Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA DE 2019

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA DE 2019
Clica na imagem e confere!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

RELIGIÃO: Aspectos e características em Lavras do Sul



Santo Antônio, Padroeiro Municipal

A população do município é predominantemente católica, mas existem significativas comunidades de evangélicos e espíritas kardecistas. O padroeiro da cidade é Santo Antônio, comemorado em 13 de junho (feriado municipal). Nesta data, quermesses são realizadas, em estilo caipira, cultivando a tradição do santo padroeiro. Na foto ao lado, o monumento em sua homenagem, próximo ao Camping Municipal (Praia do Paredão).

Católicos:

O principal templo religioso da cidade é a igreja Matriz de Santo Antônio, que foi erguida em um importante ponto antigo de mineração do ouro. Foi construída em estilo gótico no final do século XVIII e passou por reforma em 1999, sendo pintada em tons em azul e amarelo. Em dezembro de 2011, a comunidade iniciou nova restauração do templo. Localiza-se junto à praça Licínio Cardoso, na esquina das ruas Santo Antônio e Pires Porto.

A Igreja Católica mobiliza grande parte da comunidade. A Casa Paroquial realiza constantes projetos sociais, catequese e diversos eventos religiosos e beneficentes, além das tradicionais missas.
A Paróquia Santo Antônio, fundada a 13/12/1847, pertence à Diocese de Bagé, que por sua vez pertence a Arquidiocese de Pelotas, antes Diocese, elevada a 13 de abril de 2011 pelo Papa Bento XVI.
Diversas festejos religiosos são realizados ao longo do ano, como as procissões do Divino, de Nossa Senhora de Lourdes, da Sexta-Feira Santa e os festejos juninos de Santo Antônio.
As festas juninas movimentam os colégios e a comunidade, sendo realizadas entre os meses de junho e julho. Utiliza-se a vestimenta caipira nas quermesses juninas, principalmente pelas crianças.

Igreja Matriz de Santo Antônio


Evangélicos:

Igreja Universal do Reino de Deus


Nos anos 2000, as igrejas protestantes e evangélicas tiveram um crescimento bastante significativo, sobretudo na sede municipal. Podemos encontrar cerca de dez igrejas evangélicas protestantes, pentecostais e neopentecostais espalhadas pela zona urbana, entre elas Testemunhas de Jeová, Universal do Reino de Deus, Assembleia de Deus, Internacional da Graça de Deus e a do Evangelho Quadrangular. Diversos cultos são realizados diariamente nos templos, ao som de música gospel e hinos de louvor.
Há também a presença de núcleos religiosos compostos por jovens, como a União da Mocidade da Assembleia de Deus de Lavras do Sul (Umadls). A congregação realiza anualmente encontros religiosos regionais com artistas de música gospel e cultos destinados aos adolescentes evangélicos do Município. Bandas Gospel locais representam o Município em eventos, como a Banda Hebrom, da Igreja Assembleia de Deus.

1º Encontro de Missões, evento realizado pela Assembleia de Deus de Lavras do Sul em dezembro de 2011 (Crédito: Assembleia de Deus de Lavras do Sul)
Espíritas:


O Espiritismo Kardecista também é bastante praticado pelos lavrenses. Mais de 4% da população frequenta o Centro Espírita Allan Kardec, no centro da cidade. O município possui um dos maiores índices proporcionais de espíritas kardecistas, do RS, segundo informações de pesquisa do IBGE, em matéria publicada no jornal Zero Hora, em 2008.
O Centro Espírita Allan Kardec realiza diversas atividades e palestras relacionadas à doutrina espírita, além de realizar semanalmente um programa de rádio na Pepita FM, voltado aos assuntos abordados nas sessões públicas da semana e também com entrevistas.

Centro Espírita Allan Kardec

Composição religiosa da população lavrense (IBGE, 2000):


Católica Apóstólica Romana: 6 635
Evangélica Protestante: 625
Evangélica Pentecostal e Neopentecostal: 937
Testemunha de Jeová: 34
Espiritismo Kardecista: 339
Umbanda: 18
Candomblé: 4
Novas Religiões Orientais: 14
Esoterismo: 6
Sem Religião: 541
Não Determinadas: 5
Composição religiosa simplificada (em % - IBGE, 2000)
Católicos = 81,83%
Evangélicos = 6,42%
Espíritas = 4,17%
Outras = 0,94%
Sem religião ou não determinada = 6,64%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas