Links informativos

Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

INFRAESTRUTURA: RSC-473 recebe "homenagem" do compositor Mauro Ferreira



O renomado e premiadíssimo compositor nativista Mauro Ferreira encontrou uma maneira bem criativa para manifestar seu descontentamento com a situação da estrada que liga Lavras do Sul à Bagé, a famosa ERS-473. O poeta compôs um poema que traduz tudo o que a comunidade regional sente e pensa a respeito do assunto, pois a indignação é geral por parte de moradores de Lavras, Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel, da localidade de Torquato Severo e de pessoas que moram ao longo do leito desta que tornou-se uma das piores estradas do estado. A rodovia que recebe há décadas a promessa de asfaltamento está e esteve nas piores condições de toda sua história e hoje a indignação é geral. Movimentos sociais, protestos, manifestações clamam pelo cumprimento do contrato entre a empreiteira que venceu a licitação da obra de pavimentação da via com o Governo do Estado. Mas a obra anda a passos de tartaruga, e cresce a revolta com as condições de trafegabilidade da mesma. A reclamação é uma só: -Não dá mais para transitar. Alguns esforços ainda tentam amenizar a situação, e de vez em quando uma patrola dá uma ajeitada na estrada, mas após a primeira chuva o trabalho vai literalmente por água abaixo. Por tudo isso, e numa forma irreverente e criativa, bem peculiar ao seu estilo de trabalho, o poeta e compositor Mauro Ferreira que reside e trabalha em Lavras do Sul deu o recado à sua maneira, e num poema objetivo e verdadeiro mostra o que pensa a respeito da situação, confira: 

ESTRADA LAVRAS X BAGÉ 

O cenário persiste na paisagem, e o caminho resiste em dar passagem.
A angústia que parece interminável tornando o viajar insuportável. 
A saga de promessas e de planos renovados de quatro em quatro anos. 
A história de mentiras recorrentes que contamos pros nossos descendentes. 
A espera que transforma gente em ilha, distanciando os amigos e a família.
O caos para o turismo regional. A trava do intercâmbio comercial. 
Cemitério de carros que perecem no lodo e nos buracos que hoje tecem um rosário de quebras e de pânicos que só aumentam o lucro dos mecânicos. 
Calvário de estudantes tresnoitados que em busca do saber, sofrem calados. 
Dos pacientes que vão fazer análise. Dos padecentes da hemodiálise. 
Dos doentes que usam ambulâncias que atolam, e eternizam as distâncias. 
Do que podia ser 30 minutos, e são horas de mágoa e cocurutos. 
O surreal levanta-se do barro e as tropas vão mais rápido que os carros. O homem isolado por um brete no século do chip e da internet. 
Uns poucos operários sem alarde mateiam o descaso em plena tarde. 
Um ano de uma obra que se clama resulta em três quilômetros de lama. 
Um asfalto que tanto foi proposto transforma-se em piada de mau gosto. 
Caminho que une (?) Lavras a Bagé. Se um dia foi estrada, já não é. 

Mauro Ferreira, novembro de 2013.

FONTE DAS INFORMAÇÕES:  Assessoria de Imprensa Lavras do Sul 
FONTE DA IMAGEM: Manuela Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

No Facebook

Postagens mais visitadas