A cidade de Lavras do Sul é citada, encontrada e localizada em diversas enciclopédias, mapas, atlas e guias rodoviários publicados por diversas editoras de todo o Brasil. Podemos achar Lavras em obras como o Atlas Geográfico Escolar, do IBGE (que identifica o município como um local com potencial para ecoturismo e turismo rural), e a Enciclopédia Barsa (edição de 1998, que cita Lavras, no verbete "Brasil", no que diz respeito à formação geológica do país), entre outras.
Lavras já foi tema de inúmeras reportagens da RBS TV e dos jornais Zero Hora, Diário de Santa Maria, Jornal do Comércio, Correio do Povo e O Sul, colocando a cidade em evidência no âmbito estadual e, em alguns casos, até mesmo nacional, tamanho o alcance destes meios de comunicação. No início dos anos 2000, o canal por assinatura GNT, da Globosat, exibiu um programa de culinária, gravado no interior do Município e apresentado pelo chef francês, naturalizado brasileiro, Olivier Anquier, que demonstrou e experimentou uma receita com ovelha, um dos pratos mais apreciados pelos lavrenses.
Por diversas vezes, lavrenses de diversas idades foram entrevistados e se destacaram em jornais de grande circulação, como Zero Hora.
Autoridades do Município já foram entrevistadas, nos últimos anos, pela Rádio Gaúcha, TV Brasil e Rede Record, entre outras.
A Terrinha serviu de cenário para quatro produções cinematográficas: Melancia e Coco Verde (2000, curta-metragem), Não Aperta Aparício (1965, com a participação de Grande Othelo, ator consagrado, já falecido), O Contrabandista (1985, baseado em conto do escritor tradicionalista Simões Lopes Neto) e, mais recentemente, em 2008, o especial da série Histórias Extraordinárias, da RBS TV, o Holandês Misterioso. Estes filmes colocaram o município em destaque no cenário estadual e nacional.
Programas de televisão de outras regiões gaúchas destacam o Município. Um exemplo é o programa Viver Bem, da NET Cidade, de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, onde um peão lavrense foi entrevistado em um evento tradicionalista realizado naquela região, em março de 2011.
Em 6 de agosto de 2011, em reportagem ao Jornal do Almoço, o ator global Selton Mello citou o nome do Município no Festival de Cinema de Gramado. Ao chamar o ator Paulo José, natural do Município, disse: "Este é Paulo José, gaúcho de Lavras do Sul".
Devido à riqueza de seu relevo e seus minerais e seu potencial econômico para a mineração, Lavras é tema de estudos geológicos elaborados por pesquisadores de vários países, entre eles belgas, ingleses e finlandeses; também há a presença de trabalhadores e garimpeiros de diversos Estados Brasileiros.
Na Internet, diversos sites disponibilizam fotos e informações relativas à cidade. No site da enciclopédia on-line Wikipedia, por exemplo, o verbete relativo a Lavras do Sul, além da Língua Portuguesa, pode ser encontrado nas versões em espanhol, inglês, francês, italiano, norueguês, romeno, russo, sânscrito (idioma muito utilizado na Índia) e volapuque (espécie de língua universal), mesmo apresentando poucas informações.
O popular software de visualização de imagens de satélite, Google Earth, mostra Lavras do Sul com alta definição. É possível observar as ruas e edificações da cidade com precisão, além de identificar a própria casa. Para baixar o Google Earth, clique aqui, e depois, na tela a seguir, clique em "Transferir o Google Earth 6". Se desejar ver apenas a imagem de satélite de Lavras, sem baixar o programa, clique aqui para visualizá-lo no Google Map (clique na caixa de pesquisa "Pesquisar no Mapa", no alto da tela).
Nenhum comentário:
Postar um comentário