Links informativos

Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

terça-feira, 27 de novembro de 2012

RURAL: Os 76 anos do Sindicato Rural de Lavras do Sul


A Associação Rural de Lavras do Sul foi fundada em 27 de novembro de 1936, por iniciativa um grupo de ruralistas da região.

Segundo o site do Sindicato Rural: Em 29 de janeiro de 1952 começam as tratativas para aquisição de um imóvel para construção do parque de exposições, a escolha recaiu na área de 10 braças de sesmaria do Sr. Aristeu Barbosa, localizada no entroncamento da estrada Lavras - Ibaré, no corredor que faz ligação da mesma estrada com a rodovia estadual que liga Lavras do Sul a Caçapava do Sul. No ano de 1959 foi feito esboço de como seria o novo parque. O Sr. Aldo Abascal foi o encarregado a comprar mourões que fossem necessários para a construção do novo parque e a contratação de aramador. No ano de 1962 foi instalada a balança para pesar gado, por iniciativa dos senhores Aldo Abascal, Milton Leite e René Leal. Por proposição do senhor Aldo Abascal foi dado o nome ao parque de Olavo de Almeida Macedo.

Em cinco de novembro de 1966, foi realizada assembléia geral para votação da transformação da associação em sindicato. Passando a partir de então a funcionar como Sindicato Rural de Lavras do Sul, investido nas funções e prerrogativas de sindicato dos empregadores rurais.

No ano de 2000, na gestão do senhor Fernando Adauto Loureiro de Souza a Exposição Feira passou a chamar-se ExpoLavras, reunindo agropecuária, comércio, indústria e entretenimento.

Prestigiada por todos as entidades de classe, clubes, escolas, representações de classe, do povo, do comércio, constituindo-se verdadeiro patrimônio da Comunidade lavrense.

Em 2011, o Sindicato Rural é presidido pelo Sr. Francisco de Assis M. Abascal. Sua sede localiza-se na Rua Dr. Pires Porto, 240, no centro; telefone: (55) 3282.1020; e-mail: srural@farrapo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

No Facebook

Postagens mais visitadas