Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ENCICLOPÉDIA: Conceitos sobre a economia mundial

Esquina Democrática, em Porto Alegre, 2005. A economia é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento dos grande centros urbanos mundiais, além de influenciar na vida dos cidadãos.

A seguir, vamos colocar alguns conceitos referentes à economia mundial e o que ela influencia em nossas vidas.

Globalização da economia

A globalização consiste em uma mudança econômica, ocorrida em fins do século XX, com o aumento da interdependência entre empresas, governos e movimentos sociais.

A atual fase de desenvolvimento da economia está pautada na globalização, inciada nos anos 1990. A interdependência entre as economias e o acirramento da disputa dos mercados são algumas das principais causas deste fenômeno. Mais do que nas outras épocas da História Universal, há interligação das economias entre os países, com as decisões de algumas nações interferindo na vida de outras.

Já existia uma espécie de globalização na época de expansão marítima européia. Com o Descobrimento da América, em 1492, por Cristóvão Colombo, iniciou-se o desenvolvimento do mercantilismo, estimulando-se a procura de rotas comerciais da Europa em direção à Ásia e África, cujas riquezas seriam somadas às riquezas extraídas das Américas, como ouro e prata. O acúmulo de riquezas deu início à revolução industrial (fim do século XVIII), dando origem ao trabalho assalariado e aos mercados consumidores. Além disso, as invenções e a revolução científica e tecnológica deram origem à expansão dos setores industrializados e à exportação de diversos produtos. As corporações multinacionais surgiram no final do século XIX e cresceram ao longo do século XX. O mercado mundial chegou a todos os concorrentes.

Outros fatos que marcaram a trajetória da economia no mundo foram a Crise da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, que teve consequências negativas em todo o mundo, e a Revolução Russa, em 1917, que juntamente com outras revoluções, retiraram alguns países de uma inserção econômica e comercial mundial.

Os regimes fechados, aos poucos, passaram a sentir grande pressão econômica, e por fim acabaram realizando suas aberturas gradualmente.

Os efeitos da globalização são a troca instantânea de informações, realização on-line de negócios, instalação de unidades de empresas em diversas regiões do globo e integração mundial dos mercados financeiros.

A consequência negativa diz respeito a ocorrência de desigualdades socioeconômicas em muitos países, sendo necessárias políticas de planejamento para a distribuição igual das riquezas.

Dados Econômicos Mundiais

Segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), para o ano de 2009, dez países detém mais da metade do comércio mundial (51,9% do total):

* 1) Estados Unidos, com 10,6% do comércio mundial;
* 2) China, 9,7%
* 3) Alemanha, 7,6%
* 4) Japão, 4,8%
* 5) França, 3,7%
* 6) Holanda, 3,6%
* 7) Reino Unido, 3,2%
* 8) Itália, 3,0%
* 9) Coreia do Sul, 2,9%
* 10) Hong Kong, 2,8%

O Brasil ocupa 0 20º lugar no comércio mundial, com 1,3%

Segundo o Banco Mundial, com daods de 2011, os Estados Unidos possuem 21,6% do PIB mundial. O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma das riquezas produzidas por um país num ano. Depois, na ordem de riqueza, vem: China, Japão, Alemanha, França, Brasil, Reino Unido, Itália, Rússia, Índia, Canadá e Espanha. Apenas estes países compreendem 69,5% do PIB mundial, que foi contabilizado, no ano de 2011, em U$$ 70 trilhões. Os demais países compreendem 30,5% do PIB.

Blocos econômicos

A formação de blocos econômicos é outra característica da globalização. São grupos de nações reunidas para facilitar a circulação de mercadorias entre seus membros, ajudando a abrir as fronteiras de cada nação ao livre fluxo de capitais financeiros pelo mundo.

Existem quatro modelos básicos de blocos econômicos:

* a) Zona de livre-comércio, com redução e/ou eliminação de tarifas alfandegárias (exemplo: Nafta)
* b) União aduaneira, abre para o mercado interno e define regras para o comércio com países de fora do bloco (exemplo: União Africana)
* c) Mercado comum, com livre circulação de capitais, serviços e pessoas (exemplo: Mercosul)
* d) União econômica e monetária, onde os países adotam moeda única e a mesma política de desenvolvimento (exemplo: União Europeia)



FONTE DAS INFORMAÇÕES: Guia do Estudante Atualidade Vestibular + ENEM 2° semestre 2012. Ed. 16. São Paulo: Abril, 2012, pp. 128-131.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas