Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

domingo, 28 de abril de 2013

PAMPA GAÚCHO: Encontro Binacional de Prefeitos, Intendentes e Alcaldes de Fronteira do Brasil e do Uruguai


O Comitê Binacional de Prefeitos, Intendentes e Alcaldes de Fronteira do Brasil e do Uruguai realizou uma reunião com dirigentes municipais brasileiros e uruguaios em Aceguá, ontem (16.04), dia em que a cidade comemora 17 anos de emancipação político-administrativa. Na oportunidade, foram debatidas políticas de integração fronteiriça que o comitê levará até Brasília para o 2º Encontro das Cidades de Faixa de Fronteira, no dia 23 de abril. O Prefeito Otomar Vivian esteve presente no encontro e fez parte de um dos grupos de trabalho

Na ocasião, o prefeito de Bagé Dudu Colombo, que também preside o Comitê, coordenou todos os trabalhos do evento. “Mais de 20 cidades participaram da ação. Além disso, tivemos uma grande representação de várias entidades. Através do debate, vamos levar aos nossos governos nacionais as demandas para o desenvolvimento das cidades da faixa de fronteira, pois ainda em abril, levaremos para Brasília, os principais temas para pleitear junto ao Governo Federal”, salientou.

Presente no evento, o cônsul geral do Brasil em Rivera/Uruguai, Vitor Goberto enfatizou que a reunião apresenta um conteúdo emblemático. “Precisamos de políticas voltadas para a fronteira”, afirmou. Já o prefeito de Aceguá, Júlio César Pintos falou sobre a importância do evento e destacou o aniversário da cidade. “Estamos focando a integração das cidades de fronteira para que elas sejam desenvolvidas”, declarou.

Durante o encontro, foram divididos quatro grupos de trabalho que abordaram os seguintes temas: preservação ambiental e saneamento; obra e infraestrutura nas regiões de fronteira; integração local entre as cidades gêmeas e livre circulação de pessoas.

Após o debate, foram apresentadas as propostas referentes aos temas citados acima. Além disso, Lucy Larrosa da Intendência de Cerro Largo apresentou o projeto “Governança Fronteiriça”. Logo após, foi a vez de Glécio Rodrigues, secretário do Desenvolvimento Econômico de Aceguá, falar sobre o Fórum do Desenvolvimento da Fronteira para as populações afrodescendentes do Brasil, Uruguai e Argentina.

Presentes

Estiveram presentes as seguintes autoridades: consejal Francisco Laxalte, representante da Intendencia de Rocha/Uruguai; o consejal Gonsalo Fernandes, representante da Intendencia de Lascano; o prefeito de São Gabriel, Roque Montagner; o prefeito de Santana do Livramento, Glauber Lima; o vice-cônsul de Rio Branco, Sérgio dos Santos; o prefeito de Dom Pedrito, Lídio Bastos; o prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Borges; cônsul do Uruguai/Bagé, Roberto Touriño; o prefeito de Pinheiro Machado, José Felipe Feira; o prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins; o prefeito de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Marrone; o representante do Governo Estadual, Espartaco Dutra; o prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Viviam; o prefeito de Hulha Negra, Erone Londero; a vice-prefeita de Alegrete, Maria de Fátima Castro; o alcalde de Bela União/Uruguai, William Cassere; o intendente de Cerro Largo/Uruguai, Sergio Botana; entre outros representantes de universidades brasileiras e uruguaias.



FONTE DAS INFORMAÇÕES: Jornal do Pampa
FONTE DAS IMAGENS: Fatima Rosa Moreira, Vice-Prefeita de Lavras do Sul (Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas