Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PAMPA GAÚCHO: Conheça um pouco mais da História de Bagé

Pela forte presença de imigrantes, justifica-se a fundação da Sociedade Espanhola, em 1868, a primeira do Brasil e a segunda de toda América do Sul.

Em 1871 são fundadas a Sociedade Beneficência Portuguesa e Sociedade Italiana, todas em atividades até os dias de hoje. 

Em 1872 acontece a fundação do Teatro 28 de setembro.

Em 1885, Bagé já promovia exposições de pinturas organizadas por Ricardo Giovaninni, italiano, professor de artes que veio fixar residência em Bagé.

Em 1888 cria-se a primeira Sociedade Literária de Bagé denominada “Sociedade Literária Culto às Letras”.

Nesse mesmo período é significativamente crescente a população do município e o número de novas edificações, assim como várias obras no setor administrativo, tais como o início do calçamento das principais ruas, a construção do prédio da Intendência (1900), o funcionamento do telefone (1901), a inauguração do Matadouro Municipal (1899), o início da construção da Hidráulica (1902) e a colocação da pedra fundamental do pavilhão dos tuberculosos na Santa Casa (1903)- Bagé foi a primeira cidade no Estado a iniciar este tipo de construção, exemplo de preocupação com a saúde da população.

Em 1899 ocorreu ainda a inauguração da usina, passando Bagé a ser a primeira cidade do RS a ter luz elétrica.

A realização da primeira exposição-feira em 1903 e a fundação da Associação Rural no ano seguinte.
MENOS DE DOIS ANOS APÓS a invenção do cinema , na França pelos irmãos Lumiere, Bagé assistia ao primeiro filme, em 1897.

A fundação do Centro Gaúcho em 1899, o primeiro da cidade e talvez também o primeiro do Estado.
A inauguração do Conservatório Municipal de Música em 1904. Nesse mesmo ano é fundado o Colégio dos Padres Salesianos, o Colégio Auxiliadora, e no ano seguinte, o Colégio das Freiras, atual Colégio Espírito Santo.

FONTE DAS INFORMAÇÕES E DA IMAGEM: Bagé Rainha da Fronteira (Facebook)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas