Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

segunda-feira, 28 de abril de 2014

BIOMA PAMPA: Caracterização das subdivisões do bioma no Rio Grande do Sul

Dentro do Bioma Pampa, podemos classificar algumas sub-regiões geomorfológicas. As principais são:

a) Serras do Sudeste: baixo planalto de origem sedimentar e proterozoica, bastante trabalhado por processos erosivos, que constituem as maiores altitudes do Bioma Pampa (entre 400 e 600 metros, no máximo). Há ramificações em sua extensão, como as serras das Encantadas, dos Tapes, de Caçapava e do Herval, que formam cadeiras de cerros e morros levemente elevados. Localizam-se, através de uma forma triangular, com vértices em Dom Pedrito, Jaguarão e arredores de Porto Alegre, englobando cerca de 50 mil km². Apresenta um grande potencial mineralógico (cobre, calcário, talco, ouro e outros minerais de significativo valor econômico), além de condições próprias para o ecoturismo, nas Minas do Camaquã, Guaritas e Pedra do Segredo (em Caçapava do Sul);

b) Campanha: englobando áreas de Bagé, Dom Pedrito, parte de Lavras do Sul, São Gabriel e arredores, constituem-se em um sistema de campos limpos e planos, com coxilhas arredondadas e gramíneas;

c) Coxilha do Haedo: forma de relevo que aflora entre os municípios de Alegrete, Rosário do Sul e Santana do Livramento e se estende por grande parte do território uruguaio. Elevações como a Serra do Caverá (Rosário do Sul), o Cerro Palomas (Livramento) e o Cerro do Jarau (Quaraí) são as mais típicas desta formação geomorfológica, que apresenta cerros de altitudes médias intercalados com espaços planos.

d) Fronteira com a Argentina: região basicamente plana, junto ao Rio Uruguai. Estende-se de Barra do Quarai a Garruchos e São Borja. Itaqui, Uruguaiana, Manoel Viana, Maçambará e Unistalda são alguns dos municípios da área em questão, que apresenta mais de 400 km de extensão norte-sul. Algumas áreas são semelhantes às savanas africanas, como no Parque Estadual do Espinilho, em Barra do Quarai.

e) Litoral e lagunas: o complexo lagunar do bioma pampa, originado a partir do recuo das águas do litoral há milhões de anos, forma o maior complexo de lagoas e lagunas do Brasil, estendendo-se de Torres ao Chuí. A Laguna dos Patos, a maior do Mundo, com cerca de 10 mil km², é a porta de entrada da navegação no Estado, ligando o Lago Guaíba, em Porto Alegre, ao Molhes da Barra do Rio Grande. Outras importantes lagoas são a Mirim (repartida entre Brasil e Uruguai) e a Mangueira. O litoral gaúcho é a maior faixa litorânea contínua do mundo, com 622 km de extensão, plano, baixo e com a presença de dunas de areia extensas. As lagoas costeiras servem de refúgio para aves migratórias.

f) outras regiões: Santa Maria, Cachoeira do Sul, Porto Alegre e grande parte da Região Metropolitana também fazem parte do bioma pampa. A Grande Porto Alegre, por constituir-se em uma intensa concentração urbana, apresenta poucas áreas intactas e grande atividade antrópica, em relação às demais áreas citadas nos itens anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas