Pesquisar este blog

Notícias Expressas

VISITE LAVRAS DO SUL EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).
Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil,
00:00:00

Sociedade

Educação

Lavras do Sul possui 11 escolas de Ensino Fundamental, 6 Pré-Escolas e uma de Ensino Médio, segundo dados do Censo Educacional de 2012. Com relação ao número de professores, são 18 nas pré-escolas,  87 no Ensino Fundamental e 12 no Ensino Médio. E com relação às matrículas, são 1.148 no Ensino Fundamental, 132 na Pré-Escola e 280 no Ensino Médio. Várias escolas trabalham com mais de um nível de Ensino. 

Além do ensino tradicional, há em Lavras do Sul as modalidades de EJA (Escola Licínio Cardoso), Curso Normal, de Magistério e de Contabilidade (I.E.E. Dr. Bulcão), Educação Especial (através da APAE Lavras do Sul) e Apoio a menores carentes, através do CRAS Casa Esperança e do CBEM (Centro de Bem Estar do Menor).

Segundo informações de professores do Município, o trabalho de alfabetização com uma Primeira Série do Ensino Fundamental dividida em dois anos e está em atividade desde 1984. Cerca de 89% da população lavrense é alfabetizada, sendo mais de 6 000 alfabetizados acima de 10 anos de idade.

Exemplos de escolas do Município 

Centro de Alfabetização Professora Helena Ferreira 

Inaugurada em 9 de maio de 2000, a Escola Professora Helena iniciou com a finalidade de concentrar todas as turmas de “Bienal” em um mesmo lugar. O Projeto Bienal, idealizado pela Professora Helena Ferreira em 1983, consiste em uma 1ª série em dois anos, o que, em 2006 foi implantado pelo Governo Federal algo muito parecido, que foi o Ensino de 9 anos. A Rede Municipal, a partir daí, apenas adaptou a sua nomenclatura e passou a oferecer em todas as Escolas Municipais o Ensino de 9 Anos. Este trabalho é tão significativo que em 2008, alunos e professores do Curso de Pedagogia da UFSM vieram a Lavras do Sul conhecer melhor o Projeto. 

A Escola Professora Helena atende, atualmente, turmas de Pré I, Pré II, 1º Ano (Bienal A) e 2º Ano (Bienal B), somando, em 2009, um total de 125 alunos. Costuma trabalhar durante todo o ano letivo com Projetos Interdisciplinares. Destacou-se no ano de 2008 com a participação no Projeto ANVISA, o qual foi coordenado pela SMEC, e alertava para o uso indevido de medicamentos. Desenvolve sempre o Projeto Lanche Legal, estimulando sua clientela a ter uma alimentação saudável, 
livre de alimentos industrializados.

Creche Municipal Professora Noêmia

Localizada no maior bairro de Lavras do Sul, a Creche Municipal atende crianças oriundas de todas as localidades da cidade, com idades entre 0 e 3 anos em turno integral. Funciona de fevereiro a dezembro e, apesar de sua clientela ser de idade tão pequena, participam de todas as atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, destacando-se sempre.A Creche Municipal possui um limite de vagas, para um melhor funcionamento e um melhor atendimento à sua clientela, 
possuindo assim, uma lista de espera, a qual é obedecida sempre na oferta de matrículas.

Escola Municipal Dr. Crispim

A Escola Municipal Dr. Crispim Souza, após o aumento de seu espaço físico no ano de 2008, quando foram construídas novas salas de aula e novos banheiros, passou a atender um maior número de alunos, tendo, em 2009, uma clientela de 249 alunos de Pré I à 8ª série.

Escola Estadual Licínio Cardoso

Com mais de 60 anos de existência, realiza atividades diversas, e conta atualmente com cerca de 300 alunos. À noite, realiza aulas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Localiza-se na Rua Dr. Pires Porto esquina Barão do Rio Branco e dispõe de Ginásio.

Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão (Ensino Fundamental e Médio)

Única escola de Ensino Médio lavrense, proporciona diversas atividades, projetos e ensino a partir do 6º ano do Fundamental. Realiza gincanas e diversos eventos, além de dispor de auditório, ginásio, quadra de basquete entre outros recursos. Recebeu revitalização de sua pintura em 2017. Atualmente tem cerca de 350 alunos. Localiza-se na Rua Barão do Rio Branco. Apresenta ainda cursos de técnico em contabilidade e noturno.

Escola Estadual Desembargador José Bernardo de Medeiros

Disponibiliza Ensino Fundamental até o nono ano e promove o projeto Escola Aberta, além de gincanas e atividades diversas. Localiza-se na entrada para o Cerrito, próxima a uma das entradas da cidade, passando o monumento do "L".

FONTES: Site oficial da Prefeitura de Lavras do Sul e direções das escolas.

Religião

O santo mais popular do Brasil é também Padroeiro de Lavras do Sul (Santo Antônio), celebrado no dia 13 de junho. Há fontes históricas que dizem que desde 1746 já haviam devotos do santo, em alusão à primeira capela construída em nosso solo; existe na Praça Dona Hermínia (Av. Hipólito Souza, um monumento a Santo Antônio, constituído na gestão do ex-Prefeito Ítalo Bayard, em 1992.

A população do município é predominantemente católica, mas existem significativas comunidades de evangélicos e espíritas kardecistas. O padroeiro da cidade é Santo Antônio, comemorado em 13 de junho (feriado municipal). Nesta data, quermesses são realizadas, em estilo caipira, cultivando a tradição do santo padroeiro. Na foto ao lado, o monumento em sua homenagem, próximo ao Camping Municipal (Praia do Paredão).O principal templo religioso da cidade é a igreja Matriz de Santo Antônio, que foi erguida em um importante ponto antigo de mineração do ouro. Foi construída em estilo gótico no final do século XVIII e passou por sua última reforma em 1999. Atualmente, apresenta tons em azul e amarelo. Localiza-se junto à praça Licínio Cardoso, na esquina das ruas Santo Antônio e Pires Porto. 

A Igreja Católica mobiliza grande parte da comunidade. A Casa Paroquial realiza constantes projetos sociais, catequese e diversos eventos religiosos e beneficentes, além das tradicionais missas, comandadas, na atualidade, pelo padre Elio, de Bagé.

Nos anos 2000, as igrejas protestantes e evangélicas tiveram um crescimento bastante significativo, sobretudo na sede municipal. Podemos encontrar cerca de dez igrejas evangélicas protestantes, pentecostais e neopentecostais espalhadas pela zona urbana, entre elas Testemunhas de Jeová, Universal do Reino de Deus, Assembleia de Deus, Internacional da Graça de Deus, a do Evangelho Maranata e a do Evangelho Quadrangular. Diversos cultos são realizados diariamente nos templos, ao som de música gospel e hinos de louvor.

O Espiritismo também é bastante praticado pelos lavrenses. Mais de 4% da população frequenta a religião, cujo o principal local é o Grupo Espírita Allan Kardec, no centro da cidade. O município possui um dos maiores índices proporcionais de espíritas kardecistas, do RS, segundo informações de pesquisa do IBGE, em matéria publicada no jornal Zero Hora, em 2008. Em 2011, foi fundado o segundo centro espírita da cidade, o Núcleo de Estudos Espíritas Adolfo Bezerra de Menezes. Periodicamente, diversos palestrantes da região e até mesmo de Porto Alegre vem participar dos eventos nas duas casas espíritas da cidade.

