Links informativos

//// Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA DE 2019

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA DE 2019
Clica na imagem e confere!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

CONHEÇA O RIO GRANDE: Gramado


A seguir, algumas informações sobre um dos destinos turísticos mais procurados do Estado e do País: Gramado, que fica a 115 km de Porto Alegre (435 km de Lavras do Sul).


No coração da Serra Gaúcha, brindados pela natureza com paisagens encantadoras, 31.927 habitantes (IBGE), povo hospitaleiro e empreendedor, agraciado por um clima diferenciado, que chega a registrar temperaturas negativas e até mesmo neve no inverno. Estamos falando de Gramado, que chegou aos 55 anos de emancipação com fama nacional e internacionalem turismo. Nãopor acaso, a Serra Gaúcha figura como terceiro destino turístico preferido no país, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, encomendada pelo Ministério do Turismo.

Vocação para o turismo

Ao longo dos anos, a cidade desenvolveu uma ampla e qualificada infraestrutura receptiva ao turismo, que a colocou no topo dos destinos no Rio Grande do Sul e a serra gaúcha entre os três do Brasil. São 140 hotéis, pousadas e motéis, que totalizam mais de 10 mil leitos; 1164 empresas comerciais, 244 indústrias e 140 bares e restaurantes capazes de atender mais de 10 mil pessoas simultaneamente. 
O município garante qualidade de vida aos seus moradores e visitantes, contando com um hospital equipado com UTI e serviço de emergência 24 horas, SAMU, 7 postos de saúde com atendimento gratuito e um serviço de pronto atendimento da Unimed. Os baixos índices de criminalidade contribuem para a tranqüilidade dos que escolhem Gramado para viver ou passear.
A descoberta do turismo de negócios como nicho de mercado, levou Gramado a construir uma invejável estrutura para abrigar todos os tipos de atividades. São dois centros de eventos, o Gramado Serra Park e a ExpoGramado, que foi recentemente adquirido pela Prefeitura de Gramado, juntos somam 35 mil m² de área e possuem infraestrutura suficiente para abrigar grandes feiras. Hotéis também apresentam centros de convenções com equipamentos adequados para a realização de painéis e debates. Além desses, o Palácio dos Festivais também pode servir de auditório e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul construiu seu próprio Centro de Eventos e Treinamentos no município.

Números (nível nacional)

Melhor Cidade Turística (1)
Melhor Destino de Inverno (1)
Destino mais seguro do Brasil (3)
Segunda cidade mais bonita (3)
Terceiro destino turístico mais desejado (2)
Oitava melhor cidade (3)

(1) 11º Prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo, a Escolha do Leitor", promovido pela Revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, em 2011. 
(2) A pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas - FGV , em 2005, e que considerou 116 roteiros em todo o país. Gramado ficou atrás apenas de Natal e Fortaleza. 
(3) Levantamento feito pela Revista Viagem e Turismo, Prêmio VT de 2006. No quesito segurança, não foi realizada nova pesquisa no país desde então. Em beleza, a vedete gaúcha ficou atrás apenas do Rio de Janeiro. 

História

A colonização é européia, iniciada por imigrantes lusos, em 1875, seguida pelos alemães, cinco anos mais tarde e ainda por imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul, que faz divisa com Gramado. Ao mesmo tempo em que desenvolveu as tradições culturais dos descendentes europeus, a cidade também mistura os aspectos do gauchismo. Tamanha diversidade só vem a tornar a cidade ainda mais encantadora, pois o resultado dessas misturas pode ser encontrado ainda hoje, na culinária variada e na arquitetura do município.
As belezas naturais que se formam pelas paisagens serranas, com florestas de araucárias, pássaros e outros animais silvestres, além do nevoeiro característico da serra, dão um ar todo especial para este refúgio. A vocação gramadense para o turismo foi deflagrada justamente pelo seu ar puro e temperaturas amenas, não passando de 30 graus no verão e com ocorrência de neve no inverno. Nesta época do ano, a geada cria paisagens inesquecíveis nos pontos turísticos da cidade.

Grandes Eventos

Natal Luz
Festival de Cinema de Gramado 
Festa da Colônia
Festival de Gastronomia
Chocofest

Pontos Turísticos 

Centro Municipal de Cultura
Museu de Cera
Lago Negro
Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel
Palácio dos Festivais
Mini Mundo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook

Postagens mais visitadas