Links informativos

Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CULTURA: Resumo da 22ª Noite Lavrense de Poesia e Seresta

Foi realizada na sexta-feira, 11 de outubro, a 22ª Edição da Noite Lavrense de Poesia e Seresta, um dos mais tradicionais eventos culturais de nosso calendário anual, produzido pela Casa de Cultura José Néri da Cultura com o apoio da Secretaria de Turismo e demais secretarias municipais.

E no palco deste evento que acontece pela primeira vez ao ar livre, na área coberta da Praça das Bandeiras reuniu um grande público que se fez presente para assistir ás apresentações dos talentos locais.

Em todas as outras edições, o evento se realizou no Clube Comercial de Lavras do Sul mas em virtude da tragédia ocorrida em janeiro deste ano na Boate Kiss, em Santa Maria, partiu-se neste ano para novos horizontes, com novas ideias e uma certa inovação calculada, pois a essência, o espírito da festa foi integralmente preservado, e, segundo a responsável pela Casa de Cultura, professora Rosa Helena Teixeira, tão logo o clube esteja em condições, voltará a abrigar a festa.

Nesta 22ª edição, o que se pôde ver foi uma festa com muita qualidade e criatividade. Músicos e artistas de todo gênero lá estiveram para deixar sua contribuição: Dançarinos, cantores, instrumentistas, poetas e declamadores deram um verdadeiro show ao longo das apresentações que foram ao palco ao longo de quase três horas de programação, arrancando aplausos da plateia.

A abertura se deu  com uma belíssima apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Dr. Crispim Raimundo de Souza, coordenada por Paulo Sérgio Corrêia.

Desfilaram pelo palco do evento os seguintes artistas:

Grupo Marcas do Tempo, Jaudenes Moreira Lopes,  Johnson Luís Freitas, Luís Esquírio, Alzira Simões, Leandro Teixeira, Geraldino Simões Nascimento, Leandro Bagh, Daniel Simões, Anderson Rodrigues, Milene Teixeira, José Armando e Cleusa Tavares, Valério Mega, Neco Chiappetta, Maria Esther Gomes de Souza, Sávio Prestes, Jocinei Junior, o Juninho, Igor Mastroiano, Ildemar e Maickson Benites.

E fica um agradecimento especial à Ane Rose Lopes, coordenadora do Grupo Vem Dançar, que esteve encarregado do Bar do evento, ao Dr. Ari Schmitt, secretarias de turismo, saúde, meio ambiente, obras e transportes, Linguiça e Cia, Loja In Cena, Comeve Supermercado, Mercado Bitencourt e CTG Querência das Lavras, e a todas as pessoas que de uma forma ou de outra contribuíram para o brilho desta grande festa.

A Casa de Cultura, com 22 anos de existência foi fundada em 10 de outubro de 1991 e é uma entidade integrada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e abriga em suas dependências o acervo cultural e histórico de Lavras do Sul através de fotos, livros, registros e objetos existentes no museu que funciona no local, destacando principalmente a história da mineração e exploração aurífera, que deram origem ao município.

Atualmente está sendo feita a reforma da biblioteca pública e do museu.

Ao final da realização do evento, a Rosa Helena Teixeira concedeu entrevista à equipe da Assessoria Municipal de Imprensa e falou de sua satisfação pelo sucesso da festa.

Na foto, Anderson Rodrigues e Milene Lopes Teixeira, em apresentação de tango.

FONTE DAS INFORMAÇÕES E DA IMAGEM: Assessoria de Imprensa de Lavras do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

No Facebook

Postagens mais visitadas