Links informativos

EXTRA: No início da madrugada deste domingo, saiu o resultado dos representantes da Corte do Carnaval de Lavras do Sul em 2019. Confiram os nomes e seus respectivos blocos: Rei Momo Infantil = Joaquim Barbosa (Grupo dos Relaxados) Rainha Infantil = Valentine Silva (Pérola Negra) Rei Momo Adulto = Samuel dos Santos (Grupo dos Relaxados) Rainha Adulta = Maria Luiza (Bloco BDF). Mais informações e fotos em breve! ----- Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Apesar de seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

DANÇA


Atividade cultural crescente nos últimos anos no Município, a dança reúne e integra os jovens na sociedade. Alguns exemplos de grupos de dança são os seguintes: Companhia de Danças de Lavras do Sul, CTG Querência das Lavras, CTG Marco das Águas, Grupo de Arte Nativa Herdeiros de Bravos, Grupo de Arte Nativa Tempo Guri, As Pepitas de Lavras, Vem Dançar, The Little Girls, Grupo de Dança das APAE Lavras do Sul, Os Pequenos da Alegria e Movimento Livre, além de grupos das escolas, das entidades de Assistência Social e projetos de apoio à sociedade lavrense.

Coordenada atualmente por Anderson Rodrigues, a Companhia de Danças de Lavras do Sul, com mais de duas décadas de atuação, realizou grandes apresentações pautadas no Folclore gaúcho e argentino. Já se apresentou em países da Europa e, em setembro de 2015, no Festival de Danças Folclóricas de Criciúma/SC, além de conquistar diversas certificações e prêmios ao longo de sua história. Em 2017, a Companhia promoveu a ala mirim (denominada de Grupo Estrela Guria).

O CTG Querência das Lavras, coordenado por Maria Regina Azevedo de Souza, tem sua invernada mirim formada por crianças de 9 a 15 anos, que cultiva as tradições folclóricas do Rio Grande do Sul.

Outro grupo de dança bastante crescente na cidade é o Grupo de Arte Nativa Herdeiros de Bravos. Coordenado pela jovem Mariana Duarte, é composto por bailarinos entre 11 e 15 anos de idade, que realizam apresentações e coreografias pautadas na música gaúcha. O Grupo abriu a Semana Farroupilha de 2015 com uma apresentação inovadora e bastante elogiada pelos lavrenses. Em 2017 e 2018, em parceria com a Escola Municipal Dr. Cláudio Teixeira Bulcão e com membros participantes do CTG Marco das Águas, ganhou diversos prêmios no Festival Gaúcho Estudantil (Fegaes), de Cachoeira do Sul.

O Grupo Vem Dançar insere os jovens na dança e promove a valorização dos mesmos. Foi fundado em 2005 e atualmente é comandado por Ane Rose Lopes Silva.

De um modo geral, os demais grupos citados também contribuem de forma valiosa para o desenvolvimento e o crescimento da dança em Lavras do Sul.

As Bandas Marciais das escolas lavrenses crescem a cada ano, encantando o público em suas apresentações. As bandas das escolas José Bernardo de Medeiros, Licínio Cardoso, Dr. Cláudio Teixeira Bulcão, Maria Joaquina de Menezes, I.E.E. Dr. Bulcão e Dr. Crispim Raymundo de Souza são as mais atuantes nos eventos da cidade, sobretudo no Desfile Cívico anual de 7 de Setembro, além de participarem de eventos isolados. As balizas encantam o público com suas coreografias, enquanto que os componentes instrumentistas das bandas executam músicas do passado e do presente com muita maestria, surpreendendo e retirando elogios dos lavrenses.

Realizado todos os anos, entre abril e maio, o OuroDança, que reúne apresentações de artistas e dançarinos de dentro e de fora de Lavras do Sul, é uma grande festa que promove muita energia e alto astral nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes Fernando Pellizzer Teixeira. 

Exemplos de grupos de dança de Lavras do Sul: Vem Dançar, Movimento Livre e Herdeiros de Bravos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Mapa (Google Maps)

FONTE: Google Maps.

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook