Links informativos

Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO: Informações sobre a prova do Processo Seletivo da UFSM

Manual do Candidato

No site da Coperves (www.coperves.ufsm.br), o candidato pode fazer o download do Manual do Candidato, com todas as informações sobre o processo. No site, também há outros informativos de interesse dos vestibulandos como o Guia de Cursos da UFSM e a relação das Leituras Mínimas Obrigatórias para o Concurso.

Processo Seriado X Processo Único

A UFSM prevê duas formas de ingresso: Processo Seletivo Único e Processo Seletivo Seriado. Saiba quais são as diferenças:

Processo Seletivo Seriado – Ao optar por esta modalidade, o estudante faz três provas seriadas (PS1, PS2 e PS3) e a redação. Cada prova contempla conteúdos relativos a um dos anos do Ensino Médio. Assim, o estudante pode optar por fazer a Prova Seriada 1 (PS1) ao final do 1º ano, a Prova Seriada 2 (PS2) ao final do 2º ano e a Prova Seriada 3 (PS3) e a redação ao final do 3º ano.

Processo Seletivo Único – É o vestibular, com três dias de provas, sendo três turnos dedicados às questões objetivas e um turno à redação.

Particularidades do Processo Seriado

- Conforme o Manual do Candidato, devido à alteração do número de questões nos próximos concursos, quem ingressar no Seriado neste ano deve concluir o processo até 2014. A exceção é para os alunos do Ensino Médio Profissionalizante ou Magistério que ainda não ingressaram no processo e só podem fazê-lo a partir de 2013, tendo como prazo para conclusão 2015.
- Segundo o Manual do Candidato, quem deseja refazer uma prova seriada precisa fazer uma nova inscrição e, com isso, acaba anulando o processo em andamento. Dessa forma, precisa refazer as etapas do Seriado ou optar pelo Único.

Provas

7 de dezembro (sexta-feira)

14h às 18h20 – PS1 e primeira prova do processo seletivo único – Serão aplicadas 38 questões, distribuídas da seguinte forma: Biologia (5), Física (5), Língua Estrangeira (8), Língua Portuguesa (5), Literatura Brasileira (5), Matemática (5) e Química (5).

8 de dezembro (sábado)

14h às 18h20 – PS2 e segunda prova do processo seletivo único – Serão aplicadas 52 questões, distribuídas da seguinte forma: Biologia (5), Física (5), Geografia (8), História (7), Língua Estrangeira (7), Língua Portuguesa (5), Literatura Brasileira (5), Matemática (5) e Química (5).

9 de dezembro (domingo)

8h às 12h20 – PS3 e terceira prova do processo seletivo único – Serão aplicadas 52 questões, distribuídas da seguinte forma: Biologia (5), Filosofia (8), Física (5), Geografia (7), História (8), Língua Portuguesa (5), Literatura Brasileira (5), Matemática (5) e Química (5).

16h às 18h – Redação para ambos os processos de seleção

FONTE: A Razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

No Facebook

Postagens mais visitadas