Composição religiosa da população lavrense (IBGE, 2000):
  • Católica Apóstólica Romana: 6 635
  • Evangélica Protestante: 625
  • Evangélica Pentecostal e Neopentecostal: 937
  • Testemunha de Jeová: 34
  • Espiritismo Kardecista: 339
  • Umbanda: 18
  • Candomblé: 4
  • Novas Religiões Orientais: 14
  • Esoterismo: 6
  • Sem Religião: 541
  • Não Determinadas: 5

Composição religiosa simplificada (em % - IBGE, 2000)

  • Católicos = 81,83%
  • Evangélicos = 6,42%
  • Espíritas = 4,17%
  • Outras = 0,94%
  • Sem religião ou não determinada = 6,64%

Saúde

A cidade dispõe de um hospital (Fundação Hospitalar Dr. Honor Teixeira da Costa, com 36 leitos) e alguns postos de saúde (um central na Rua Dr. Pires Porto, um na Vila da Olaria e um no Ibaré). O hospital tem uma estrutura básica para atendimento, mas recebeu melhorias nos últimos anos, como pintura, reformas e aquisição de equipamentos. Há o trabalho comunitário por parte de agentes de saúde, que realizam assistência a gestantes, nutrição das crianças e saúde preventiva. Desde 2011, atua uma ambulância do SAMU na cidade.

Em 2016, foi inaugurada a Policlínica Central, na Rua Dr. Pires Porto. Em 2018, a Secretária Municipal de Saúde é a sra. Zuleica Nobre Machado.

Apesar das limitações do sistema de saúde, o fato da cidade ser tranquila, a população alimentar-se bem e não sofrer problemas de estresse faz do lavrense um indivíduo saudável. Lavras é uma cidade onde há uma grande quantidade de idosos: muitos chegam facilmente aos 75 anos de idade.

Mortalidade infantil no final do século XX (por mil nascidos vivos):

* 1989: 26,94
* 1990: 26,08
* 1994: 23,64
* 1998: 22,32

Em 2007, o coeficiente de Mortalidade Infantil era de 10,31 por mil nascidos vivos.

Acidentes com animais peçonhentos.

Por ser um município com muita vegetação e grande distribuição de mato ao longo de seu território, inclusive na zona urbana, é necessário um cuidado redobrado com animais peçonhentos, como os ofídios (cobras). Segundo a monografia de especialização de Míriam Gomes Lopes, elaborada para a pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2013, foram registrados no município 130 acidentes envolvendo animais ofídios entre 2000 e 2012, uma média de 8 a 10 acidentes anualmente. Para tratar, nestes casos, manter a calma e o corpo imobilizado, aplicar ataduras no local afetado e procurar ajuda médica rapidamente.

Combate contra a dengue. 

Embora o Município não tenha casos oficiais da doença, é sempre bom prevenir, evitando o acúmulo de água parada, colocando terra nos vasos, mantendo limpas piscinas e tampadas as caixas d'agua, mantendo o ambiente limpo, com pneus descartados e garrafas com tampa para baixo, entre outras medidas. Em 2017, houve a ocorrência de uma suspeita do mosquito na zona do Posto Cantarelli, centro da cidade, porém o foco não representava perigo pois não tinha a larva do mosquito. Segundo Elbio Freitas, fiscal da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada uma varredura nas casas vizinhas e em outros pontos da cidade, e felizmente não houve indícios do mosquito aedes aegypti. Ainda assim, a fiscalização segue forte no município e toda a comunidade deve fazer a sua parte para evitar a dengue.

Justiça

Lavras do Sul tem uma unidade do Ministério Público e um Fórum, ambos localizados na Rua Julio de Castilhos.

O Município dispõe de uma vasta lista de advogados (ao todo, 46 registros, sendo 26 ativos), dando origem a uma subseção da OAB na cidade. A OAB de Lavras do Sul fica na Rua Julio de Castilhos, 373 e, atualmente, o Presidente da Subseção é o advogado Mario Mazzini da Silveira. Em janeiro de 2018, foi agraciado como o advogado mais antigo da cidade o sr. Nézio Teixeira Munhoz.

Segurança

Embora possam ocorrer alguns fatos esporadicamente e algumas desavenças, Lavras do Sul possui baixos índices de ocorrências policiais. O Município já teve, nos anos 90, o maior número de policiais por habitante do Rio Grande do Sul, graças a uma unidade regional da Brigada Militar que funcionou por muitos anos.

Um dos principais projetos da Brigada Militar de Lavras do Sul é a Brigada Mirim, que tem por objetivo ensinamentos para as crianças em diversas áreas, simulando o trabalho de um policial militar.

A Delegacia de Polícia Civil, na rua Dr. Pires Porto, também faz o trabalho de atendimento e prevenção. Emergências e informações podem ser conseguidas pelo telefone (55) 3282-1329.

Militar

Todos os anos, os rapazes lavrenses que completam 18 anos fazem o alistamento militar em Lavras e, os que são selecionados e vão servir, vão para Bagé ou outras regiões. O que sobram, precisam fazer a cerimônia do Juramento à Bandeira.

A Junta de Alistamento Miliar (JSM) de Lavras do Sul se situa, na Rua Adão Teixeira da Silveira, 346.

Política

Eleitores em Lavras do Sul (TRE-RS, 2016):

* Total 5.137
* Homens 2.427
* Mulheres 2.710
* Analfabetos 247
* Menores 86

O atual prefeito (em 2017) é Sávio Johnston Prestes, do PDT, e o vice-prefeito, Sergio Santos, do mesmo partido.

Os nove vereadores eleitos em outubro de 2016 e que compõem a atual legislatura do Município na Câmara de Vereadores são os seguintes:

* Mariza Barreto (PP)
* Guto do Táxi (PP)
* Eva Mesa (PMDB)
* Cadico La-Bella (PP)
* Mário do Ônibus (DEM)
* Eduardo Luongo (PSB)
* Rosane Costa (PDT)
* Alemão do Som (DEM)
* Adilson Seixas (PDT)

Os partidos PMDB, PSDB, PTB, PT, DEM, PP, PSB, PDT e PCdoB são os de principal representação na cidade.

Em fevereiro de 2016, foi notícia em nível estadual a extensa procura pelo recadastramento biométrico, que já foi utilizado na eleição de 2016. Muitos eleitores que não conseguiram se recadastrar no plantão da Justiça Eleitoral montado no Plenarinho Municipal por alguns dias, acabaram por fazê-lo no Cartório Eleitoral de Caçapava do Sul.

Relação de Intendentes e Prefeitos Municipais e suas respectivas datas de posse

Intendentes Municipais
  • Manoel Pedro Gomes Jardim - 20/01/1883
  • Vasco José de Souza Freitas - 29/01/1883
  • Miguel Redozino Meza - 11/02/1885
  • Francisco José Teixeira - 08/01/1887
  • Ten. Cel. Florêncio Teixeira de Carvalho - 07/01/1888
  • Fernando de Freitas Jacobsen - 07/02/1890
  • Belarmino Peixoto de Oliveira - 04/11/1880
  • Francisco Gonçalves da Silva - 11/07/1891
  • Ten. Cel. Florêncio Teixeira de Carvalho - 10/11/1891
  • Francisco Gonçalves da Silva - 13/07/1892
  • Antônio Martins da Cruz Jobim - 06/12/1892
  • Virgílio Julião Barcelos - 30/01/1895
  • Dr. Joaquim Bernabé Isaias da Silva Soares - 30/04/1896
  • Virgílio Julião Barcelos - 05/08/1896
  • Pedro Augusto da Cruz - 1º/01/1900
  • Rômulo Carrion Barcelos - 14/01/1900
  • Major Samuel José de Souza - 13/02/1903
  • Cel. Galvão José de Souza - 03/01/1909
  • Bibiano Velho Machado - 29/08/1910
  • Dr. Leopoldo Pires Porto - 06/01/1913
  • Galdino Teixeira de Carvalho - 10/01/1923
  • Belmiro Paulo Guterres - 1º/01/1924
  • Dr. Crispim Raimundo de Souza - 03/01/1925
  • Narciso Budó - 28/04/1928
  • Dr. Gil Samuel de Souza - 15/11/1928
Prefeitos Municipais

Observação: os prefeitos interinos ou em exercício entraram durante os mandatos de outros prefeitos; assumiram o Executivo Municipal na condição de Presidente da Cãmara Municipal.
  • Dr. Samuel de Souza - 28/12/1930
  • Cap. Antonio de Alencar - 27/11/1932
  • Ten. Secundino Rodrigues de Moraes - 1º/03/1934 (interino, por 45 dias)
  • Flaubiano Machado Teixeira - 14/09/1935
  • Dr. João Araújo de Aragão Bulcão - 17/11/1935
  • Dr. Arlindo Ferreira de Souza - 20/10/1936 (interino, por 60 dias)
  • Raul Samuel de Souza - 10/12/1937 (interino, por 18 dias)
  • Cel. Sérvulo Nicolau de Souza - 27/11/1942
  • Pedro da Costa Lima - 14/12/1942
  • Belmiro Paulo Guterres - 04/03/1945
  • Sílvio Pélico da Luz - 21/11/1945
  • Belmiro Paulo Guterres - 04/03/1946
  • Ramiro José Machado - 16/09/1946
  • Dr. Breno Luchsinger Bulcão - 19/12/1947
  • Dr. João Luchsinger Bulcão - 17/02/1948
  • Jacinto Gomes Filho - 25/07/1952
  • José Adail Lopes Teixeixa - 10/04/1956
  • Antônio Paulo Guterres - 23/08/1956 (em exercício)
  • Hélio Francisco Fabrício de Souza - 23/09/1956 (em exercício por seis dias)
  • Dr. Breno Luchisnger Bulcão - 26/02/1960
  • Jacinto Gomes Filho - 28/04/1960 (em exercício)
  • Dante Ramiro Teixeira La-Rocca - 13/02/1964
  • Alexandre Silveira - 24/11/1966 (interino por uma semana)
  • Joaquim Zamir Neves Coirolo - 09/05/1967 (interino por 33 dias)
  • Antônio Teixeira La-Rocca - 27/07/1967 (assume alternadamente a Prefeitura)
  • Abílio Corrêa Nunes - 05/12/1967 (assume a Prefeitura por 62 dias alternados)
  • Joaquim Zamir Neves Coirolo - 11/01/1969 (interina e alternadamente por 36 vezes)
  • Dr. Breno Luchsinger Bulcão - 31/01/1969
  • Anastácio Machado - 1°/03/1971 (assume interina e alternadamente)
  • Adão Teixeira da Silveira - 27/04/1971 (assume por sete vezes alternadas)
  • Adão Teixeira da Silveira - 31/01/1973 (assume como prefeito eleito)
  • Sady Coelho Mazzini - 12/03/1973 (assume interinamente por 27 vezes)
  • Ítalo Bayard La-Rocca Teixeira - 31/01/1977
  • Jaudens Machado - 07/03/1977 (assume o cargo de prefeito por vários períodos)
  • Adão Teixeira da Silveira - 31/01/1983
  • Dr. Cláudio Teixeira Bulcão - 06/04/1983 (assume a Prefeitura por seis vezes alternadas)
  • Gaspar Paraguassu Teixeira da Silveira - 03/02/1986 (assume a Prefeitura por duas vezes)
  • Cláudio Teixeira Bulcão - 19/02/1986 (assume a Prefeitura em razão da morte de Adão Teixeira da Silveira)
  • Tauro Itaúba de Bem - 02/02/1987 (assume interinamente por três vezes)
  • Ítalo Bayard La-Rocca Teixeira - 02/01/1989 - Vice: Dilson Soares Delabary
  • Arisitdes Saul Teixeira Costa - 1º/01/1993
  • Ítalo Bayard La-Rocca Teixeira - 1º/01/1997
  • Aristides Saul Teixeira Costa - 1º/01/2001
  • Paulo Alcides Vidal de Souza - 1º/01/2005, reeleito em 2008, segundo mandato entre 1°/01/2009 e 31/12/2012 - Vice: Paulo Cesar Moreira dos Santos (Caju), assumindo interinamente em diversas ocasiões.
  • Alfredo Mauricio Barbosa Borges - 1º/01/2013 a 31/12/2016 - Vice: Fátima Rosa Moreira, assumindo interinamente em diversas ocasiões.
  • Sávio Johnston Prestes - 1º/01/2017 - Vice: Sergio Santos.
Prefeitura Municipal - 2008



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny