Links informativos

Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

GEOGRAFIA: Alguns dados básicos de Lavras do Sul

OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO. A região de Lavras do Sul surgiu a partir da distribuição de terras entre os colonizadores portugueses e espanhóis, por volta do século XVIII.
Ao longo dos séculos XIX e XX, Lavras recebeu uma grande influência étnica e colonizadora de diversos povos.  
MUNICÍPIOS DE ORIGEM. Em 1809, as atuais terras de Lavras pertenciam aos municípios de Rio Grande e Rio Pardo; em 09 de maio de 1882, através da Lei nº 1.364, Lavras do Sul se emancipou de Caçapava do Sul e Bagé.
Em 1900 e 1959, Lavras anexou áreas de Caçapava e São Sepé, respectivamente. Duas novas divisas municipais surgiram, através das emancipações de Vila Nova do Sul (1992) e Santa Margarida do Sul (1992); os dois novos municípios gaúchos localizam-se ao norte do território municipal.
 
LOCALIZAÇÃO GEOLÓGICA: Escudo Sul-Rio-grandense, região de rochas de origem vulcânica, bastante erodidas e desgastadas fisicamente. As altitudes são inferiores a 600 metros (em Lavras, chegam a cotas entre 442 e 460 metros acima do nível do mar).
 
CLIMATOLOGIA. A pluviosidade (volume de chuvas) anual está estimada de 1 300mm a 1 600mm.
A temperatura média anual gira entre 12ºC e 20ºC.

Extremos médios de temperatura no ano: entre 39ºC e 40ºC no verão, e entre -2ºC e -6ºC no inverno.
Médias de temperatura nas estações do ano
  • Verão: entre 20ºC e 24ºC
  • Outono: entre 12ºC e 16ºC
  • Inverno: entre 10ºC e 14ºC
  • Primavera: entre 16ºC e 20ºC
EXTENSÕES APROXIMADAS DO TERRITÓRIO. Segundo cálculos do autor do site, serão mostrados, a seguir, estimativas de valores de extensão territorial do Município de Lavras do Sul:
* PERÍMETRO APROXIMADO (tamanho estimado das divisas com outros municípios): 394,80 km
* EXTENSÃO APROXIMADA DOS EXTREMOS NORTE-SUL (EM LINHA RETA): 84,19 km
* EXTENSÃO APROXIMADA DOS EXTREMOS LESTE-OESTE (EM LINHA RETA): 131,73 km
 
AGROPECUÁRIA. Lavras possui um dos dez maiores rebanhos de bovinos e também de ovinos do Rio Grande do Sul. Possui mais de 1 400 propriedades rurais.
 
Principais produtos agrícolas: amendoim, arroz, aveia, batata-doce, batata-inglesa, cebola, cevada, feijão, figo, goiaba, laranja, limão, maçã, mandioca, melancia, milho, oliva (cultivo em implantação), pera, pêssego, soja, sorgo, tangerina, tomate, trigo, uva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

No Facebook

Postagens mais visitadas