Links informativos

Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Mesmo com seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

COMUNIDADE: Brigada Mirim: um belo exemplo para as gerações futuras, surgido em Lavras do Sul


Uma das maiores iniciativas da Brigada Militar do Rio Grande do Sul é, sem dúvida, a Brigada Mirim. Composta por cerca de 80 crianças (meninos e meninas entre 7 e 13 anos de idade) e comandada pelo tenente Dias (Carlos Alberto de Almeida Dias) e o sargento Ruas, responsável pela execução do trabalho com as crianças, a Brigada Mirim é um grande sucesso na cidade, e um exemplo para o Estado. Caracteriza-se como um programa social que visa a abertura de novas perspectivas para as crianças do Município, que descobrem sua utilidade e importância no meio social.
 
Desde agosto de 2007, as crianças participantes deste projeto são preparadas para a vida e são esclarecidas sobre os problemas sociais do mundo contemporâneo. Trabalhos de disciplina, sociais, de limpeza do ambiente, atividades festivas, lanches, viagens, noções de combate à incêndios, visitas de integrantes da Brigada Militar e do Exército de outras cidades e participação em desfilies cívicos e em palestras são algumas das tarefas realizadas no projeto.
 
O mais importante desta iniciativa é, com certeza, proporcionar alegria a crianças que passam por dificuldades, como Dhiulho; o garoto sempre sonhou em ser brigadiano, mas por conta da descoberta de uma deficiência visual que poderia prejudicá-lo de forma irreversível, achava impossível por em prática esta vontade. Entretanto, agora aos dez anos de idade, recebeu o estímulo e a ajuda de todos os companheiros, já que ele e todas as crianças do projeto, sempre terão capacidade de fazer coisas boas para construir um mundo melhor.
 
Através de excursões em São Gabriel e Bagé, outros municípios (como Caçapava do Sul, desde 05.04.2008) já praticam esta bela iniciativa.
 
É, sem dúvida, um bom exemplo para todo o Rio Grande e o Brasil, que proporciona respeito, disciplina e amizade entre as crianças particpantes, tendo como consequências e relexos as boas notas na escola e melhora dos relacionamentos sociais com seus pais, familiares e amigos.
 

Para maiores informações sobre o projeto, entre em contato com a Brigada Militar de Lavras do Sul, através do telefone (55) 3282 1155.  
COLABORAÇÃO DA MATÉRIA: Danusia Gonçalves da Silveira e família e sargento Ruas (abril de 2008).
FONTE COMPLEMENTAR: Brigada Mirim - O futuro, além do Rio Camaquã. Porto Alegre: Zero Hora, 17 de janeiro de 2010, página 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

No Facebook

Postagens mais visitadas