Links informativos

Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

RURAL: Introdução ao estudo da pecuária em Lavras do Sul




A pecuária e a agricultura lavrenses caracterizam-se por serem atividades com amplo espaço e potencial para desenvolvimento. Os bovinos e ovinos fazem Lavras abrigar um dos dez maiores rebanhos do RS nestas categorias de animais.  

No que diz respeito à estrutura fundiária (ou seja, a distribuição da extensão dos estabelecimentos rurais, estâncias e fazendas), Lavras possui 70% das propriedades rurais com mais de 500 hectares. Nas propriedades rurais do interior do município, desenvolve-se predominantemente a criação extensiva de ovinos e bovinos, para a extração de carne, couro e lã. Também podemos encontrar cabanhas e locais de criação intensiva de gado.
O município realiza constantes feiras de terneiros na primavera e no outono, e seu Sindicato Rural, localizado a cinco minutos do centro da cidade, na saída para o Ibaré, é modelo e referência na região da Campanha.

Remates e Leilões

Em praticamente todos os sábados do ano, as empresas Clínica Veterinária Lavras do Sul e Abascal e Borges Remates, alternam remates de Gado Geral a cada fim de semana, movimentando o setor do agronegócio no Município. Os eventos são realizados no Parque do Sindicato Rural, geralmente por volta das 16h. Fazendeiros, não só lavrenses, mas de outras regiões gaúchas, vem a Lavras em busca do fechamento de bons negócios agropecuários.

Em ocasiões espaciais, há remates como: o de Aniversário, da Clínica Veterinária, em agosto; o do CITE 27, no mês de maio; o da Cabanha Macanudo, o do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC); e as Feiras de Terneiros de Outono e Primavera.

Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Lavras do Sul - NCCC


Filiado a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, o NCCC realiza diversos eventos tradicionalistas visando projetar a criação dos cavalos crioulos, bastante difundida no Pampa Gaúcho.
As potencialidades e a morfologia dos animais são mostradas em diversos eventos ao longo do ano no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo (Sindicato Rural) e também já foi sucesso na Expointer, em Esteio, com suas apresentações de provas de campo e gineteada.
 
O presidente do núcleo é o ginete Gustavo Loureiro de Souza Delabary, que conquistou o Freio de Ouro 2004, comandando o cavalo LS Balaqueiro, da Estância São Crispim, interior do Município.
Informações: (55) 3282-1256 - (55)9997-5049, com o secretário Ramiro Teixeira; Rua Dr. Pires Porto, 240, centro; nccclavrasdosul@gmail.com.
 

Situação da Pecuária lavrense em 2011

Lavras do Sul se destaca no setor agropecuário do Rio Grande do Sul, sobretudo nos rebanhos de bovinos, ovinos, equinos e bubalinos. Cerca de 8% da criação nacional de ovelhas está concentrada no Município, com um rebanho que, em 2010, é composto por 153.438 cabeças. 

No tocante aos animais de grande porte, o maior rebanho pecuário lavrense é o de bovinos, com, em 2010, 340.589 cabeças, seguido pelos ovinos, conforme já citado no parágrafo anterior, equinos, com 8.129 cabeças, e búfalos, com 3.077 cabeças. Ainda, em menores quantidades, são encontrados os rebanhos de suínos (1.209 cabeças), caprinos (1.295 cabeças) e muares (80 cabeças).

Os animais de pequeno porte estão representados da seguinte forma: galos, frangas, frangos e pintos (12.768 cabeças) e galinhas (21.166), além de 188 codornas e 136 coelhos.

As raças Hereford e Angus (bovinos), Corriedale (ovinos) e o cavalo crioulo são as principais representações de linhagem animal criadas nas fazendas lavrenses.

Ainda com relação à criação de gado bovino, Lavras do Sul tem 87,3% de área conservada de campos nativos, proporcionalmente a maior do Estado. Isto significa que o território apresenta grande potencial para a criação de gado bovino de corte de alta qualidade, agregando valor à produção dos pecuaristas da região e promovendo a utilização sustentável do ambiente. O Município montou uma estrutura de pecuária diferenciada, com o uso de tecnologia e qualificação dos profissionais envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

No Facebook

Postagens mais visitadas