fotografias de seu acervo. A Casa de Cultura José Néri da Silveira funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Será reaberta oficialmente, após restauração de seu prédio e acervo, no dia 7 de maio de 2014. Apresenta grande acervo da memória local, além de realizar eventos culturais. Em 2013, a coordenadora é Rosa Helena de Carvalho Teixeira. Localiza-se na Rua Adão Teixeira da Silveira, 400, esquina Cel. Meza.

* Praça Dona Hermínia Ferreira de Souza: O padroeiro de Lavras do Sul, Santo Antônio, é homenageado nesta praça com um monumento, Localiza-se a duas quadras da entrada do Camping Municipal e apresenta uma escadaria, revitalizada em 2013. É o ponto de chegada da Procissão anual do dia 13 de Junho.

* Praça Licínio Cardoso: ponto de encontro do povo lavrense, sobretudo nas noites de verão, finais de semana e feriados, onde pessoas de todas as idades se reúnem; Abriga, em seu entorno, o Clube Comercial, o Telúrica Bar e a Igreja Matriz de Santo Antônio, além de um relógio digital, junto à mesma, instalado em 2013.

* Clube Comercial: inaugurado em março de 1910, é o mais tradicional clube da cidade. Atualmente encontra-se com suas atividades suspensas, devido a questões estruturais.

* Rincão do Inferno: propriedade particular localizada no interior do município e pertencente à família Ferreira , que apresenta formações rochosas, penhascos de granito e cânions com mais de 200 metros de profundidade, por onde se pode avistar o rio Camaquã com corredeiras em meio à mata nativa;

* Hotéis-fazenda e turismo rural: espalhados no interior do município, são ideais para os amantes do ecoturismo e do turismo rural. Os principais são a Estância São Miguel Arcanjo e a Fazenda Santo Antônio do Estreito.

* Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo (Sindicato Rural de Lavras do Sul): Batizado em homenagem a um dos primeiros presidentes do Sindicato Rural de Lavras do Sul, é um grande complexo, composto por Pista de Remates, pista de rodeios, restaurante, pavilhões e outras estruturas. Sua Pista de Remates é considerada uma das melhores do Estado para a realização de remates e leilões e possui ambiente climatizado. Três grandes eventos são realizados ao longo do ano no Parque: A ExpoLavras, realizada anualmente em novembro, considerando um dos maiores eventos de agronegócio da região; A OvinoFest, festival gastronômico que reúne o melhor da carne de cordeiro, e que estreeou em 2013 (a edição de 2014 já está confirmada para os dias 04, 05 e 06 de abril); e o Seminário O Pampa e o Gado, que ocorre anualmente em julho, e que discute as questões da pecuária sustentável (em 2013, contou com a presença do Governador Tarso Genro).

* Carnaval: Entre as maiores festas do Interior Gaúcho e Brasileiro, está o Carnaval lavrense (ou CarnaLavras), com a participação de mais de três dezenas de blocos e eventos ao ar livre. Em 2014, o evento está confirmado, em oposição a 2013, que não foi realizado por conta da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, no dia 27 de janeiro. No dia 4 de janeiro de 2014, será realizada a escolha da Corte dos Soberanos do CarnaLavras, no Ginásio Municipal de Esportes, com uma novidade: a confirmação de duas Cortes para a folia, a de 2013 (em homenagem ao Rei Momo, Altamiro Franco, falecido em julho de 2013) e a que será eleita para o próximo Carnaval. O CarnaLavras 2014 se realizará de 28 de fevereiro a 04 de março de 2014.

* Praia do ParedãoUma das mais belas atrações do Município, o Balneário da Praia do Paredão (Camping Municipal Zeferino Teixeira) conta com uma estrutura básica para camping, dois bares, canchas de areia para esportes, estacionamento, banheiros, playground e palco para shows (inaugurado em 2011), entre outros serviços. As águas dividem, por cerca de 100 metros, a faixa de areia de um cerro de média elevação, que forma uma espécie de parede, daí o nome do balneário. Símbolo natural da cidade, atrai muitos turistas de diversas regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil, especialmente nos meses de verão. Possui muito verde, areia grossa e fofa, uma ilha de areia e um camping municipal com infra-estrutura para o lazer. Há também a taipa, junto à represa do balneário, onde muitas crianças e adolescentes criam coragem e tomam banho, desafiando a profundidade do local. O Paredão constitui-se de uma barragem construída em função da Companhia Belga de Mineração, que montou uma usina de tratamento de minério, aproveitando a queda d'águapara a força necessária à movimentação das máquinas, isto no início do século XX. Localização: Bairro do Hospital, acesso principal na Rua Cel. Meza, sentido centro-bairro, Rua Santo Antonio até a passarela e continuação pela Rua Glênio Peres até o portão principal do Camping Municipal.
Em 1977 o então Prefeito Ítalo Bayard La-Rocca Teixeira iniciou o projeto "Praia do Paredão".

