Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

FIM DE ANO: Confira a Retrospectiva 2013 de Lavras do Sul


Confira a seguir, os principais fatos ocorridos em Lavras do Sul ao longo de 2013

Janeiro 

No final da tarde do dia 1º, tomaram posse, na Praça das Bandeiras, o Prefeito Municipal, Alfredo Borges, a Vice-Prefeita, Fátima Rosa Moreira, e os nove vereadores, todos eleitos em 7 de outubro de 2012.
O dia 5 de janeiro foi marcado pela escolha da Corte do CarnaLavras 2013, que viria depois a se transformar em CarnaBlocos, face ao cancelamento do Carnaval Oficial do Município. Brunna Bittencourt, do bloco Festeja, foi escolhida a Rainha Adulta.
De 11 a 13 de janeiro, motoqueiros de todo o Estado Gaúcho estiveram presentes na quinta edição do Lavras Moto Acampamento.
Morre, no dia 27, Rui Elem Teixeira, empresário e símbolo lavrense do carnaval.

Fevereiro
Os blocos Baita Fogo e Vae de Qualquer Geito vencem o Torneio Interblocos Masculino e Feminino, respectivamente.
O CarnaLavras foi cancelado oficialmente devido a problemas técnicos e também sendo reflexo da tragédia ocorrida na Boate Kiss, em Santa Maria, no dia 27 de janeiro. Foram, no entanto, liberadas as celebrações carnavalescas nas sedes dos blocos, dando assim origem ao CarnaBlocos. Foi realizado de 8 a 12 de fevereiro, e mesmo não sendo oficial, o CarnaBlocos atraiu grande público para as ruas de Lavras e, igualmente, atraiu turistas de cidades vizinhas.
O Bloco Marilú homenageia Rui Elem Teixeira, seu fundador, falecido no final de janeiro, com um histórico desfile.

Março
O Bloco Baita Fogo, vencedor do InterBlocos Masculino, esteve disputando o circuito SESC Verão, em Torres, no Litoral Norte, e conquistou o segundo lugar na categoria futebol de areia masculino, realizando uma grande campanha.
Fátima Rosa Moreira, Vice-Prefeita Municipal, torna-se a primeira mulher a assumir o Executivo Municipal na História do Município. O fato ocorreu durante licença do Prefeito, Alfredo Borges.
O sushi (prato típico da culinária japonesa) é apresentado aos lavrenses no dia 29 de março, no Telúrica Bar.

Abril
A Companhia de Danças de Lavras do Sul apresentou-se na 34ª Semana Crioula Internacional de Bagé, no dia 14.
As Rádios Pepita FM e Local FM realizam grandes mateadas na Praça das Bandeiras, movimentando a cidade.
A OvinoFest é realizada com grande êxito, projetando o Município para o Brasil graças às potencialidades da carne de cordeiro e dos derivados de ovinos. Grandes meios de comunicação estaduais e nacional estiveram presentes no evento. Diversas atividades foram realizadas, como o Concurso de Churrasco, o desfile de vestuário a base de lã ovina e as oficinas de elaboração de pratos a base de Carne de Cordeiro, entre outras. O evento ocorreu entre 26 e 28 de abril, no Parque de Exposições do Sindicato Rural.
O Circo Alegria Popular realizou temporada na cidade, em lona montada próxima ao Hospital, atraindo pessoas de todas as idades ao seu espetáculo.

Maio
O III OuroDança reuniu mais de 50 grupos de dança de Lavras do Sul e também de Bagé e Bento Gonçalves, movimentando o Ginásio da Escola Licínio Cardoso.
No mesmo local, entre os dias 7 e 11 de maio, a Feira do Livro recebeu diversos nomes da cultura gaúcha, como a escirtora Carla Reverbel, o cineasta Zeca Brito e o poeta tradicionalista Gujo Teixeira (que lançou a obra Olhares da Minha Terra, que apresenta diversas imagens de fotógrafos lavrenses e textos de sua autoria). O Festival de Intérpretes também foi outro ponto alto da Feira, revelando jovens talentos lavrenses no tradicionalismo.
Ocorreu ainda, na Feira, a encenação da primeira peça de teatro da AURUM Cia Teatral, entitulada A Comédia da esposa muda, e dirigida por Maurício Luongo. (Fonte da imagem ao lado: Daniele Moreira)
Surgimento do grupo nativista "De Alma, Campo e Canção".

Junho
Equipe do Ibaré vence o Campeonato Municipal de Futebol de Campo.

Julho
No início do mês, o Governador do Estado, Tarso Genro, visita o Município durante o V Seminário O Pampa e o Gado.
Morre, no dia 25, o Rei Momo Altamiro Franco, figura folclórica no Município.

Agosto
Assinado o protocolo de intenções para a instalação de um parque eólico no interior do município.
Realizadas as conferências municipais de assistência Social e Cultura.
Rosa Helena assume a coordenação da Casa de Cultura José Néri da Silveira; Daniele Moreira passa a comandar a pasta da Secretaria Municipal de Turismo.

Setembro
Inaugurado o relógio digital da Praça Licínio Cardoso
Semana Farroupilha do Ibaré recebe recorde de público e tem a presença do Deputado Federal Afonso Hamm.

Outubro
Agência do Banco do Brasil sofre assalto; o episódio teve grande repercussão estadual e nacional.
Realizada a Gincana do I.E.E. Dr. Bulcão, com grande movimentação e sucesso, mobilizando a comunidade e os estudantes do Enisno Médio.

Novembro
Fotógrafos renomados estiveram no Município para o II Encontro de Fotógrafos de Campo, na Praça Licínio Cardoso.
Realizada a edição 2013 da ExpoLavras, no Parque do Sindicato Rural
Ocorre a primeira edição do Cine Fronteirinha, em parceria com o município de Bagé. Lavras do Sul leva três prêmios no evento (segundo lugar em melhor filme, melhor ator - Juca Teixeira - e melhor atriz - Millena Saraiva).
A escritora Maria Esther Gomes de Souza lança o livro "De Rio e Pedras" na ExpoLavras e na Feira do Livro de Porto Alegre.

Dezembro
O pecuarista e compositor Mauro Ferreira desenvolve poesia como forma de protesto pelo atraso nas obras de asfaltamento da RSC-473.
O poeta Gujo Teixeira recebe medalha da Assembleia Legislativa do Estado do RS, em cerimônia realizada em Porto Alegre.
Visita do goleiro Muriel, do Internacional, a Lavras do Sul se torna atração e tem grande repercussão nas redes sociais.
Morre, no dia 13, Cristina Carvalho, professora de educação física muito querida pelos lavrenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas