Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA DE 2019

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA DE 2019
Clica na imagem e confere!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

PERSONALIDADES: Conheça mais sobre o ilustre lavrense Licínio Cardoso


Conheça a seguir a história de um dos lavrenses mais conhecidos no mundo inteiro: o matemático Licínio Cardoso.

LICINIO ATANAZIO CARDOZO -- “ O MATEMATICO “

Na pequena vila de Lavras , Rio Grande do Sul hoje municipio de Lavras do Sul em 02 de maio de 1852, nasceu Licinio Atanazio Cardozo, no mesmo dia em que nasceu Santo Atanazio em Alexandria.
Filho de Vicente Xavier Cardoso, homeopata prático que ficando viúvo, foi servir na Guerra do Paraguai, vivia , Licínio Cardoso com os outros cinco irmãos, na casa de uma tia.De origem humilde, exerceu vários ofícios tendo inclusive ajudado a construir a Igreja de Lavras. De inteligencia privilegiada, seu sonho era ampliar os seus horizontes.
Convidado por um naturalista que fora conhecer a região de Lavras atraido pelas riqueza auríferas das quais muito se falava, e após ter o consentimento de seu avô que reconhecia sua inteligencia e sabia de seu sonho de buscar instrução em um centro maior, partiu,viajando dias e dias a cavalo rumo ao Rio de Janeiro.Lá chegando, foi abandonado pelo naturalista seu protetor, mas, graças às cartas que lhe dera o Barão do Cerro Formoso para pessoas influentes do Império, consegue a matricula almejada na Escola Militar. Sem vocação para a carreira das armas, sabia que encontraria no programa da Escola Militar o que exigiam seus pendores para as matemáticas.Em 1874, conclui o curso preparatório da Escola Militar; Em 1878, termina o curso do Estado Maior, promovido à segundo Tenente e classificado no primeiro batalhão de artilharia; Em 1879, conclui o curso de engenharia militar;Em fevereiro de 1885 foi promovido a Capitão e em 1886 nomeado para coordenar o ensino do curso preparatório.
Em 1876 criou-se a Sociedade Positivista do Brasil, sendo Benjamim Constant, um de seus sócios fundadores.
Na Escola Militar, encontrou Benjamin, o melhor de seus discipulos, em Licinio Cardoso.
Voltado inteiramente para as Ciencias positivas, Licinio Cardoso estudou, assimilou, meditou e reverenciou Augusto Comte. Em Ciencias matemáticas, aproximou-se Licinio Cardoso de Leibnitz, o descobridor do cálculo infinitesimal...Da obra de Augusto Comte, Licinio Cardoso aceitava”o que lhe parecia conforme com a doutrina que assimilara através do conjunto da obra do mestre...”Essa independencia de espirito em relação ao filósofo, manifestou-se em um de seus primeiros trabalhos “A Classificação de Ciencias”. Ocuparam-se em classificar as ciencias, Aristóteles, Bacon, Ampère, Descartes, Augusto Comte, Herbert Spencer e outros mais. Entre nós, apareceu a çlassificaçãode Licinio Cardoso, precedendo trabalhos no mesmo sentido, realizados sucessivamente por Nerval de Gouvea, Farias Brito, Liberato Bittencourt, Sylvio Romero Jonathas Serrano e Tristão de Athayde.
De Licinio Cardoso, a classificação data de 1879, publicada na revista da “ Sociedade Phenix Literária.”Fica assim constituida a escala hierárquica das ciencias fundamentais:
Matemática abstrata- Analise
Matemática concreta- Geometria
Mecanica
Fisica
Quimica
Biologia
Frenologia
Sociologia
Antroponomia ( conhecimento das leis particulares que presidem ao exercicio das funções do corpo humano)
Matemático, Licinio Cardoso considerou as dimensões do espaço : “ uma realização parcial de infinitas possibilidades”( Preito a Samuel Hahnemann p.35)
Trabalhos publicados como Matemático (Professor da Escola Militar e da Escola Politecnica)
“ Um caso da Igualdade dos Triangulos” revista da Academia da Escola Militar 1885
“Teoria Elementar do Máximo e do Mínimo”Revista Academica da Escola Militar 1885
“Teoria Elementar das Funções” 1885
“Teoria da rotação dos corpos” 1887
“A verdadeira estatica na mecanica”Revista da Escokla Politecnica do RJ 1897
“Equações diferenciais da mecanica” revista dos cursos da Escola Politecnica do RJ 1909
“Condição Geral da existencia da função de forças” revista da Sociedade Brasileira de Ciencias do RJ- 1920
"Relatividade Imaginária” – O Jornal – 16 maio 1925 (Artigo polêmico publicado após a visita que Einstein fez ao Brasil nesse ano de 1925. O artigo traz o seguinte comentário sobre o livro de Einstein “La théorie de la relativité restreinte et generalisée”. “A cada página, pode-se dizer,da obra, eu encontrava proposições análogas: umas confundindo o objetivo com o subjetivo, outras afirmando coisas de impossível realização, outras estabelecendo conceitos elementaríssimos e velhos como se fossem novos(...) Demonstrei que o professor Einstein,confundindo os pontos de vists abstrato e concreto, toma por objetivo o que é subjetivo e vice-versa e não distingue entre ciência abstrata e relações particulares das existencias concretas.”(in: Moreira e Videira,p.131)
O Médico Homeopata – Aos 43 anos de idade, matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. “A concepção da Medicina” foi a sua tese de doutorado que foi aprovada com distinção. No dia 23 de janeiro de 1900, tornou-se doutor em medicina. O jornal Gazeta de Noticias publicou: “É o sexto matemático que se apresenta sustentando a medicina homeopata; o primeiro foi o Conselheiro Meirelles, o segundo o falecido Dr. Pedro Bandeira de Gouvea; o terceiro o Dr. Joaquim Murtinho; o quarto o Dr. Faria Junior; o quinto o Dr. Nerval de Gouvea e finalmente o sexto o Dr. Licinio Cardoso. Matemáticos que se fizeram médicos, atraídos pela ciencia das doses infinitesimais.” Pouco tempo depois, Saturnino Cardoso, oficial do exército, fazia-se também médico homeopata.” Com o espírito afeito aos métodos indutivo e dedutivo, tendem esses cientistas para a medicina que se baseia na observação, comparação e experimentação, para essa terapêutica que, em sua concepção unitária da moléstia, é complexa e abstrata.”
“Ninguém terá dúvidas-disse Licinio Cardoso num de seus trabalhos sobre a ciencia do filósofo de Meissen, em reconhecer as qualidades de permanencia que revestem os caracteres da medicina hahnemanianna, que é instituida sobre as leis naturais pertencentes a esse tipo no qual as fórmulas subjetivas traduzem a realidade absoluta. As leis de Kepler, de Galileu, de Huyghens, de Newton, que servem de base à mecanica e que são casos particulares das leis universais da persistencia, da coexistencia e da equivalência, sòmente por Augusto Comte formuladas, são as mesmas que edificam, no domínio biológico, os fundamentos da nossa terapêutica” (Jose Emidio Galhardo- Iniciação homeopática p.157)
Nestas citações, onde estão enunciadas as bases da terapeutica homeopata, é fácil reconhecer as razões da preferencia dos matemáticos pela medicina de Hahnemann, como prova irrefutável do rigor científico de suas leis.
Licinio Cardozo inicia sua clinica em 1900, período áureo da homeopatia, em uma farmácia no Largo do Machado antes de instalar-se no centro da cidade.Nessa época grassava a epidemia de febre amarela e muitos foram salvos pela homeopatia de Licinio Cardoso, fato que determinou a conversão de alguns clínicos à terapêutica de Hahnemann.
Ao ser inaugurada a Policlinica de Botafogo, foi convidado para chefe de uma clínica homeopatica. Mais tarde, foi nomeado chefe de clínica da Sexta enfermaria da Santa Casa de Misericórdia, em substituição a Saturnino de Meirelles.Foi presidente do Instituto Hahnemanniano, fundando a escola de Medicina e Cirurgia e o Hospital Hahnemanniano.
Tendo conhecido o sistema de curar do Dr. Rogers, médico homeopata de Chicago, com o qual manteve uma longa correspondência, achou vantagens no seu método: o tratamento dos doentes pelo próprio sangue dinamizado.Em 1918, Licinio Cardoso depois de fazer experiencias muitas vezes sobre o seu próprio organismo,fez seu, e com êxito esse sistema de tratamento.
“Dyniotherapia autonosica”( dynio= força termo de origem grega) foi publicado em Genebra na tradução francesa de Antoine Nebel Fils. O livro que apareceu na Suiça depois de sua primeira edição esgotada no Brasil, vem precedido de um capítulo onde o notável cientista Ignácio Azevedo do Amaral, expõe a evolução do pensamento matemático de Licínio Cardoso. Comentando seus trabalhos em Ciencias abstratas desde a “Theoria elementar das funções, publicada em 1885 até a “Dyniotherapia autonósica ” em 1923, procurou mostrá-las como “elementos de uma mesma cadeia, testemunhando a unidade filosófica de Licinio Cardoso” Ninguém melhor do que Ignácio Azevedo do Amaral , poderia dizer de Licinio Cardoso:
“O matemático”.

CARDOSO, Leontina Licínio, Gráfica Editora Souza, RJ 1952 Licínio Cardoso-seu pensamento, sua obra, sua vida, Biblioteca do Estado do Rio Grande do Sul.

FONTE DAS INFORMAÇÕES: Blog da Dra. Glaci, acessado em 13/07/2012.
FONTE DA IMAGEM: Casa de Cultura José Néri da Silveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas