Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PAMPA GAÚCHO: Dois prêmios de turismo para Caçapava do Sul

A noite desta segunda-feira, dia 16, foi de festa e premiação às melhores práticas do turismo gaúcho com a divulgação dos 24 vencedores do 1º Prêmio Inovação do Turismo RS, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Promovida pela Setur, a iniciativa mobilizou diversas regiões do Estado e contou com 178 trabalhos inscritos em sete categorias – gestão e planejamento, estruturação de produto, atendimento/hospitalidade, entretenimento e lazer, acessibilidade e inclusão no turismo, sustentabilidade e promoção de produtos e destinos.

O projeto “Minas Outdoor Sports”, idealizado pelo empresário caçapavano Marcelo Spode foi premiado na categoria “Ecoturismo e turismo de aventura como alternativas de fomento e desenvolvimento regional”. O Parque de Turismo de Aventura foi implantado nas Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul.

O projeto “Tchê Amo Caçapava”, desenvolvido pelo Nidetur (Núcleo Integrado de Desenvolvimento Turístico) vinculado ao Projeto de Extensão da Unipampa “Empreendimentos Turísticos” recebeu premiação na categoria Turismo de Base Comunitária. A premiação foi recebida pela idealizadoras Patricia Freitas e Renata Miranda. A Secretária de Cultura do Município, Maria Alice Santos, prestigiou o evento.

A secretária do Turismo do Estado, Abgail Pereira, afirmou que a premiação buscou prestar uma homenagem aos projetos inovadores identificados pela secretaria ao longo dos três meses de execução do RS Mais Turismo nas 26 regiões turísticas do Estado. 

O júri que escolheu as melhores práticas do turismo gaúcho foi formado com jornalistas, especialistas dos setores público e privado e empresários. A entrega dos prêmios foi feita em conjunto com o show TãnTãngos do músico Hique Gomez.

CONFIRA A LISTA DE VENCEDORES
O Natal Luz de Gramado foi considerado pela comissão julgadora como Hors Concours.

Melhores práticas em gestão e planejamento
1.1 - Sistema de gestão do turismo/organização da governança regional e municipal:Organização da governança regional através da Amturvales – Vale do Taquari – Encantado

1.2 Inventário da oferta turística: Inventário da oferta turística do município do Rio Grande – Rio Grande

1.3 Plano de Desenvolvimento do Turismo: Plano municipal de turismo de Garibaldi – Garibaldi

1.4 Captação e destinação de recursos para atividade turística: Capta Prado - Antônio Prado

Melhores práticas em estruturação de produto
2.1 Ecoturismo: Ecoturismo e turismo de aventura como alternativas de fomento e desenvolvimento regional – Caçapava do Sul

2.2 Turismo religioso: Corpus Cristi e Romaria ao Frei Salvador – Flores da Cunha

2.3 Enoturismo: Rota dos Espumantes – Garibaldi

2.4 Turismo rural:Estrada do Sabor – Garibaldi

2.5 MICE:Vila Ventura Hotel – Eventos, Esporte e Lazer - Viamão

2.6Turismo cultural: Parque de Esculturas a Céu Aberto – Bento Gonçalves

2.7 Turismo de lazer: Reserva Cerro Chapadão: Um lugar inesquecível – Jaguari

2.8 Turismo de estudos e intercâmbio: Gramadozoo, o zoológico mais brasileiro do Brasil - Gramado

Melhores práticas em atendimento/hospitalidade

3.1 Inovação:Quinta da Estância 21 anos de inovação em educação, ecologia e lazer – Viamão

3.2 Interatividade: Parque de Esculturas a Céu Aberto: Bento Gonçalves

3.3 Qualificação da Mão de Obra: Desenvolvendo competências para o mundo do trabalho: A experiência dos comitês técnicos setoriais do Senac – Porto Alegre

 Melhores práticas em entretenimento e lazer
4.1 Melhor Parque Natural: Roteiro turístico - Parque Nacional da Lagoa do Peixe - Tavares

4.2 Melhor Evento/Festa: Fenachamp – Festa do Espumante Brasileiro – Garibaldi

4.3 Melhor Roteiro Turístico: O Quatrilho, Raízes Coloniais e Tour no Vale - Gramado

Melhor prática em acessibilidade e inclusão no turismo
5.1 Infraestrutura para portadores de deficiência - Acessibilidade Universal: Villa Bella Hotel Conceito – Gramado

5.2 Turismo de base comunitária: Tchê Amo Caçapava do Sul – Caçapava do Sul

Melhor prática em sustentabilidade
6.1 Suficiência energética: Benefícios do novo sistema de gestão sustentável: Pousada Blumenberg – Canela

6.2 Projeto: Coleção de artesanato Cantina Benta – Bento Gonçalves

Melhor prática em promoção de produtos e destinos
7.1 Estratégia de promoção: Divulgação Internacional de Gramado - Gramado

7.2 Marca: Marca de Garibaldi - Garibaldi

Por Marcelo Marques
Com informações da Setur-RS

FONTE: Farrapo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas