Turismo

Lavras do Sul apresenta um grande potencial turístico. Além dos turistas que possuem familiares na cidade, há uma grande movimentação de pessoas de cidades vizinhas e também de outros locais do Estado e do País, sobretudo nos meses de verão, com o objetivo de acampar no Balneário do Paredão ou de passar o Carnaval e as férias de verão na cidade.

Turistas de vários lugares já visitaram Lavras do Sul, de forma esporádica, em eventos e pequenos grupos. Porém, o Município tem potencial para muito mais. Embora sempre em aprimoramento, o turismo em Lavras do Sul vem crescendo a cada ano. A especialidade é o Turismo de Eventos, principalmente nos meses de verão, no Carnaval e nos eventos rurais e religiosos ao longo do ano. Há boas possibilidades para investimentos em Turismo Rural, de Eventos, de Cultura e Arquitetura, de Geoturismo, Religioso, de Aventura, Gastronômico e até de Observação de Aves.

O atendimento turístico se faz por conta da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Cultura e Esporte (SECTICCE, que se localiza na rua Dr. Pires Porto, 365, Centro (55 3282 1239), das 8h às 14h). A SECTICCE coordena a promoção de diversos eventos na cidade.

Principais atrações turísticas de Lavras do Sul

Igreja Matriz de Santo Antônio: o principal templo religioso da cidade é a Igreja Matriz de Santo Antônio, que foi erguida em um importante ponto antigo de mineração do ouro. Atualmente, apresenta tons em azul e amarelo.
Localiza-se junto à praça Licínio Cardoso, na esquina das ruas Santo Antônio e Pires Porto.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes: Procurada por religiosos, proporciona uma bela vista panorâmica, por estar situada num dos pontos mais altos da cidade.

Casa de Cultura José Néri da Silveira: A Casa de Cultura José Néri da Silveira teve sua inauguração em 14/09/1991. Localiza-se na Adão Teixeira da Silveira, 400, Centro, e sua construção é de 1910. Já foi sede da Prefeitura Municipal entre os anos 1960 e 1980 e abriga a Biblioteca Municipal Professora Anita Medeiros. Um grande acervo histórico do Município, com objetos e fotografias, é encontrado no local.

Praça Dona Hermínia (“Santo Antônio”): O padroeiro de Lavras do Sul, Santo Antônio, é homenageado nesta praça com um monumento, Localiza-se a duas quadras da entrada do Camping Municipal e apresenta uma escadaria, revitalizada em 2013. É o ponto de chegada da Procissão anual do dia 13 de Junho.

Praça Licínio Cardoso: Ponto de encontro do povo lavrense, sobretudo nas noites de verão, finais de semana e feriados, onde pessoas de todas as
idades se reúnem; Abriga, em seu entorno, o Clube Comercial, o Telúrica Bar, algumas lojas e a Igreja Matriz de Santo Antônio, além de um relógio digital do Sicredi, junto à mesma, instalado em 2013.

Praça das Bandeiras (“Praça de Baixo”): Apresenta um chafariz e um espaço (Rui Elem Teixeira), voltado para eventos e com quadra de esporte e playground.

Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo: Batizado em homenagem a um dos primeiros presidentes do Sindicato Rural de Lavras do Sul, é um grande complexo, composto por Pista de Remates, pista de rodeios, restaurante, pavilhões e outras estruturas. Sua Pista de Remates é considerada uma das melhores do Estado para a realização de remates e leilões e possui ambiente climatizado.

Praia do Paredão: As águas dividem, por cerca de 100 metros, a faixa de areia de um cerro de média elevação, que forma uma espécie de parede, daí o nome do balneário. O símbolo natural da cidade atrai muitos turistas de
diversas regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil, especialmente nos meses de verão. Possui muito verde, areia grossa e fofa, uma ilha de areia e um camping municipal com infraestrutura para o lazer.

Vila do Ibaré: Localizada a 47 km de distância do centro de Lavras do Sul, através de estrada municipal de chão, o Segundo Distrito – ou Vila do Ibaré – é uma simpática localidade do interior lavrense. Na região, há a concentração de diversas fazendas, grande quantidade de gado bovino ovino e cavalos, diversos açudes e capões de mato e o relevo característico da região, com diversas rochas, morros arredondados, tabuleiros e planaltos um pouco elevados, mas com uma bela vista panorâmica. Um trecho de ferrovia corta a localidade, que dispõe de locais, como uma escola e centro comunitário. Proporciona um passeio diferente, em uma típica e bucólica localidade do interior.

Arquitetura: Com estilo português e barroco, os prédios de Lavras do Sul nos fazem ter um belo passeio histórico. Em 2023 foi lançado, pela Secretaria Municipal de Turismo, apoio do Governo Estadual e ideia de Fernanda Ricalde, o Catálogo de Escaiolas da Terra do Ouro, com fotografias de visitas à residências antigas de Lavras do Sul, objetivando a busca de escaiolas, que são elementos artísticos aplicados em paredes e pilares que imitam mármores e representam um grande patrimônio cultural.

Principais eventos ao longo do ano: Carnaval, Torneio InterBlocos, ExpoLavras, Semana Farroupilha, Desfile Cívico de 7 de Setembro, Feira Lavrense de Artesanato, Indústria e Comércio (FELAIC) e Universo Pecuária.