* Chafariz da Praça das Bandeiras: Tradicional monumento localizado na Praça das Bandeiras, na decida da Rua Dr. Pires Porto em direção à Av. Cel. Galvão. Em algumas oportunidades, recebe iluminação especial, embelezando ainda mais a cidade.

* Arquitetura de origem e influência portuguesa: pode ser encontrada na maior parte das habitações da cidade, inclusive na Praça Licínio Cardoso.

Para maiores informações turísticas de Lavras do Sul, entre em contato com a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Cultura e Esporte - Rua Dr. Pires Porto, 351; telefone (55) 3282 1239; funciona de segunda a sexta, das 8:30h às 14h - E-mail: turismodelavras@gmail.com

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

HOTÉIS E POUSADAS
* Hotel Central (55) 3282-1321 - Rua Dr. Pires Porto, 221
* Hotel Pousada La-Bella (55) 3282 1003 - Rua Dr. Bulcão, 94
* Hotel-Pousada Terra do Ouro (55) 3282 1125 - Rua Dr. Pires Porto, 216
* Pousada Raio do Sol (55) 3282 1039 - Rua Dr. Pires Porto, 643
* Hospedaria Santa Vitória (55) 9987 9680; 9115 3165 - Rua Cel. Galvão, 635
* São Marcos Turismo Rural - (53)9959 8919; 8138 2665; (55) 9708 1171
* São Miguel Arcanjo - (55) 997 5312
* Campin Municipal Zeferino Teixeira - (55) 3282 1239

TÁXIS
* Anacleto (55) 99741323
* Aurea (55) 99976974
* Eliane (55) 91212535
* Francisco de Assis (55) 99816536
* Ieldo (55) 99018188
* Jose Candido (55) 99190646
* Jose Lopes (55) 99972816
* Jossi Cleber (55) 99772631
* Júlio (55) 99675841
* Luis Augusto (55) 99618579
* Marco Antônio (55) 99944365
* Nadiane (55) 91353950

RESTAURANTES
* Restaurante Central - 3282 1839
* Temperu's - 3282 1134 - 9115 2419
* Parada Lanches - 3282 1464 - 9119 8390
* Telúrica Bar - 3282 1356
* Restaurante 3 Irmãos - 3282 1622
* Churrascaria Freitas - 3282 1317
* D'Gust Lanches - 9630 4542 - 9106 1036
* Garajão - 3282 2204
* Q'Dogão - 9117 1187 / 9992 3899
* Lancheria Terra do Ouro - 3282 1289 / 9100 3093 / 9970 0394
* Alquimia do Sabor - 3282 1514

FARMÁCIAS
* FARMÁCIA NICOLA - Rua Dr. Pires Porto, 346, (55) 3282 2100
* FARMÁCIA CENTRAL - Rua Dr. Pires Porto, 221; (55) 3282 1257
* FARMÁCIA AGAFARMA - Rua Dr. Pires Porto, 323; (55) 3282 1391; 3282 2113; 9971 5312 (emergência)

SERVIÇOS DIVERSOS
BRIGADA MILITAR - 190; telefone (55) 3282 1155, 3282 1070
CEEE - telefone (55) 3282 1139
CORSAN - telefone (55) 3282 1601
CORREIOS - Rua Dr. João Bulcão, 330; telefone (55) 3282 1399; funciona das 09h às 17h (intervalo das 12h às 13:30h)
DELEGACIA DA POLÍCIA CIVIL - R. Dr. Pires Porto, 40 (quase esquina com a Cel. Galvao); telefone (55) 3282 1329, 3282 2006; funcionamento 24 horas
FUNDAÇAO MÉDICO HOSPITALAR DR. HONOR TEIXEIRA DA COSTA - Av. Nove de Maio, 141; telefone (55) 3282 1090
ESTAÇAO RODOVIÁRIA - Av. Cel. Galvao, 80; telefone (55) 3282 1777
CASA DE CULTURA JOSÉ NÉRI DA SILVEIRA - Rua Adao Teixeira da Silveira, 400; telefone (55) 3282 1244
EMATER - telefone (55) 3282 1278

BANCOS E CAIXAS ELETRÔNICOS
Banco do Brasil - Rua Cel. Meza, 245, (55) 3282 1169
Banrisul - Rua. Dr. Pires Porto, 280, (55) 3282 1129
Sicredi - Rua Dr. Pires Porto, 539, (55) 3282 1396



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas