Links informativos

EXTRA: No início da madrugada deste domingo, saiu o resultado dos representantes da Corte do Carnaval de Lavras do Sul em 2019. Confiram os nomes e seus respectivos blocos: Rei Momo Infantil = Joaquim Barbosa (Grupo dos Relaxados) Rainha Infantil = Valentine Silva (Pérola Negra) Rei Momo Adulto = Samuel dos Santos (Grupo dos Relaxados) Rainha Adulta = Maria Luiza (Bloco BDF). Mais informações e fotos em breve! ----- Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Apesar de seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

A televisão, juntamente com o rádio e, mais recentemente, a internet, são os meios de comunicação mais utilizados pelos lavrenses nos dias de hoje.

Jornais

Ao longo do século XX, Lavras já teve diversos jornais em circulação, como O Garimpeiro, O Batovi, a Thesoura, O Lavrense, O Colibri, Quero-Quero, Tribuna do Povo, City Bar, Diário de Lavras e Ronda Lavrense. Por motivos de mudança de residência do autor, Rene Figueiredo, o City Bar deixou de ser produzido em 2015. A jornalista Maria Julia Medeiros manteve o jornal Ronda Lavrense entre os anos de 2009 e 2010. O Diário de Lavras, de João Valério Lucas, foi o único jornal a ser produzido e impresso todos os dias na cidade, tendo quase 1.000 edições ininterruptas entre 2005 e 2008.Em fevereiro de 2017, o jornalismo impresso foi retomado com a primeira edição do semanário Folha Lavrense, de Maurício Luongo, jornal que conta com notícias atualizadas do município e está disponível para assinaturas, para a distribuição gratuita ou pode ser visualizado às segundas-feiras em sua Fan Page na Internet.

Rádio

A cidade possui cinco rádios FM. A de maior audiência é a Pepita FM (89.7 MHz), que desde o dia 12 de junho de 2012 transmite ao vivo pela Internet. Fundada em 29 de agosto de 1987, é considerado o principal meio de comunicação genuinamente lavrense, transmitindo música e informação para a comunidade.

Outras rádios também foram implantadas na cidade, como por exemplo: a Lavras FM (97.5 MHz), especializada em músicas dos anos 80 e 90 e pop/rock; a a Rádio Sintonia Gospel (98,3 MHz), que entrou no ar em setembro de 2015 e é especializada em músicas religiosas; a Local FM (101,7 MHz), que tem parceria com uma rede de rádios sediada em Brasília e também se especializou em música popular; a Conquista FM (104,1 MHz), de música popular e que foi a segunda rádio a ser fundada no Município, no final dos anos 1990.

Os serviços de autofalantes foram as primeiras manifestações de rádio no Município, entre as décadas de 1940 e 1970. Radioamadores, sobretudo nas comunidades do interior do Município, eram bastante utilizados, servindo de  canais de comunicação entre as fazendas e os diferentes pontos do Município.Em 2012, as rádios lavrenses começaram a participar de páginas na Internet.

A Rádio Cidade FM (em 2018, desativada) foi a primeira rádio de Lavras do Sul a lançar um site com programação via Internet, no início de 2012, porém o mesmo site encontra-se desativado. A Pepita FM lançou seu site em 12 de junho de 2012 e, atualmente conta com ouvintes em vários lugares do Brasil e do Mundo. A Rádio Local FM lançou site de transmissão ao vivo, em 2017.Além destas rádios, estiveram em atividade, entre 2012 e 2013, duas rádios online voltadas para o público jovem: a Rádio Web Kriptonita e a Rádio Web O Fluxo.

Em alguns momentos do dia, principalmente à noite, é possível sintonizar rádios uruguaias em AM, bem como rádios de outros Municípios, como São Gabriel, Pelotas, Dom Pedrito e até mesmo Porto Alegre, dependendo do aparelho e da posição da antena do rádio.

Televisão 

As emissoras aberta sintonizadas em Lavras são: RBS TV Santa Maria e o SBT RS (com sinal de Porto Alegre, desde maio de 2017); a TV por assinatura também se faz presente, através da SKY, Claro TV e Oi TV. Lavras passou a contar com sinais de televisão em meados dos anos 1970.

Telefonia fixa

A empresa que provém, com exclusividade, serviços de telefonia fixa em Lavras do Sul é a Brasil Telecom. O código de área de Lavras é 55; A telefonia fixa existe na cidade desde os anos 1970. Com o grande avanço das telecomunicações ocorrido nas últimas décadas e a expansão do setor, hoje é possível fazer uma ligação telefônica de Lavras para qualquer lugar do mundo.

Telefonia celular

O telefone celular é outro elemento muito popular e fundamental na cidade: até mesmo pessoas de baixa renda possuem pelo menos um celular habilitado, ainda que seja pré-pago. As operadoras de telefonia móvel em atividade no Município são a Vivo, Claro e TIM.

Internet

A internet, em Lavras, pode ser acessada através de linha discada e banda larga, pelo provedor Farrapo e Netmax, de Caçapava do Sul, ou pela Oi. No Ibaré, a Internet é provida pela New Life, de São Gabriel. Desde 2012, o 3G da Vivo é outra alternativa de acesso à rede. Um dos maiores fenômenos da comunicação lavrense nos últimos anos, sem dúvida, foi a popularização da internet.

Correios

Há uma agência dos Correios na rua Dr. João Bulcão, fazendo com que a cidade conte com serviço postal interligado com o Brasil e o Mundo. O distrito do Ibaré também conta com uma agência.Os Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) do Município são: Lavras do Sul (sede municipal): 97.390-000; e Ibaré: 97.395-970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Mapa (Google Maps)

FONTE: Google Maps.

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook