Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

sábado, 29 de março de 2014

CULTURA: Regionalismos de Lavras do Sul

Diferentemente das gírias (que são efêmeras e pertencentes a uma dada época), os regionalismos são expressões locais que acabam enraizadas na linguagem cotidiana da população de um determinado lugar.
O lavrense utiliza diversas expressões oriundas do castelhano ou são adaptações e transformações de palavras de outros regionalismos, como Borracho (bêbado); pelego (couro de ovelha), bolita (bola de gude), pila (dinheiro), mandioca (em Porto Alegre, aipim), terneiro, bezerro (filhotes de gado), atracar (ir com muita vontade), e outras. É óbvio, também, que existem diversas gírias, entendidas apenas pelos nativos (o livro Lavras do Sul, na Bateia do Tempo, de Edilberto Teixeira, apresenta mais de 150, de diferentes épocas da história do município). Entretanto, pode-se estimar que o "dialeto lavrense" poder ter mais de 2 500 expressões. 

Alguns exemplos de regionalismos e expressões locais bastante utilizados pela população lavrense, acompanhados de observações

  • ATRACAR - Ir com muita vontade, com exagero: Filho, não te atraca nesse negócio!
  • BAITA - grande, enorme, de grande dimensão, de grande tamanho: Mas que baita chuva passou hoje de madrugada.
  • BEM DE BEM - Tudo ótimo, tudo tranquilo, tudo bem: Eu estou bem de bem, e tu?
  • BORRACHO - Bêbado, sob o efeito de álcool: Passou borracho a noite inteira.
  • CÁ DE LAVRAS - Típico de Lavras de Sul, dos lados do território de Lavras do Sul, pertencente a Lavras do Sul, que é de Lavras do Sul, aqui em Lavras do Sul: Cá de Lavras, se sente a paz e tranquilidade da Fronteira. A expressão é utilizada por diversos tradicionailistas locais, como o jovem Murilo Teixeira.
  • DAS LAVRA - Que é de Lavras do Sul, relativo a Lavras do Sul: Eu sou das Lavras com muito orgulho. Pode ser escrito ou falado tanto "das lavra" quanto "das lavras".
  • DE CAPA - Belo, bonito, formoso, muito bem elaborado: Esta carne de ovelha está de capa!
  • DOM PEDRITO - Setor ampliado do salão do Clube Comercial nos Anos 1980.
  • FOGO - Bebedeira, porre: Que fogo tomou aquele homem, meu Deus do céu!
  • GUABIROBA - Bebedeira, porre: Todo mundo estava naquela festa numa baita guabiroba a noite inteira.
  • LAVRINHA - Apelido carinhoso a Lavras do Sul.
  • LOCO - Esta expressão apresenta-se de forma figurativa, quer dizer "rapaz", "cara", "meu": E aí, loco? Foste lá no Clube, ontem?.
  • MANDIOCA - Aipim, macaxeira
  • MARA - Expressão muito utilizada pelas garotas adolescentes da cidade para dizer que está tudo ótimo: A festa de hoje à noite vai ser mara!. O termo foi consolidado a partir de uma frase bastante usada (bordão) no seriado Toma Lá Da Cá, da Rede Globo.
  • MATE - Chimarrão: Tchê, me dá um mate?
  • PILA - Dinheiro: A janta na Telurica custou vinte pilas. É falado, geralmente, no singular ("vinte pila")
  • QUINQUINCUERA DE LATINCUERA - Antiga saudação noturna de serenatas (cantorias à noite) do Bloco Vai de Qualquer Geito (VG).
  • TERRINHA - Apelido carinhoso a Lavras do Sul
  • TITITI - Tipo de sanduíche com catchup, muito apreciado e que só existe no Telurica Bar, no centro da cidade.
  • VEM TE METÊ - Expressão que quer dizer algo como "atreva-se", "arrisque-se" ou então "aproveite"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas

Contagens Regressivas